quarta-feira, 26 de maio de 2010
Banca
Agricultura
Os camponeses do município de Caculama, na cidade de Malanje, prepararam 2.574 hectares para o cultivo de mandioca na presente campanha agrícola. De acordo com um relatório trimestral da administração municipal divulgado pela Angop, os agricultores reservaram igualmente 490 hectares para produção de feijão, 598 hectares para amendoim, 612 para batata-doce, dois hectares para inhame e outro tanto para cultiva de batata rena. Para o êxito da campanha, a Estação de Desenvolvimento (EDA) no município entregou aos camponeses 12.443 enxadas e 2.832 catanas.
O município de Caculama conta com sete cooperativas e 61 associações de camponeses.
Construção
As autoridades administrativas da Ingombota anunciaram que pretendem processar criminalmente os munícipes que insistirem em construir nas encostas do Miramar e da Boavista (imediações do Porto Comercial de Luanda e Mercado do Roque Santeiro), que são consideradas zonas de risco pelo Governo de Luanda. Em declarações à Angop, Susana Augusto de Melo, administradora municipal da Ingombota, afirmou que nos últimos dias surgiram 100 novos casebres, após cidadãos "oportunistas" se terem apercebido que em breve haverá a transferência dos antigos moradores para outras áreas nos arredores da cidade.
Formação

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) promove a partir de hoje, na cidade do Lubango, no Huíla, um curso de aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas, destinado aos instrutores de arbitragem do Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Zinga Carlos, presidente do Conselho Provincial de Árbitros, afirmou à Angop que a acção de formação vai durar seis dias e contará com a participação de 25 instrutores (um de Cabo Verde, dois da Guiné Bissau, dois de São Tomé e Príncipe, três de Moçambique e 17 de Angola). Durante a o curso serão abordados temas ligados às leis de jogo, tratamento da condição física do arbitro, avaliação, marcação de faltas, assim como outros aspectos sobre o regulamento internacional da arbitragem. Esta é a primeira formação do género que se realiza, este ano, na cidade do Lubango.
Desporto
O guia líbio, Muamar Kadafi, reiterou ontem, terça-feira, que os pequenos países têm o direito de acolher o Campeonato Mundial de Futebol (Mundial), para que a competição internacional mais importante deixe de ser exclusiva dos ricos.