Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 19 de março de 2010

Saúde


Congresso da CPLP sobre VIH/Sida encerra hoje


O III Congresso da CPLP sobre VIH/Sida encerra hoje, sexta-feira, após acesos debates entre Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste acerca dos caminhos a seguir para enfrentar a doença e impedir novas infecções.
Cerca de 200 delegados marcaram presença no III Congresso, que se estruturou sobre quatro pilares temáticos, nomeadamente, a prevenção e tratamento, o mundo do trabalho, a cooperação e a formação de recursos humanos.
O acto de abertura foi marcada com a assinatura de um memorando de entendimento entre a ONUSida e a CPLP, que visa formalizar a cooperação na resposta à doença nos respectivos países. No acto da assinatura, o secretário executivo da CPLP, Domingos Pereira, sublinhou que este memorando não esgota o compromisso que cada um dos países tem com a ONUSida, mas vai ajudar mais no angariamento de apoios, especialmente para as nações africanas, as mais atingidas pela doença.
O director executivo da organização das Nações Unidas, Michel Sidibé, explicou que a organização reforçará o seu papel de promotor de trocas de experiências entre os países de língua oficial portuguesa, "porque esses compartilham não apenas o mesmo idioma, mas uma série de características sociais e culturais que tornam a cooperação sul-sul um instrumento estratégico para a resposta à epidemia da Sida".
O director regional da OMS para África, Luís Sambo, convidado de honra do congresso, apelou ao empenhamento de todos nesta luta, porque ainda há muito a fazer, já que a doença tende a aumentar, fazendo mais de um milhão de vítimas por ano no mundo, com 72 por cento dos óbitos no continente africano.
Hoje é o último dia e os delegados vão discutir estratégias para reduzir o impacto da infecção associada à droga, bem como o papel da sociedade civil na resposta nacional e a concretização normativa dos direitos humanos, tema que terá como um dos oradores o bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Inglês Pinto.

Farmacêutica

Multinacional europeia vai entrar no mercado nacional



A multinacional Medi Portugal, empresa farmacêutica de origem alemã, vocacionada para o fabrico e comercialização de aparelhos e produtos médicos nas áreas de flebologia, linfologia, ortopedia e equipamentos hospitalares pretende abrir uma filial no país. A entidade ainda não definiu uma data para a entrada no mercado nacional.

A informação foi avançada à Angop, em Luanda, O responsável comercial da Medi Portugal, Fernando Antoniotte, revelou à Angop, à margem do VI Congresso Internacional dos Médicos em Angola, que os produtos da Medi já estão disponíveis em Angola, através das empresas “Proquimica” e “Costa Baptistas”. Apesar das referidas entidades comercializarem alguns produtos da multinacional, a marca tem interesse em abrir uma filial no país para expandir os seus serviços e melhor servir a população.

Neste momento, estão numa fase de prospecção de mercado junto de especialistas do sector, de quem estão a receber boa receptividade dos seus produtos, devido à sua qualidade e carência de certos materiais no país. "A Medi pretende instalar-se em Angola, mas ainda sem prazo previsto, facto que pode acontecer hoje, amanhã ou a qualquer momento", frisou o responsável.

Fernando Antoniotte explicou que o objectivo social da empresa é fornecer para o mercado produtos fiáveis, que ofereçam confiança aos médicos e pacientes.

Para tal, argumentou, para o fabrico de medicamentos e outros produtos clínicos a Medi trabalha em conjunto com médicos de várias especialidades, com destaque para os especialistas em cirurgia e em medicina física de reabilitação.
A Medi é uma empresa de origem alemã, que existe há mais de 50 anos. Conta com filias em todos os países da Europa e nos Estados Unidos de América (EUA), exportando produtos para alguns países da América do Sul e África, como Angola e Cabo-Verde.


