Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 10 de março de 2010

Encontro

Turismo e agricultura no topo da cooperação entre huilanos e italianos



Empresários da província da Huíla definiram o sector comercial, agrícola e turístico como áreas prioritárias para a cooperação com homólogos italianos. A delegação de Itália encontra-se na cidade do Lubango para avaliar as novas áreas para investimento.
Após um encontro com a comitiva italiana, os empresários da Huíla manifestaram intenção de cooperar e elegeram os referidos sectores como os mais atractivos.
Em declarações à Angop, o presidente da Associação Agropecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), António de Lemos, referiu que o encontro foi proveitoso, pois as possibilidades de cooperação são mutuamente vantajosas. O responsável sublinhou que a classe local pretende estreitar a parceria com os italianos, atendendo ao forte “know how” que estes detêm nas referidas áreas.
Por sua vez, o chefe da delegação italiana, Aldo Di Clemente, prometeu seriedade no apoio aos angolanos, através de transferência de tecnologia, “know how” e outras acções que visam dar maior correspondência no ramo empresarial entre ambos países. Esta é a primeira visita do género que empresários italianos realizam na província da Huíla, como resposta à deslocação feita em Outubro de 2009 por empreendedores huilanos à região de Abruzzo e Pescara.
O programa de visita da delegação da Itália prossegue hoje com um encontro com a direcção da energia e águas, no qual serão avançadas propostas sobre energias renováveis e visita ao sector industrial.


SADC


Concertação da actuação da polícia defendida



O ministro angolano do Interior, Roberto Leal Ramos Monteiro "Ngongo", considerou ontem, terça-feira, em Luanda, que é imperioso proceder à concertação dos métodos de actuação de todas as polícias da região da SADC, para um combate eficiente dos crimes transnacionais.

O ministro discursou na cerimónia de abertura do primeiro curso de Comando, Liderança e Chefia para oficiais superiores do Sub-Comité da Rede Mulher Polícia dos Países da África Austral (SADC), que decorrerá até ao dia 16, na capital angolana. "Como consequência do mundo globalizado e interactuante no qual estamos inseridos, o crime em todas as variantes e vertentes está em constante evolução e refina permanentemente as tácticas e as formas de actuação", esclareceu. De acordo com o titular da pasta do Interior, tal imperativo tornou evidente a necessidade da coordenação de esforços entre os órgãos que, no seu dia a dia, "travam a grande e nobre batalha de enfrentamento das actividades delituosas".

Relativamente à formação, "Ngongo" sublinhou que a mesma subscreve-se no esforço de melhoria do desempenho do efectivo policial feminino da SADC. "Ela constitui o motivo pelo qual se guiam os princípios de actuação de uma polícia moderna e à altura das exigências do momento", declarou.

Segundo o ministro, "só com quadros capazes e suficientemente preparados, as corporações policiais da região estarão em condições de melhor cumprir com os objectivos pelos quais estão instituídas". Com efeito, defendeu que o curso se reveste de grande importância, sobretudo devido à dimensão geoestratégica da região Austral de África, no contexto universal.

No curso, participam 33 mulheres polícias dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), excepto o Madagascar, e visa conferir à rede maior interacção e conhecimentos dos módulos de trabalho de cada país membro. A Rede da Mulher Polícia da SADC é um órgão da Organização Regional para a Cooperação dos Chefes da Polícia da África Austral (SARPCCO), que visa aglutinar todas as mulheres polícias dos países membros da região.

Integram a SADC Angola, África do Sul, Botwsuana, Namíbia, Zâmbia, Tanzânia, Madagascar (suspenso), Zimbabwe, Moçambique, Leshoto, Suazilândia, RDCongo, Ilhas Maurícias e Malawi.


Cultura

Associação Elinga e Movimento X promovem pintura






A Associação Elinga e o Movimento X apresentam amanhã, quinta-feira, uma exposição de pintura do artista plástico angolano Marcos Kabenda. Com o título "MK2010", a mostra terá lugar no espaço Elinga Teatro e abre portas ao público às 18 horas.

Marco Kabenda nasceu em Luanda e formou-se em artes plásticas. Especializou-se em pintura entre 1988 a 1991, no Instituto Médio de Formação Artistica e Cultural de Angola (Infac). De 1998 a 2000, fez graphic design, na Universidade de Mindrand, na África do Sul, e em 2003 beneficiou de uma formação no Instituto de Arte e Comunicação Visual de Lisboa.

Aos 35 anos, o artista tem no seu curriculo vários prémios, como o "Ensarte", em 1996, a "Menção honrosa no prémio Ensarte" e "AOl-Ami" (1998), pintura em contentores portuários, bem como participações em várias exposições colectivas em Luanda e Cape Town (África do Sul).

Moda

Marca angolana 'Mental' apresentada em Portugal


A dupla de estilistas angolanos Shunnoz e Tekassala apresentam no próximo dia 14 de Março, em Portugal, a marca 'Mental', uma colecção nova de roupa de inverno, no Moda Lisboa.
Segundo uma nota divulgada pela Angop, a dupla de estilistas africanos, que é famosa por ousar em suas criações, apresentará o seu trabalho mais recente intitulado de "Tecido-Adaptação". A construção de ideias, o estímulo de novos pensadores multiculturais e a busca de valores positivos é o que a nova colecção da Mental propõe para o seu público, onde o fundamental é permitir a criação de uma atmosfera com algo novo, desde que positivo. "A cartela de cores faz um passeio pelo azul Royal, branco, cinza, preto, vermelho, cinzento chumbo, fúcsia, verde e amarelo, um verdadeiro arco-íris cheio de harmonia e bom gosto", lê-se na nota enviada à comunicação social.
A marca Metal tem como objectivo criar moda para o corpo, mente e espírito. A sensibilidade é a grande arma para Shunnoz e Tekassala, que produzem uma moda afro-ocidental, onde as ideias africanas são aplicadas em tecidos ocidentais.
A dupla, que usa os tecidos como ferramenta de sobrevivência, produz grandes ideias e desde que surgiram têm inovado o modo de vestir do homem angolano através das suas sucessivas novidades.

Sociedade

Huíla: 45 milhões de Kwanzas para sistemas de água


A administração da Chibia, Huíla, anunciou que vai construir 15 sistemas de captação de água subterrânea no município, no âmbito do Programa de Intervenção Municipal (PIM) referente a 2010. O investimento ronda os 45 milhões de Kwanzas.
A Angop noticia hoje, quarta-feira, que a administradora municipal, Otília Noloti Vianney, adiantou à agência de notícias que os sistemas serão construídos nas proximidades das escolas das áreas rurais da circunscrição, para beneficiar os alunos e as comunidades.
A responsável alegou que a iniciativa se enquadra num programa local visando garantir o abastecimento de água potável às populações que habitam nas quatro comunas que compõem o município (Sede, Capunda e, Jau e Quihita) e para possibilitar que os alunos tenham água próximo dos estabelecimentos de ensino.
A administradora Otília Noloti Vianney afirmou que o projecto vai beneficiar 7.500 habitantes da localidade que, anteriormente, não tinham acesso à água potável e vai contribuir para o combate de doenças decorrentes do consumo de água imprópria, como as diarreias e cólera.
Com uma superfície de 5281,6 quilómetros quadrados, o município da Chibia comporta uma população estimada em 131.540 habitantes que se dedicam maioritariamente à agricultura e criação de gado.