Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Segurança

Laboratório de criminalística orçado em mais de 40 milhões de dólares






As autoridades policiais vão investir mais de 40 milhões de dólares norte-americanos para o apetrecho de meios técnicos e humanos do Laboratório Nacional de Criminalística, afecto à Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC).

Em entrevista à Angop, o director da DNIC, comissário Eduardo Cerqueira, precisou que o investimento no Laboratório inclui o apetrecho de meios técnicos, formação de quadros, dentro e fora do país, deslocação dos instrutores, entre outros. A reabilitação do laboratório contempla cinco etapas que, após a sua conclusão, se tornará num dos melhores de África. "Quando se concluírem as cinco etapas, de apetrechamento e formação técnica, terá todas as condições para se tornar num dos melhores laboratórios de criminalística do continente e prestar colaboração aos demais países, fundamentalmente os da região Austral", frisou.

De acordo com o comissário Eduardo Cerqueira, caso não haja constrangimentos, o laboratório fica totalmente equipado entre 2011 a 2012.

O Laboratório Nacional de Criminalística é um órgão de apoio aos órgãos de investigação criminal e judiciais, que tem por missão determinar, através de peritagens, solicitações feitas por estes órgãos (tribunais e policiais) para que se reúnam provas com vista ao esclarecimento de crimes. O laboratório tem uma área de criminalística e medicina legal, com a missão de efectuar exames médicos forenses, autópsias, médico-legais, exames directos, genealógicos, psicossomáticos, entre outros.



Economia

FMI afasta cenário de recessão


O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia de Angola cresça 0,2 por cento este ano e 9,3 por cento em 2010, afastando a anterior previsão de recessão, revela a agência portuguesa Lusa. A revisão em alta da previsão do FMI, apesar de mais positiva, ainda está bem longe dos números do Governo Angolano para este ano (6,1%).

A previsão do FMI para o continente africano é de um crescimento económico de 1,7 por cento em 2009 e de 4,0 por cento em 2010.



Comércio automóvel


Importação de viaturas diminui em 2009



A importação de viaturas para Angola, no segundo trimestre deste ano, baixou de 27.854 no primeiro trimestre para 27.738 no segundo, uma diferença de 116 veículos automóveis.
Segundo o Conselho Nacional de Carregadores (CNC), no seu boletim estatístico trimestral, a que a Angop teve acesso, durante o segundo trimestre de 2009 registou-se uma ligeira queda no total de entrada de contentores relativamente ao primeiro trimestre, apesar de ter subido o número de contentores de 40 pés. De uma maneira geral, houve uma baixa na importação de bens diversos. Durante o segundo trimestre entraram no país 67 mil e 545 contentores, contra os 68 mil e 225 registados no primeiro.
Quanto aos contentores de 40 pés, registou-se a entrada de 27.338 unidades, mais 1.456 que no primeiro período, enquanto os de 20 pés, entraram em Angola, no segundo trimestre, 37.193 unidades, menos 1.572 que no período anterior. Foram também registados 304 contentores frigoríficos de 20 pés e 2.690 unidades de 40 pés.
Referindo-se aos sectores, o alimentar foi o que mais mudança registou, em termos redução do volume de produtos importados, entre o primeiro e o segundo trimestre. Dados estatísticos apontam para um aumento nas importações de adubo (483, 90 porcento), nos açúcares de cana (71,73 %), no arroz (87, 68%) e nos cimentos (20,67%). Em sentido contrário, realce vai para a queda nas importações de cerveja de malte (-48,93%), nas carnes e miudezas frescas e congeladas (-19,00%), na farinha de trigo (-10,10 porcento).
A publicação do CNC serve de material de apoio às instituições governamentais como os ministérios das Finanças e da Economia, assim como para os agentes marítimos, no fornecimento de dados úteis.
O CNC é um órgão de apoio técnico do Ministério dos Transportes na coordenação e controlo das operações de transporte marítimo internacional e de auxílio institucional aos armadores e carregadores na procura de melhores condições para o exercício da actividade desses agentes. O porto de Luanda é o local do país por onde tramita a maior parte de viaturas importadas e de outros bens.


Sociedade

Mil e quinhentas casas para o Mussende


O consórcio angolano “Comandante Loy” está a projectar para o primeiro semestre de 2010 a construção de 1.500 casas sociais na sede municipal do Mussende, na província do Kwanza Sul. O projecto integrado contempla a construção de residências para antigos combatentes, veteranos de guerra, viúvas e órfãos.
O plano integra ainda a criação de um centro de formação comunitário, um centro de saúde, escolas, um mercado, um campo polivalente e outros serviços básicos. O lançamento da primeira pedra do projecto foi efectuado ontem pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino. Em declarações à Angop, a governante referiu que as residências, para além de virem a ajudar a melhorar as condições de habitabilidade das famílias, vão igualmente conferir uma outra imagem a localidade.
Presenciaram o acto de lançamento, o vice-governador para a Esfera Económica, Mateus de Brito, o Presidente do Consórcio, Domingos de Marros, responsáveis do Minfamu, da administração municipal, entidade tradicional, religiosas e populares.
O município do Mussende está a 310 quilómetros a nordeste da cidade do Sumbe, a sede capital da província, possui uma população estimada em 74 mil e 114 habitantes distribuídos pelas comunas Sede, Quienha e São Lucas.

Comércio

Belgas procuram parcerias


Uma delegação com mais de 33 empresários da Missão Económica e Comercial Belga está em Angola, com o objectivo de estabelecer parcerias para diversos sectores do mercado nacional.
De acordo com o Jornal de Angola, os responsáveis participaram no fórum Angola-Bélgica e manifestaram interesse em procurar oportunidades de negócios e parcerias nas áreas da indústria, construção e transportes, agro-índustria, saúde, arquitectura e organismos.




A ministra do Comércio, Maria Idalina Valente, referiu, por sua vez, que o interesse da comunidade empresarial revela a confiança que depositam em Angola. Lembrou que o povo angolano e o seu Governo continuam a oferecer as condições necessárias para atrair o investimento estrangeiro, em que a estabilidade política, a democratização, o processo de reconstrução e as medidas de revisão da política comercial (que visam exercitar a economia nacional ao ritmo das exigências do mercado internacional) são responsáveis pelo crescente interesse em estabelecer acordos comerciais bilaterais de países mais industrializados. A ministra confirmou que, no último semestre, se registou um aumento de pedidos. Acrescentou que Angola percebe que a motivação dos acordos seja gerada pela necessidade dos mercados alternativos, para sustentação destas economias numa altura de contracção.
As relações comerciais entre Angola, Benelux e principalmente Holanda e Bélgica, segundo a ministra, têm se traduzido desde 2004 num saldo positivo para Angola na balança comercial, como resultado da exportação de petróleo e da madeira em bruto.
No que diz respeito ao comércio, de uma forma geral, pretende-se dar continuação a acções que visam promover a produção nacional, as exportações de produtos processados e semi-processados no território nacional e o desenvolvimento dos sectores com vantagens comparativas e competitivas, utilizando por um lado a contínua formação e capacitação dos recursos humanos, a concepção de subvenção de políticas específicas e de incentivos fiscais às empresas comerciais, que mostram capacidade de financeira comercial para satisfazer a procura interna de bens e serviços com a qualidade exigida pelas normas internacionais. E, por outro, a eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias e a simplificação dos procedimentos de concepção de defesas de alvarás às empresas comercias e estações de serviço.