Telecomunicações


Angola e Cuba assinam acordos


Os governos de Angola e de Cuba assinaram ontem, quinta-feira, em Luanda, dois protocolos de entendimento de carácter técnico e científico nos domínios das telecomunicações. Os documentos formalizam a cooperação entre os dois países. Os memorandos de entendimento estão relacionados com os sectores das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Indústria e Geologia e Minas, pelo que foram rubricados entre os Ministérios das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Indústria e Geologia e Minas de Angola e o Ministério da Informação e Comunicação de Cuba.
Para o vice-ministro da Informática e Comunicações da República de Cuba, Arufe Rodriguéz, o acordo oficializa e fortalece a cooperação neste domínio, à luz do quadro das conversações entre os responsáveis dos dois ministérios aquando da visita do ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação de Angola, José Carvalho da Rocha, a Cuba.
Os protocolos enquadram-se no Plano Estratégico de Cooperação no domínio das telecomunicações e vão permitir que Cuba, através das oportunidades que se lhe apresenta, possa contribuir para o desenvolvimento de Angola nos domínios da informação, informática, telecomunicações e indústria electrónica.
O vice-ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação para as Telecomunicações, Alcídes Safeca, referiu à Angop que a assinatura do documento resulta de um trabalho orientado de pelos chefes de Estado, que começou logo após a assinatura do memorando entre os dois ministérios, em Outubro de 2009, em Havana.
Alcídes Safeca anunciou que a assinatura resulta da transversalidade que as tecnologias de informação têm nos diversos sectores, cujo principio fundamental é fazer gerar sinergias entre os dois estados, trocando experiências em matérias relevantes de cada uma das partes envolvidas.

Diplomacia

Cooperação com a China reforçada


A secretária de Estado para a Cooperação, Exalgina Gâmboa, salientou hoje que o país tem mantido uma postura de diálogo permanente com os parceiros chineses, com o intuito de reforçar as relações entre os dois países.
A responsável angolana proferiu tais considerações na abertura de um encontro com uma delegação chinesa, chefiada por Jin Peiding, membro do Comité Consultivo de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país asiático. A secretária de Estado admitiu que a China é dos maiores e melhores parceiros de Angola, pelo que o país pretende manter um diálogo profícuo no quadro das boas relações existentes.
Jin Peiding realçou os progressos alcançados pelo país desde a última vez que esteve em Luanda, em 2006, na qualidade de enviado especial do presidente Jiang Zemin, de quem foi portador de uma mensagem para o homólogo angolano, José Eduardo dos Santos. Acrescentou, em declarações à Angop, que desta vez tem como objectivo a troca de ideias, visando traçar estratégias para o desenvolvimento das relações com Angola e com o continente em geral.
Outro objectivo da delegação, consiste em promover e potenciar as relações económicas e comerciais entre os dois países, uma vez que Angola é actualmente o maior parceiro comercial da China no continente africano.

Ensino Superior

Portugal e Angola estreitam cooperação



Portugal e Angola vão estreitar a cooperação ao nível da formação de quadros para as universidades e politécnicos e para a avaliação das instituições e dos cursos do ensino superior, revelou hoje o ministro Mariano Gago, em declarações à agência de notícias portuguesa Lusa.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está desde hoje em Angola para uma visita oficial de dois dias, onde vai assinar um acordo bilateral de cooperação na área do ensino superior. O memorando, que Mariano Gago apontou como "muito amplo", prevê "a troca e apoio à formação de quadros qualificados para universidades e politécnicos, a partilha de experiências, a participação conjunta em desenvolvimento curricular e a participação conjunta na actividade de avaliação das instituições e dos cursos do ensino superior dos dois países".

Mariano Gago desloca-se a Angola pela primeira vez e, à chegada ao aeroporto de Luanda, disse esperar "uma nova época nas relações entre os dois países no domínio do ensino superior e da ciência e da tecnologia". "Portugal e Angola partilham responsabilidades importantes nesta área, sabemos quer em Angola quer em Portugal que o desenvolvimento científico é a única maneira de atingir níveis de civilização a que ambos aspiramos e a cooperação no domínio do ensino superior e da ciência e tecnologia é uma prioridade para os dois governos", destacou.