Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ensino Superior

Novas universidades públicas funcionais




O reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN), João Teta, afirmou hoje, em Luanda, que, com a entrega de documentos administrativos, com informações sobre o funcionamento das unidades orgânicas, aos dirigentes das novas instituições públicas, estão criadas as bases para elas responderem às necessidades do ensino superior.
Em declarações à Angop, após a cerimónia de entrega das pastas aos novos reitores, João Teta disse que o objectivo, desde 2002, foi sempre o de dar autonomia aos ex-centros universitários das províncias para propiciar concorrência e aumentar a qualidade no ensino superior.
“Cada universidade é autónoma, logo não sou apologista de cópias. As novas universidades podem assumir o nosso modelo de trabalho ou trazer propostas inovadoras. Penso que, de acordo com a especificidade de cada área de localização das novas universidades, os respectivos responsáveis deverão escolher, dentre os vários cursos, aqueles que são de excelência, porque não se pode ser bom a tudo”, referiu.
Relativamente ao critério de ingresso de estudantes para as novas universidades, disse que, por critério de lei e como tal de justiça, todos devem entrar para o ensino superior fazendo exame de admissão.

Desporto


Manuel José convoca Mantorras



O avançado Pedro Mantorras foi chamado pelo seleccionador de Angola, o português Manuel José. Os Palancas Negras vão disputar dois particulares, em Portugal, frente a Malta e Camarões, dias 10 e 14, e o técnico não prescindiu do camisola 9 do Benfica.
Para além de Mantorras, há ainda outros futebolistas que actuam no futebol português que foram chamados por Manuel José. Mateus (Nacional da Madeira), Djalma (Marítimo), Hernâni (Santa Clara) e Stélvio (U. Leiria) encontram-se entre os eleitos.
Eis a convocatória completa: Lamá, Mabina, Chara, David, Job e Yamba Asha (Petro Luanda), Mário e Joel (Interclube), Jonhson Macaba (Recreativo do Libolo), Enoque (Santos), Wilson (Recreativo da Caála), Kikas (Benfica de Luanda), Dias Caires (Sagrada Esperança), Gilberto (Al Ahly, Egipto), Flávio (El Shabad, A. Saudita), André Macanga (Kuwait FC), Kali e Dedé (Arles-Avignon, França), Mateus (Nacional), Manucho (Valladolid, Espanha), Mantorras (Benfica), Dominique Kivuvu (NEC, Holanda), Djalma (Marítimo), , Zé Kalanga (Dínamo de Bucareste), Hernani (Santa Clara) e Stélvio (União de Leiria).

Telecomunicações


Zon lança satélite em Novembro


O satélite que permitirá à ZON levar a televisão por subscrição para Angola será lançado a 18 de Novembro. A sua entrada em funcionamento está prevista para Dezembro, depois de algumas semanas de testes, revelou a Lusa. Assim, a televisão por subscrição deverá arrancar antes do final do ano.
O satélite vai abranger uma extensão que inclui a Rússia, o Médio Oriente, a Europa, a Ásia Central e África, assegurando a difusão de serviços digitais, incluindo Pay-TY.
O W7 será lançado pela International Launch Services (ILS) e ficará localizado a 36 graus Este e permitirá à ZON iniciar as emissões em Angola, caso as licenças já tenham sido atribuídas pelo governo angolano.

Economia

BPP congela 70 milhões de Angola
Empresários e elementos do governo angolano depositaram mais de 70 milhões de euros no Banco Privado Português (BPP). A notícia foi divulgada pelo jornal português 'Correio da Manhã' e refere que as poupanças foram captadas pelo escritório do banco na África do Sul e canalizadas para Produtos de Retorno Absoluto com garantia de capital. À semelhança dos restantes depositantes, os investidores angolanos têm os seus investimentos congelados desde Dezembro de 2008. Em certos casos, verifica-se a existência de depósitos individuais superiores a um milhão de euros.

Indústria


Fábrica de vidros em Cacuaco pode atender mais de 50 porcento do mercado



O administrador do grupo Socinger - Sociedade Comercial, Investimentos Gerais, Alexandre Portugal, afirmou, em declarações à Angop, em Luanda, que a Fábrica de Vidros Kikolo (FVK) tem disponibilidade para atender 60 a 70 por cento do mercado angolano em vidro transformado, para a construção civil e mobiliário.
O responsável explicou que embora não tenha dados reais sobre a totalidade de projectos em curso no país, a FVK está preparada para atender mais de 50 por cento do mercado nacional com os seus produtos. Quanto ao investimento feito para a edificação da unidade fabril, admitiu tratar-se de uma aplicação inicial de dois milhões 850 mil dólares norte-americanos só em maquinaria e que após a conclusão do projecto, no final do próximo ano, o total será de USD 14 milhões.
A fábrica, que vai produzir vidros normais e duplos de diversas espessuras e tamanhos, vem em apoio à indústria imobiliária no país, tendo em vista a construção de um milhão de casas, bem como dá oportunidades a empresários e ao governo de ter no país produtos para acabamento das suas obras sem recorrer a importações.
O projecto prevê a edificação de outras indústrias no perímetro da fábrica com edifícios para escritórios e habitações, caves de armazenamento do produto final, garagens entre outros, numa área total de pelo menos 17 mil metros quadrados. Numa primeira fase, a fábrica deverá criar 44 postos de trabalho para angolanos, aumentando para 120 após a conclusão.