Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Desporto

Selecção nacional regressa hoje ao país
A selecção nacional de futebol regressa hoje, segunda-feira, a Luanda por volta das 19 horas. Os jogadores voltam a concentrar-se amanhã, às 11h00, no Estádio da Cidadela. De acordo com o programa dos Palancas Negras, que estagiaram no Algarve (Portugal) nas últimas semanas, está prevista para esta terça-feira uma sessão de treinos no período da tarde (16h), no Estádio 22 de Junho. A estreia da equipa angolana na competição continental, a disputar-se entre 10 e 31 de Janeiro deste ano está agendada para domingo, no Estádio 11 de Novembro, frente ao Mali, em partida do Grupo A da Taça de África das Nações (CAN) em futebol. A selecção nacional realizou dois amistosos em Portugal, tendo perdido diante da Estónia, por 0-1, e domingo defrontou a Gâmbia, com quem empatou 1-1 naquele que foi o último jogo treino.

Consumo


INADEC dá maior atenção à divulgação dos direitos do consumidor






O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) redobrou, em 2009, a informação pública sobre a defesa do consumidor e os objectivos da instituição, procurando educar e instruir o cidadão sobre os seus direitos e deveres.

Em época de balnaço, responsáveis do instituto anunciaram que efectuaram em 17 das 18 províncias do país (excepto Cabinda que ainda não tem representação), 2.601 visitas de constatação a estabelecimentos comerciais, tendo registado 970 infracções. Na mesma período, foram inutilizados mais de seis mil bens diversos, pelo que foram colhidas 46 amostras, distribuidas 16 notificações e 615 mandados de multas. Por outro lado, efectuou estudos do mercado para se inteirar da problemática do pão, venda de cabrité (carne de cabrito assada) e também das diversas marcas existentes no mercado.

Para fins educativos e preventivos, a instituição realizou programas radiofónicos, televisivos, seminários, palestras e campanhas de sensibilização em pontos de grande concentração populacional, como mercados informais, praças públicas, restaurantes e supermercados.

A Angop noticia ainda que aquele órgão efectuou encontros com responsáveis dos sectores dos transportes públicos e serviços de táxis, concessionários, telecomunicações, panificação e pastelaria, assim como manteve contactos com a banca nacional e outros sectores de prestação de serviços, com vista a conhecer melhor as suas funções e fins sociais.

Com esses encontros, o INADEC pretendeu também saber como os diferentes agentes económicos interagem com o consumidor e passar a mensagem de como essas pessoas colectivas ou singulares devem reagir perante os fiscais do instituto.

Tendo em conta a necessidade de aperfeiçoamento da actuação dos quadros, realizou no ano findo trocas de experiências com os seus similares de Portugal e do Brasil, e promoveu acções formativas.




Economia


Produção de cereais atinge mais de um milhão de toneladas


A produção de cereais (milho, massango e massambala) atingiu, durante o ano agrícola 2008/2009, a cifra de um milhão e 52 mil toneladas, contra as 737.956 mil toneladas produzidas na campanha anterior, representando um aumento na ordem de 42 por cento. As raízes e tubérculos com 14 milhões de toneladas cresceram 21,5 por cento e a produção de madeira, em toro, atingiu durante o período 90.476 mil metros cúbicos.

De acordo com o ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, que falava na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, apesar do aumento da produção, o sector continua a registar insuficiências de cereais, leguminosas e carne, "pois, a produção interna desses produtos ainda não satisfaz as necessidades do país".

Neste quadro, ainda em 2009, o Governo, para apoiar a agricultura, criou um financiamento de 35 milhões de dólares norte-americanos de apoio aos agricultores e produtores familiares, disse o governante, em declarações à Angop.

No domínio do sector do Petróleo, o ministro Botelho de Vasconcelos anunciou que a produção petrolífera angolana registou uma baixa de mais de 34 milhões de barris, em 2009. O titular da pasta refere que a produção em Angola rondou cerca de 601 milhões de barris de Janeiro a Novembro 2009, o que representou uma significativa baixa comparativamente ao ano de 2008, em que foram produzidos mais de 635 milhões.

As razões para o decréscimo estão relacionadas com os cortes decididos pela OPEP, devido à instabilidade no mercado internacional do crude e à crise financeira mundial.

A nível da OPEP, de acordo com o governante, Angola tinha uma quota de produção de um milhão e 656 mil barris/dia, que começou a ser reduzida, obrigatoriamente, a partir de Dezembro de 2008 por decisão do cartel, do qual o país é membro efectivo.

Relativamente à exploração de gás, o país produziu ao longo do último ano mais de seis milhões de Gás Natural Liquefeito (L.P.G), destacando-se a entrada em produção dos campos Gimbôa no Bloco 4/05, Mafumeira Norte, no Bloco 0, e Tômbua-Landana, no Bloco 14.

