Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projecto


Menongue dá apoio à juventude

O governo da província do Kuando Kubango criou hoje, quarta-feira, em Menongue, uma comissão de coordenação do plano executivo do governo de apoio à juventude.
A comissão, que vai avaliar as candidaturas de acesso as casas sociais da juventude, é coordenada pelo vice-governador para a área social, José Maria Ferraz. José Maria Ferraz dos Santos disse à Angop que na altura da atribuição das habitações sociais aos jovens deve existir a nível dos órgãos, responsáveis sérios e objectivos.

Acrescentou ainda que o governo não pode resolver todos os problemas de uma só vez, tanto da juventude como da sociedade em geral, mas as indicações que se tem mostram que as realizações são graduais assim como as atribuições dos meios disponíveis para a juventude.

Apelou aos responsáveis que estiverem em frente dos grupos, a trabalharem com honestidade, de formas a não prejudicarem as pessoas que realmente necessitam, merecem e reúnem os requisitos.

José Maria afirmou perante a comissão técnica criada que a missão é difícil, por se ter pouco para atender a demanda dos necessitados.

Ensino

Construídas 34 escolas técnico-profissionais em três anos






O director nacional para o Ensino Técnico-Profissional, António Alexandre, informou que o Governo angolano construiu 34 escolas do ensino técnico-profissional no país, de 2007 a 2009, com a finalidade de atender à demanda da juventude.
Em declarações à Angop, António Alexandre, um dos oradores do segundo seminário sobre “ Desenvolvimento Qualitativo do Ensino Técnico-profissional”, afirmou que um universo de 90 mil estudantes frequentam os institutos criados. “Para a gestão e funcionamento normal destas escolas, Angola conta com a parceria de consultores brasileiros. Quanto à docência, além dos angolanos, contam com professores estrangeiros, como portugueses, brasileiros e cubanos”, esclareceu.
Segundo disse, o objectivo da formação do ensino técnico-profissional é dar aos estudantes ferramentas capazes de enfrentar o mercado de trabalho e o ingresso no ensino superior da melhor forma possível. Por sua vez, o presidente do grupo empresarial "Aldeia", Raimundo Lima considerou positiva a realização do seminário em referência, já que houve uma participação de 80 pessoas ligadas à gestão e ao ensino técnico-profissional de Angola e do Brasil. “O Objectivo da realização deste evento pela Ok Technology (instituição do grupo empresarial Aldeia, em parceira com o Ministério da Educação) é o de possibilitar que os gestores do ensino técnico-profissional tenham métodos que façam com que se formem cada vez mais jovens angolanos capazes de atender o constante desenvolvido de Angola”, sustentou.
Para complementar este seminário, segundo revelou, em Janeiro de 2010, a Ok Technology vai levar para o Brasil, por fases, muitos destes directores gerais, administrativos e pedagógicos para um contacto prático, em laboratórios e oficinas de professores brasileiros experimentados no ensino técnico-profissional.

Construção


Imobiliária angolana ganha prémio de melhor empreendimento em África

A imobiliária angolana “Vivendi Plaza” foi premiada em Londres (Reino Unido), com o galardão de melhor empreendimento em África, pelo Europe & África Property Awards 2009, noticia hoje a Angop.

A agência teve acesso a uma nota de imprensa da firma angolana Back (ligada à publicidade, marcas e comunicação), que anuncia que a Vivendi Plaza foi galardoada pela comercialização do V-Gardens, “um dos mais recentes e luxuosos projectos habitacionais de Luanda”. O projecto residencial premiado é um condomínio de 20 vivendas, em cuja construção se usou, entre outros materiais, madeira e pedra, e as reidências possuem espelho de água, jardins e outros espaços verdes.

Situado em Talatona, Luanda Sul, o referido imobiliário foi coroado por um dos organismos mundiais mais conceituados na atribuição de prémios a empresas do ramo de construção e do imobiliário, visando estimular a qualidade e a excelência na construção dos imóveis no Mundo. Decorrida em Londres, a cerimónia de entrega do prémio contou com a presença da embaixadora de Angola no Reino Unido, Ana Maria Teles Carreira.

A diplomata angolana considerou, na ocasião, que "apesar das dificuldades existentes no nosso país, temos conseguido demonstrar que se consegue implementar projectos sólidos, contribuindo para o crescimento ao mais alto nível”, e que, “Angola está a colocar a sua bandeira no mundo em diversas áreas”.

Para o administrador da Vivendi Plaza, Moe Nesr, “a atribuição deste prémio representa, mais do que o reconhecimento da qualidade do projecto, um mérito de todo um percurso que a empresa continua a fazer no sentido de mostrar uma nova Angola ao Mundo”.


Habitação


Programa de urbanismo recebe USD 200 milhões


O ministro do Urbanismo e Habitaçao, José Ferreira, anunciou ontem em Malanje que o governo tem disponíveis através do seu pelouro, duzentos milhões de dólares, para a implementação do programa nacional de urbanização nas reservas fundiárias do Estado nas dezoito províncias do país.

O dirigente explicou que o montante destina-se a cobrir as despesas das províncias, relacionadas com a implementação do programa de urbanismo e habitação, de acordo com os projectos a serem apresentados ao ministério até ao final deste ano. “Se o governo da província apresentar projectos de urbanização, estamos em condições de fazer o pagamento das empreitadas”, sustentou, em declarações à Angop.

A agência de notícias avança ainda que José Ferreira referiu que o programa de urbanismo e habitação em Malanje regista um certo atraso na sua implementação, pelo que se deve imprimir maior dinâmica na execução dos trabalhos de identificação, limpeza e planificação das reservas fundiárias destinadas para o efeito, com vista a que até ao final de 2010, estejam disponíveis os lotes de terrenos para a venda à população. O responsável explicou que, de acordo com as constatações feitas, o atraso se deve à falta de quadros e técnicos, pelo que exortou ao governo da província, no sentido de realizar concursos públicos para a adjudicação das empreitadas de urbanização dos terrenos já identificados.

No âmbito da implementação do programa nacional de urbanismo e habitaçao em Malanje, o governo definiu já nove reservas fundiárias, com mais de 600 hectares em vários municípios da província, para a construção de setenta mil fogos habitacionais até 2010. Apesar dos atrasos na execução do referido programa, o governo da província distribuiu já até ao mês de Setembro último, as cartas do concurso para a implementaçao da primeira fase do programa de urbanismo e habitação, que consiste na desmatação, arruamento, loteamento e terraplanagem das reservas fundiárias.

Petróleo

Sonangol e Petrobrás descobrem novo poço


As companhias petrolíferas Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) e Petrobrás anunciaram, em comunicado de imprensa, que foi descoberto um novo poço de petróleo no Bloco 18/06, em águas profundas, localizado a 200 quilómetros a norte de Luanda. O achado ocorreu no poço Manganês-01 perfurado no referido bloco, numa lâmina de água de 1.500 metros. O poço Manganês-01 comprovou a existência de óleo de excelente qualidade numa coluna de 82 metros em reservatórios arenosos de idade Miocênica.
Em operações de teste, foi produzido petróleo de cerca de 20 graus API, com altas vazões e excelente índice de produtividade, superando as expectativas iniciais, realçam as companhias Sonangol e Petrobrás.
A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) é a concessionária do Bloco 18/06. A Petrobrás é Operadora do Bloco com uma participação de 30 por cento, a Sonangol Sinopec International Limited (SSI) com 40%, Sonangol P&P 20%, Geminas (5%) e a Falcon Oil com 5 por cento.