Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Internacional

Sismo no Haiti pode ter morto cem mil pessoas


Mais de cem mil pessoas podem ter morrido após o terremoto no Haiti, segundo uma projecção feita pelo primeiro-ministro do país caribenho, Jean-Max Bellerive, à rede americana CNN. Segundo o responsável, a maior parte da capital Port-au-Prince está completamente destruída. A cidade tem três milhões de habitantes, um terço da população haitiana. O país é um dos mais pobres do mundo e a ajuda humanitária será crucial para evitar uma catástrofe, uma vez que nos próximos dias prevê-se um agravamento da situação, devido à ameaça de uma epidemia como consequência do agravamento das condições sanitárias.

O embaixador americano no Haiti, Raymond Joseph, relatou à CNN que todos os principais prédios do governo do país ficaram destruídos ou parcialmente danificados com o tremor de terra, que ocorreu na noite de terça-feira e chegou a 7.0 pontos na escala Richter.

A maior penitenciária local é um dos prédios estatais mais afectados. Todos os presos fugiram. A situação é caótica, segundo os relatos que chegam principalmente por e-mail e por redes sociais na internet, como o Twitter, já que as linhas telefónicas não estão a funcionar.

Investigação

Investigadores descobrem moléculas que podem evitar morte neural





Investigadores identificaram moléculas capazes de reverter a doença de Parkinson. Entre os criadores do estudo encontra-se um português, Tiago Outeiro, que na altura se encontrava a trabalhar no Instituto de Whitehead de Investigação Médica, em Cambridge (EUA). Os pesquisadores descobriram novas moléculas que podem evitar a morte neural na Doença de Parkinson 2 twitterShare.

De acordo com um artigo publicado na Disease Models & Mechanisms são ainda avançadas novas pistas para a origem das anomalias no cérebro que levam à doença. O cientista português, actualmente no Instituto de Imunologia Molecular da Universidade de Lisboa, explicou à agência de notícias Lusa que o trabalho identificou um "novo conjunto de moléculas que se mostraram eficazes nos estudos laboratoriais desenvolvidos em modelos da doença de Parkinson".

Justiça

Governo entrega meios informáticos aos magistrados


O governo do Kuando Kubango distribuiu dez computadores portáteis pelos magistrados judiciais e do Ministério Público daquela província. A iniciativa visa, essencialmente, ajudar os beneficiários no seu funcionamento diário. Ao proceder à entrega, o vice-governador para área social, José Maria Ferraz dos Santos, referiu que com início do novo ano novas tarefas se impõem na acção governativa, bem como na gestão e administração da justiça no Kuando Kubango.
José Maria lembrou que em 2009 a direcção do governo visitou as estruturas do tribunal, da procuradoria e a direcção provincial da justiça para inteirar-se do funcionamento dos órgãos.
A província recebeu igualmente a visita do presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André, na qual os magistrados apresentaram algumas preocupações, sendo uma delas a falta de meios informáticos. “Nós estamos convencidos que a par desta carência existem muitas outras dificuldades de ordem estrutural, que passam necessariamente por medidas a nível dos órgãos centrais do governo, como a construção de infra-estruturas para os tribunais”, reconheceu, em declarações à Angop.
O vice-governador enalteceu, por outro lado, os esforços dos magistrados judiciários, do Ministério Público e de todos os agentes intervenientes no processo da administração da justiça no Kuando Kubango. Para o responsável, tal esforço é de patriotismo, de brio e profissionalismo, pois mesmo diante das múltiplas dificuldades, os magistrados locais têm sabido dar vazão aos processos.

Saúde

Direcção da Saúde traça estratégia para combater grandes endemias






A direcção provincial do Bié da Saúde está a traçar estratégias que visem combater as grandes doenças que afectam a região. A informação foi avançada hoje, quinta-feira, no Kuito, pelo responsável do sector, José Augusto Gonçalves, em declarações à Angop.
O director provincial sublinhou que as estratégias passam necessariamente pela expansão dos serviços de saúde com a construção de mais hospitais, centros e postos médicos, aliados à contratação de mais técnicos de enfermagem, médicos e profissionais de saúde.
José Augusto Gonçalves esclareceu que para a concretização do plano, o sector vai igualmente trabalhar na execução dos programas de pulverização de residências e de medicina preventiva através da implementação dos cuidados primários de saúde e saneamento básico. Estas e outras medidas têm como objectivo o combate de grandes endemias, como malária, tuberculose, sarampo, VIH/Sida e outras patologias que afligem a população daquela parcela do país. Através da direcção provincial da família e promoção da mulher, o sector vai apoiar as parteiras tradicionais, através da atribuição de kits de trabalho, para que estas possam melhorar a prestação de serviços nas comunidades. Estas medidas constam do programa de acção do sector para o período de 2010-2012, para garantir uma boa saúde à população da província Bié.