Ainda no sector dos petróleos, a Angop anuncia a paralisação das actividades da Refinaria de Luanda, no final do primeiro semestre de 2010 (Maio/Junho), para trabalhos de manutenção, expansão e modernização dos seus serviços.

Investimento

Governo projecta maior investimento na educação e saúde

O governador provincial de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso, revelou recentemente que está previsto um maior investimento nos sectores da educação e saúde, bem como a prossecução do projecto Biocom, designado Unidade Agro-industrial de Cacuso/Malanje. O responsável garante que a aposta nestas áreas tem como objectivo a redução do índice de crianças fora do sistema de ensino, a melhoria da assistência sanitária e a redução da pobreza.
O governante acrescentou, em declarações à Angop, que a continuidade do projecto “Biocom”, voltado a produção de açúcar, álcool e geração de energia eléctrica (através da barragem de Capanda) permitirá o desenvolvimento sustentável da região. O projecto do perímetro agro-industrial de Capanda, que integra o de avicultura familiar para o mercado de prestação de serviços, visa contribuir para a redução da importação de frangos e ovos no exterior do país.
Boaventura Cardoso sustentou que para 2010 está prevista a execução de acções de desenvolvimento da província no domínio da requalificação e melhoria do sistema de energia e água, desporto e cultura.

Minas


Mercado mineiro com perspectivas pouco animadoras






O Director Geral da Sociedade Mineira de Catoca, Ganga Júnior, considerou pouco animadoras as perspectivas do mercado para 2010, pelo que se prevê ser impossível atingir os níveis de preços anteriores à crise. A previsão é avançada pela Angop, que adianta que o responsável afirmou que existe a necessidade de adoptar princípios de gestão eficazes, mediante a utilização parcimoniosa dos recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos. Ganga Júniar defende que a brusca redução da procura de diamantes no mercado internacional e a consequente queda dos preços a partir de Setembro de 2008 obrigaram todas as empresas de mineração de diamantes, quer de Angola, como de todos os outros países, a conceber estratégias com vista a mitigar os efeitos da crise, visando na essência a sobrevivência.


"O ano 2009 terminou com a certeza de que cada um de nós, e a seu nível, encarou a actual crise económica e financeira internacional como uma oportunidade, não só para proporcionar a sobrevivência da empresa, mas essencialmente para a criação dos alicerces que propiciarão o nosso crescimento e desenvolvimento" considerou. Apesar dos esforços empreendidos, disse, não só pelas empresas como também pelos respectivos governos, muitos postos de trabalho deixaram de existir, verificando-se um acréscimo do desemprego quer em Angola como em todos os outros países.


Agricultura


Angola participa no projecto Café Gourmet



A secretária da Organização Inter-Africana do Café, OIAC, Josefa Correia Sacko, anunciou recentemente que o país vai integrar um projecto sobre Produção de Café "Gourmet" (café especial) ao lado de países como a Tanzânia e o Uganda.

A ideia, aprovada pelo Conselho da Organização Internacional do Café, OIC, em Setembro do ano passado, surgiu na Tanzânia e tem como principal objectivo a produção de um café especial. De acordo com a directora da organização, Josefa Sacko, em entrevista à Angop, Angola vai acolher já este ano um colóquio sobre a Cafeicultura Angolana, onde será feita uma apresentação sobre o Café Africano e suas Perspectivas. "Devemos encorajar o país continuar a produzir devido à experiência adquirida e à boa qualidade do café que Angola possui, pois, assim iremos contribuir para a diversificação da economia e a redução da pobreza no meio rural" frisou.

Em relação à OIAC, a diplomata angolana referiu que uma das prioridades será a revitalização da cafeicultura africana começando por negociar o financiamento com os Bancos Africano de Desenvolvimento, BAD, Mundial, BM, e a União Europeia. "Será necessário muito dinheiro porque cada país membro da organização tem os seus problemas especificos", explicou.

O organismo tem como prioridade a dinamização do consumo doméstico do café, estando agendada a realização de palestras sobre as virtudes do grão e o reforço da cooperação sul-sul incentivando o melhor funcionamento dos mercados regionais. Segundo a fonte, o grupo africano está a preparar-se para participar, de forma activa, na 3ª Conferência Mundial do Café que se realiza em Março na Guatemala, para traçar estratégias de desenvolvimento cafeicultura mundial e preparar os 50 anos da organização que se comemora a sete de Dezembro.

Por recomendação da Assembleia Geral, a OIAC vai incentivar a reabilitação dos centros de pesquisas, de modo a que se tornem activos uma vez que a produtividade do grão passa por uma boa investigação.