Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Internacional


Expo Xangai arranca com sucesso

A Expo Xangai foi inaugurada no sábado e desde a sua abertura tem-se registado uma forte afluência de visitantes. A exposição universal de Xangai foi aguardada com expectativa pela multidão de curiosos que esperou várias horas para visitar os vários pavilhões, principalmente os da China e dos Estados Unidos.

Foi uma "invasão" do recinto da exposição, um dia depois da cerimónia de abertura, que contou com fogo de artifício, raios laser e cascatas. Os 500 mil bilhetes, inicialmente colocados à venda, desapareceram rapidamente. Ainda de acordo com a organização os recintos do Canadá, Estados Unidos, França e Suíça foram os mais procurados no primeiro dia. A Expo 2010 vai estar à disposição do público até Outubro, esperando-se que nos próximos seis meses apareçam entre 70 e 100 milhões de visitantes.


Comunicação Social

CNCS faz balanço da actividade do sector



O Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS) considera que a abertura das fontes oficiais irá melhorar a qualidade do jornalismo angolano e reduzir as margens de especulação que ainda caracterizam muitas matérias que têm sido publicadas. A análise foi divulgada por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se assinala hoje e tem como lema "a liberdade de informação e o direito de saber". A Angop noticia que o referido documento do CNCS indica que o tema se adapta aos actuais desafios do processo político nacional, pelo que vai de encontro aos conteúdos da campanha governamental "Tolerância Zero". A entidade apelou ainda para que os responsáveis por cargos políticos e públicos tornem as informações de interesse público mais acessíveis aos jornalistas.
O CNCS acredita que, tal como é dito na declaração da UNESCO, todas as disposições legais que forem adoptadas pelos Governos para garantir o princípio da liberdade de informação, irão facilitar a fiscalização da acção governamental e reforçar a prestação de contas ao público. Por outro lado, é igualmente ponto assente, tal como constata a UNESCO, que a qualidade das notícias e do trabalho jornalístico em muito está dependente do acesso que os médias tenham à informação exacta e actualizada. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi instituído pela UNESCO, organismo das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência. Na sua mensagem dedicada à jornada, a directora da UNESCO, Irina Bokova, define a liberdade de informação como sendo o princípio segundo o qual as organizações e os governos têm o dever de partilhar a informação que possuem com qualquer pessoa que a solicite ou de facilitar-lhe o acesso a ela em cumprimento do direito do público de estar informado.




Política

PSD define Angola como país credível


O vice-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Santos Paulo Luengulukanda, declarou hoje à Angop que o país vê a sua credibilidade reconhecida como modelo de boa governação, situação que tem permitido o alcance de lugares cimeiros nas classificações internacionais. A propósito dos primeiros meses pós-Constituição, o responsável reconheceu que "temos hoje, mais do que nunca, uma Nação confiante, orgulhosa, com auto-estima". O político considera que o país tem evoluído, estando a atravessar no momento transformações cruciais. Ou seja, verifica-se a diminuição da pobreza e o acréscimo da qualidade de vida. No entanto, admite que ainda estão "muito longe da ambição e do sonho de Angola". "A Nação quer mais e muito mais", frisou, esclarecendo que a população está consciente das dificuldades e reconhece que ainda tem um longo caminho para percorrer. O dirigente explica que o país atingiu um patamar que "autoriza" a ter novas esperanças e objectivos, encontrando-se capaz de dar saltos qualitativos e progredir ao nível do desenvolvimento económico, modernização de meios e formação dos habitantes.

“A agenda do Governo é, pois, clara: Transformar a economia, modernizar a sociedade e as instituições, capacitar a nação. Para que os angolanos atinjam níveis de progresso superiores”, reforçou Santos Paulo Luengulukanda. O político concluiu que a nova fase impõe visão e liderança, uma administração eficaz, uma cidadania mobilizada e comprometida e um sector privado forte. Porque esta nova etapa de elevação dos standards de qualidade exige um esforço de capacitação nacional, de um grande nível individual, da sociedade, da administração e do sector privado.







Economia


Refriango quer aumentar produção


O Grupo Refriango prevê aumentar a sua actual produção de 600 milhões para 900 milhões de litros de refrigerantes, bebidas espirituosas e água mineral, até o final do ano, anunciou hoje, segunda-feira, o director-geral da Luanday, empresa afecta ao grupo, Artur Miranda.

Artur Miranda afirmou que o aumento da produção com um investimento global de USD 172 milhões decorre da grande aceitação dos seus produtos e visa “reforçar e melhorar a dieta da população com produtos de qualidade”.

A empresa está a realizar encontros com os empresários que comercializam os produtos da Refriango nas diferentes províncias para estender a actividade nas 18 províncias até 2011.

O director-geral da Luanday sublinhou que a qualidade dos seus produtos é igualmente reconhecida a nível internacional, tendo vencido duas medalhas de prata nas marcas Blue e Welwitchia.

A Refriango foi concebida como unidade fabril em 2002, ocupando uma área de 42 hectares, contando com 2.300 trabalhadores, dos quais 1.900 são angolanos.

A Refriango produz as marcas Blue, Nice Tea, Nutry, Tutti Frut, Flash, o Cuia, o speed, a Red-cola, com diversos sabores, água mineral "Pura ", a Welwitchia (agua tónica), e vinhos tintos Dom cacho e Gaivota.

Desporto

Libolo e Petro disputam acesso à final da taça


As equipas seniores masculinas de basquetebol do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e do Petro de Luanda defrontam-se amanhã, terça-feira, no pavilhão principal da Cidadela, para a primeira “mão” das meias-finais da Taça de Angola edição 2010.

A partida entre duas das melhores formações do basquetebol nacional “adivinha-se” renhida, devido à excelente forma de ambas equipas. Nas quatro partidas em que se cruzaram esta época, o Libolo levou sempre a melhor, pelo que os “petrolíferos” vão procurar inverter a situação e ir para a segunda “mão”, no próximo dia sete, em vantagem de atingir a final.

Na outra meia-final, o 1º de Agosto, detentor do troféu, recebe no pavilhão do Rio Seco, o Atlético Sport Aviação (ASA).

A final da Taça de Angola é disputada em duas mãos, devendo ser a primeira no dia 12 e a segunda a 14 deste mês.

Diplomacia


Ministro português da Defesa chega amanhã


O ministro português da Defesa, Augusto Santos e Silva, desloca-se amanhã, terça-feira, a Luanda para uma visita de 48 horas a Angola. O responsável chega ao país com o objectivo de participar na sessão ministerial da 12ª reunião da comissão bilateral Luso-Angolana no domínio da defesa.
O encontro, segundo adianta a Angop, encerra com a assinatura do programa quadro da comissão técnico-militar para o quadriénio 2011/2014 e contará com a presença do ministro angolano da Defesa, Cândido Pereira Van-Dúnem. A 12ª reunião da comissão bilateral Angola/portugal é antecedida por um encontro de peritos, que iniciou na última sexta-feira e cujos trabalhos retomam hoje, segunda-feira.
O encontro reúne especialistas em matéria de defesa e é orientada pela parte angolana, pelo director nacional de Relações internacionais do Ministério da Defesa Nacional, almirante André Gaspar Mendes de Carvalho e pelo director dos Serviços de Cooperação Técnico-Militar do Ministério da Defesa de Portugal, João Pedro Saldanha Serra, que se encontra em Luanda desde quinta-feira passada.