Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 6 de abril de 2010

Economia

Angola 'ajuda' bancos portugueses


A agência de 'rating' Fitch anunciou hoje que acredita que os principais bancos portugueses vão ser capazes de manter, pelo menos, os níveis de rentabilidade de 2009, apesar do fraco ambiente macroeconómico e dos custos de financiamento mais elevados.

A Ficht está confiante de que as margens financeiras dos maiores bancos portugueses - Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp, Banco Espírito Santo (BES), Santander Totta e BPI - vão manter-se relativamente estáveis em 2010, comparativamente ao ano anterior, devido ao aumento dos 'spreads' dos empréstimos e da contribuição das operações internacionais, nomeadamente de Angola.


Saúde

Van-Dúnem no Kwanza Norte para acto central do Dia Mundial da Saúde

O ministro angolano da Saúde, José Van- Dúnem, inicia hoje, terça-feira, uma visita de trabalho de à província do Kwanza Norte, durante a qual presidirá, em Ndalatando, ao acto central das celebrações do 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde. O responsável vai permanecer na região durante dois dias para se deslocar à cidade do Dondo, no município de Kambambe, onde será recebido pelo governador Henrique André Júnior. Van-Dúnem vai inaugurar um centro de saúde, com capacidade para 30 camas, resultado do financiamento do ministério de tutela no quadro de reforço da rede sanitária da municipalidade e da província em geral.

Em Ndalatando, o ministro inaugurará amanhã, quarta-feira, o Hospital Municipal de Kazengo (Catome). Esta é a primeira deslocação de Van-Dúnem ao Kwanza Norte na qualidade de ministro da Saúde.


Petróleo


Sonangol quer melhorar abastecimento


A entrada em funcionamento, este mês, de um centro para estoque de combustíveis com a capacidade de quatro milhões de litros de gasóleo, na cidade de Lucapa e outro com capacidade de 300 mil litros de gasolina, no Dundo, vai permitir o melhoramento do abastecimento na província da Lunda Norte.

Em declarações à Angop, hoje, terça-feira, na cidade do Dundo, o director da Sonangol para região Leste, José Sebastião Dunge, explicou que a reinauguração dos centros de reabastecimento do Dundo e de Lucapa tem como principal finalidade o incremento da oferta de combustíveis no mercado.

A localização destes centros e novos postos de venda de combustíveis em construção, já na fase de acabamento, nas cidades de Lucapa e do Dundo, destina-se a facilitar a aquisição dos produtos por parte dos consumidores. A Sonangol contará com os agentes revendedores da província, credenciados pela empresa. Quanto ao fornecimento do gás à cidade do Dundo, José Sebastião explicou que a solução do problema depende da capacidade dos agentes económicos (empresários e comerciantes) locais credenciados para o efeito se deslocarem à província do Moxico para a obtenção do produto.

Desporto


Santos conquista seis medalhas no nacional de judo


O Santos Futebol Clube conquistou ontem, na cidade do Lubango, Huíla, o campeonato nacional de Judo em masculino, ao arrebatar três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. A competição contou com mais de cem atletas de 16 províncias.

O Interclube conseguiu oito medalhas, sendo duas de ouro, três de prata, igual número de bronze, enquanto a Terra Nova de Luanda ocupou o terceiro posto com uma de ouro e outra de prata, seguido pelo Misto da Huíla que apenas obteve uma de prata e outra de Bronze.

Ângelo Ferreira, na categoria de menos de 81 quilogramas, venceu a prova, seguido de Camilo Canga e Diamantino Neto que ficou na terceira posição. Já nos menos de 73 kg, João Assunção ficou na primeira posição, enquanto Eduardo Salgueiro e João Pedro foram o primeiro e segundo classificados na categoria de menos de 66 kg.

Em femininos, Stela Francisco e Isabel Francisco (+78 kg) venceram na sua categoria, nos -70 Antónia de Fátima sagrou-se vencedora, Natália António dos -63 conquistou a taça.
Em entrevista concedida à Angop, no final do campeonato, o vice-presidente da federação angolana da modalidade, Paulo Zinga, disse que a prova foi bem disputada, pois apresentaram atletas com grande nível de competição.


Energia

Ministra avalia situação energética no Kwanza Sul


A ministra da Energia e Águas, Emmanuela Vieira Lopes, encontra-se hoje a avaliar as condições de transporte e distribuição de electricidade e água na província do Kwanza Sul. A visita de dois dias termina amanhã, quarta-feira.
A Angop noticia ainda que a responsável pretende abordar, em conjunto com as autoridades locais, questões relacionadas com os investimentos em carteira, para a melhoria do quadro actual. Está ainda na agenda um encontro de concertação com os governadores provinciais do Kwanza Sul, Kwanza Norte e Malanje, bem como visitas a alguns projectos industriais em curso na província em referência.

Emmanuela Vieira Lopes vai deslocar-se à Central Eléctrica de Porto Amboim, ao Tanque de Água do Medungue e vai conhecer os projectos industriais de Porto Amboim (Paenal, Heerema e futuras instalações do Porto Comercial). O programa de trabalho inclui igualmente visita ao Estaleiro da ISOLUX-Sumbe, a ETA/Sumbe, Central Eléctrica do Sumbe, a Subestação do Amboim, Central de captação de água (Projecto Aldeia Nova), na Gabela.