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terça-feira, 27 de outubro de 2009

Comércio automóvel


Importação de viaturas diminui em 2009



A importação de viaturas para Angola, no segundo trimestre deste ano, baixou de 27.854 no primeiro trimestre para 27.738 no segundo, uma diferença de 116 veículos automóveis.
Segundo o Conselho Nacional de Carregadores (CNC), no seu boletim estatístico trimestral, a que a Angop teve acesso, durante o segundo trimestre de 2009 registou-se uma ligeira queda no total de entrada de contentores relativamente ao primeiro trimestre, apesar de ter subido o número de contentores de 40 pés. De uma maneira geral, houve uma baixa na importação de bens diversos. Durante o segundo trimestre entraram no país 67 mil e 545 contentores, contra os 68 mil e 225 registados no primeiro.
Quanto aos contentores de 40 pés, registou-se a entrada de 27.338 unidades, mais 1.456 que no primeiro período, enquanto os de 20 pés, entraram em Angola, no segundo trimestre, 37.193 unidades, menos 1.572 que no período anterior. Foram também registados 304 contentores frigoríficos de 20 pés e 2.690 unidades de 40 pés.
Referindo-se aos sectores, o alimentar foi o que mais mudança registou, em termos redução do volume de produtos importados, entre o primeiro e o segundo trimestre. Dados estatísticos apontam para um aumento nas importações de adubo (483, 90 porcento), nos açúcares de cana (71,73 %), no arroz (87, 68%) e nos cimentos (20,67%). Em sentido contrário, realce vai para a queda nas importações de cerveja de malte (-48,93%), nas carnes e miudezas frescas e congeladas (-19,00%), na farinha de trigo (-10,10 porcento).
A publicação do CNC serve de material de apoio às instituições governamentais como os ministérios das Finanças e da Economia, assim como para os agentes marítimos, no fornecimento de dados úteis.
O CNC é um órgão de apoio técnico do Ministério dos Transportes na coordenação e controlo das operações de transporte marítimo internacional e de auxílio institucional aos armadores e carregadores na procura de melhores condições para o exercício da actividade desses agentes. O porto de Luanda é o local do país por onde tramita a maior parte de viaturas importadas e de outros bens.


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