Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 8 de junho de 2010

Saúde

Equipamentos médicos distribuídos em Malanje


A Empresa de Consultoria de Gestão e Administração em Saúde (Consaude) vai distribuir, este mês, equipamentos médicos nas unidades sanitárias dos catorze municípios da província de Malanje, à luz do programa de luta contra a malária.

A informação foi divulgada ontem, segunda-feira, pelo responsável do projecto da Consaude, Acácio Angolar, durante uma reunião de coordenação e de reflexão do fórum provincial de parceiros na luta contra a malária.

A Angop noticia que a Consaude vai distribuir kits compostos por balanças pediátricas e para adultos, esfignomanómetros, termómetros, protocolos de utilização de testes rápidos de malária, protocolos de quinino e de coartem, assim como modelos de guias de remessa, de balanço semanal e de stocks.

Precisou que os meios terão como finalidade contribuir para a melhoria do equipamento das unidades, com materiais e documentos, garantindo um melhor desempenho dos trabalhos dos técnicos de saúde nos diagnósticos, tratamento e registo de informações.

Durante o encontro, os participantes analisaram temas relacionados com a apresentação do kit de supervisão, humanismo dos casos de malária na comunidade, apresentação de progresso do projecto cubano de luta contra a malária e a nova dinâmica de trabalho do programa provincial de controlo da doença.

Economia

Escassez de infra-estruturas influencia preços



O economista angolano e funcionário do Banco Nacional de Angola (BNA), Jorge Leão Peres, afirmou hoje, em Luanda, que a insuficiência de infra-estruturas contribui para o aumento de preços de diversos bens produzidos localmente.

Em entrevista à Angop, a propósito da competitividade dos bens nacionais em relação aos importados, Jorge Leão Peres referiu que a fraca produção e a distribuição de energia eléctrica e de recursos hídricos, no qual os empresários são obrigados a usarem grupos de geradores para porem em funcionamento os seus empreendimentos, contribuem igualmente para o aumento dos preços dos produtos produzidos a nível nacional.

“Apesar dos preços de combustíveis serem subvencionados, não deixa de ser elevada a sua estrutura de custos para o empresário que se sente obrigado a utilizar grupos geradores 24/24 horas”, sustentou.

De acordo com o economista, os empresários são obrigados a aumentar o valor dos produtos devido aos gastos na compra de combustíveis, água e dos equipamentos necessários para o bom funcionamento das suas fábricas.

O mau estado das vias de acesso que ligam os municípios, as comunas e as capitais das províncias e a ausência de transportes trazem dificuldades para os agricultores que pretendem escoar os produtos em tempo útil.

Questionado pela Angop, assegurou que o Governo continua a apostar na construção e reabilitação de pontes, barragens e infra-estruturas rodoviárias para que o país possa atrair mais investidores e garantir maior sustentabilidade da população.

Efeméride


Dia Mundial dos Oceanos comemora-se hoje
Assinala-se hoje, terça-feira, o Dia Mundial dos Oceanos e muitos especialistas aproveitam a efeméride para alertar para os perigos da poluição dos oceanos. A data foi criada para chamar a atenção da sociedade para a sua importância no equilíbrio ecológico da terra e para prestar-lhes um tributo sobre os produtos que fornecem.
Os oceanos fornecem um meio de comunicação para o comércio global. A poluição mundial e o consumo excessivo de peixes têm causado drásticas reduções nas populações de muitas espécies.
A efeméride, criada em 1992 durante a Cimeira da Terra (Conferência do Rio 92), é comemorada anualmente sob a égide da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Em 1994, a comunidade internacional deu um passo importante para a protecção dos oceanos, particularmente através de um decreto oficial da Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar, que prevê a preservação da fauna e da flora, tais como a protecção das populações de algumas espécies como o atum, tubarão e peixe espada.
Quase cem milhões de toneladas de peixes e outros animais do mar são recolhidos ou capturados todos os anos, por isso é preciso tratá-los com cuidado. O papel dos oceanos é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta, pois, não só controlam o clima global como, produzem 70 por cento do oxigénio libertado para a atmosfera.
Em Angola, o especialista em alterações climáticas Lucas Miranda defendeu no ano transacto, durante um workshop alusivo ao Dia Mundial do Ambiente, a elaboração de um plano integrado de gestão costeira, como parte do programa de acção nacional e em resposta às alterações climáticas.
Segundo Lucas Miranda, citado pela Angop, a elaboração de um plano de integração irá servir para elaborar os impactos das alterações climatéricas por parte dos governos locais. Adiantou que, em consequência das alterações climatéricas, se tem registado a subida do nível das águas do mar que destroem a orla costeira e causam o desaparecimento de algumas espécies marinhas.
O especialista classificou as zonas litorais como locais frágeis e vulneráveis, o que prejudica, muitas vezes, a saúde dos seus habitantes.

Desporto

FIFA acredita no sucesso africano


O Comité Executivo da FIFA, reunido entre domingo e segunda-feira, em Joanesburgo, expressou a sua satisfação e as expectativas em relação ao primeiro Mundial em África, que arranca dentro de três dias e termina a 11 de Julho de 2010.
De acordo com um documento divulgado pela Angop, o Comité, que está desde domingo concentrado em Joanesburgo, recebeu relatos das preparações do 60º Congresso do organismo e do Mundial 2010, na África do Sul.
O presidente da instituição, Josep Blatter, aprovou a mudança da data do sorteio das eliminatórias do Mundial de 2014, que deverá decorrer seis meses antes do que o habitual, para permitir que as confederações comecem as provas de apuramento no momento adequado. O mesmo indica que a data exacta do sorteio ainda não foi confirmada, mas poderá ser em Julho ou em Agosto do próximo ano. Quanto ao procedimento de candidatura para os Mundiais de 2018 e 2022, aprovou-se formalmente o princípio de organização conjunta, pois as propostas da Bélgica/Holanda e de Espanha/Portugal foram apresentadas com um comité local em cada caso.