Educação


Inac aposta na educação das crianças


A directora do Instituto Nacional da Criança (Inac), Ruth Mixinge, anunciou hoje, quinta-feira, em Luanda, que o organismo que dirige vai dar prioridade à educação formal e informal dos mais pequenos.
Em declarações à Angop sobre as prioridades para 2010, Ruth Mixinge admitiu que face à insuficiência educacional que se tem registado em muitos menores, o organismo vai apostar na sua educação. Para tal, o Inac conta com o apoio de igrejas e de outras organizações ligadas à criança.
Por outro lado, a responsável lamentou ainda o facto de o organismo continuar a registar uma demanda de casos de fuga à paternidade, falta de prestação de alimentos ou, de uma forma geral, a negligência de muitos pais.
“Vamos trabalhar com as igrejas, sobretudo, para que elas passem a mensagem sobre a responsabilidade que um pai e uma mãe devem ter e também chamar atenção do dever desta mesma criança sobre a contribuição que poderá dar no lar”, concluiu.

União Africana

Organização lança "Ano de Paz e Segurança em África"


O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, lançou hoje o "ano da paz e segurança em África" para mobilizar os 53 Estados membros para uma resolução dos conflitos que impedem o desenvolvimento do continente.

A UA refere em comunicado que "o mês de Janeiro de 2010 assinala o início do Ano da Paz e Segurança em África". Esta iniciativa foi decidida na cimeira da UA, na Líbia, a 31 de Agosto de 2009, após a adopção de uma declaração para a eliminação dos conflitos em África e a promoção da paz.

Ambiente

Projecto de apoio ao sector arranca este ano





A execução do Projecto de Apoio ao Sector do Ambiente (PASA), lançado em Outubro do ano passado, em Luanda, terá início este ano, após terem sido ultrapassadas algumas questões administrativas com o Banco de Desenvolvimento Africano (BAD), financiador do programa.

De acordo com a fonte do Ministério do Ambiente, que avançou a informação hoje à Angop, estão a ser preparada a criação das condições técnicas e materiais para a efectivação do projecto que será implementado, numa primeira fase, nas províncias do Cabinda, Huambo, Namibe e Kuando Kubango. Nestas regiões serão demonstradas e promovidas sinergias e boas práticas de gestão sustentável do uso da terra, conservação da biodiversidade, adaptação às mudanças climáticas e o uso de tecnologias ambientais limpas.

Com a duração de cinco anos, o programa está orçado em 12 milhões de Unidade de Contas equivalentes a 19.5 milhões dólares americanos, disponibilizados por empréstimo ao Governo angolano, pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Este projecto tem ainda a comparticipação financeira do Estado, que deverá contribuir com mais de dois milhões de dólares, correspondendo a 10 por cento do orçamento geral.

O plano tem como finalidade disponibilizar apoio ao Executivo, no sentido de pôr cobro à deterioração e degradação da base dos recursos naturais do país, introduzindo boas práticas de gestão de recursos naturais, adaptação às mudanças climáticas e protecção ambiental.

Por outro lado, a redução da pobreza, através da promoção do bem-estar sustentável baseado no controlo e gestão do meio ambiente e dos seus recursos naturais, reforço da capacidade institucional do Ministério do Ambiente e de outras instituições intervenientes para uma protecção efectiva do meio ambiente e gestão sustentável dos recursos naturais, assim como as leis ambientais e o asseguramento do seu cumprimento são alguns dos objectivos do PASA.

O projecto engloba ainda componentes sobre governação ambiental e reforço da capacidade institucional, conservação ambiental integrada e gestão dos recursos naturais.