Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cultura


Fundação Agostinho Neto pretende erguer centro cultural



A Fundação António Agostinho Neto pretende erguer, no próximo ano, um centro cultural na província de Huambo, em homenagem ao primeiro Presidente da nação (António Agostinho Neto), informou o assessor de direcção da instituição, Amarildo Cândido Vieira Dias da Conceição.
Segundo o responsável, a construção da infra-estrutura, que terá, entre outros compartimentos, uma biblioteca, salas de estudos, galerias de exposição e anfiteatro, insere-se no cumprimento do objectivo social da fundação, que deseja perpetuar os feitos e ideais de Agostinho Neto.
Fez saber que após a construção do centro, o espaço será um local
de opinião e de transmissão de conhecimentos sobre a vida e obra de Agostinho Neto, assim como para apoiar serviços múltiplos que visam o crescimento da intelectualidade da província, com realce para a juventude.
Amarildo da Conceição disse haver boa vontade e sensibilidade das autoridades locais para a materialização do projecto, tendo anunciado, por outro lado, que a fundação tem vindo a desenvolver um ciclo de actividades diversas, pelo país, com o objectivo de dar a conhecer aos cidadãos nacionais e estrangeiros os ideais de Agostinho Neto e os seus feitos em prol da nação.
Criada a 17 de Setembro de 2007 em Luanda, a Fundação António Agostinho Neto é, desde o início deste ano, observadora consultiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Saúde


Chevron oferece 500 mil dólares americanos à Pediatria de Luanda



A empresa petrolífera norte-americana Chevron ofereceu 500 mil dólares americanos ao Hospital Pediátrico "David Bernardino", para a construção de um novo bloco operatório.
A esposa do vice-presidente da companhia, Diane Watson, fez a entrega da quantia ao director-geral da referida instituição, Luís Bernardino. Em declarações à imprensa, Diane Watson afirmou que a sua empresa vai continuar ajudar alguns sectores da sociedade, com destaque para a saúde e educação. “Esta doação, representa uma vez mais o empenho da Chevron em trabalhar com os nossos parceiros na melhoria dos serviços de saúde em Angola", acrescentou. A interlocutora afirmou que a companhia americana continuará a trabalhar com instituições hospitalares de Angola e, em particular, com a Pediatria David Bernardino que tem estado a colaborar desde 1998. Por sua vez, o director-geral do Hospital Pediátrico, Luís Bernardino agradeceu a oferta, tendo referido que o actual bloco operatório é exíguo para as ocorrências que se têm registado na unidade. Para o responsável, é necessário que outras instituições privadas e estatais colaborem para a melhoria da referida instituição hospitalar. Na ocasião, foi mostrada a planta para a construção do bloco operatório, tendo os visitantes se inteirando ainda da funcionalidade do hospital, com realce para a sala onde são realizado a Tomografia Axial Computarizada (TAC) e o Centro de Apoio ao Doente Anémico.

COCAN 2010

COCAN intensifica divulgação da prova na Europa e África



O Comité Organizador da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações em Futebol (COCAN) pretende expandir a campanha de divulgação da prova à França, Egipto, Etiópia e Tanzânia, visando o maior conhecimento das potencialidades de Angola no exterior. O facto foi avançado pelo director executivo deste comité, António Mangueira, que, no entanto, não adiantou datas. Depois do organismo divulgar a realização da copa africana em Portugal e África do Sul, o responsável apontou e justificou a escolha dos próximos campos de actuação, durante um encontro entre membros do COCAN e da comunicação social. Considerou que a escolha de França se deve ao facto da sua capital, Paris, ter sido vista (pelo organismo) como o centro da Europa, a Etiópia por possuir em Adis Abeba, a sede da União Africana, e o Egipto por ter a sede da Confederação Africana de Futebol (CAF). Quanto à Tanzânia, disse que o COCAN vai aproveitar a realização, em Dar-Es-Salaam, de uma reunião de embaixadores africanos, cuja data está por indicar, para divulgar as actividades relativas ao campeonato africano de futebol. Durante o encontro, António Mangueira fez um resumo da recente actividade do COCAN em Durban (África do Sul), sublinhando que as preocupações dos sul-africanos (imprensa e não só) estiveram ligadas à construção dos estádios que vão albergar o CAN, assim como a hotelaria, transporte e telecomunicações. Os sul-africanos, acrescentou, inteiraram-se também de aspectos atinentes à concessão de vistos de entrada, pelo que a organização da prova tem de redobrar a divulgação dos aspectos organizativos e outras potencialidades do país. Considerou proveitosa a campanha promovida na cidade de Durban, província sul-africana do Kwazulu Natal, durante a qual aproveitou-se o acto de atribuição do Prémio Africano de Jornalismo, da cadeia de televisão americana CNN e da Multichoice, para dar a “conhecer o CAN”. “Tivemos a oportunidade de junto de canais televisivos e outros órgãos de comunicação dar a conhecer os passos na preparação da prova. Agora resta-nos redobrar esforços para que a imagem de Angola seja vista como um país em progresso”, frisou A campanha publicitária da prova, denominada “Estamos juntos”, inclui, entre outros, spot’s de rádio e televisão e foi lançada a 4 de Fevereiro último nas cidades de Benguela, Cabinda, Luanda e Lubango, em que se vão realizar os jogos.

Turismo


Angola e Namíbia assinam acordo



As repúblicas de Angola e da Namíbia rubricaram ontem um acordo de cooperação, com o objectivo de impulsionar as actividades no domínio do Turismo. O ministro angolano da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, e a responsável namibiana pelo Ambiente e Turismo, Netumbo Nandi Ndaitwah estabeleceram um protocolo, que visa estabelecer as bases jurídicas para o desenvolvimento da cooperação institucional e empresarial entre as partes neste domínio.
O mesmo inclui a cooperação mútua, procedimentos migratórios, mercado misto, defesa e segurança dos turistas, formação profissional, desenvolvimento turístico da travessia fronteiriça, harmonização da classificação e padronização, assim como o intercâmbio de informações.
Após a assinatura, o ministro angolano da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, referiu que este instrumento vai permitir promover a actividade turística entre os dois países que partilham uma extensa fronteira. Pedro Mutindi acrescentou que pretende que as relações entre os dois países sejam sempre de paz, segurança e desenvolvimento.
O ministro angolano da Hotelaria e Turismo acrescentou que a tarefa a seguir é a elaboração de um cronograma de execução para a implementação das acções neste domínio, que priorize a formação de quadros, uma vez que a Namíbia tem experiência nesta área, bem como que inclua a realização periódica de sessões de avaliação.
A governante namibiana, Netumbo Nandi Ndaitwah, disse que o acordo representa a unidade e determinação dos dois países para o desenvolvimento deste sector, que é estratégico para impulsionar as respectivas economias nacionais.
Netumbo Nandi Ndaitwah esclareceu que foram já criados mecanismos para garantir o livre movimento de turistas nos dois países, bem como para que estes possam encontrar o mesmo tratamento num ou noutro país.

Diplomacia



Cooperação bilateral tem progredido positivamente



As relações bilaterais entre o Egipto e a República de Angola continuam de uma maneira progressiva com trocas recíprocas de visitas e convites dos oficiais seniores entre os dois países, ressaltou hoje a Embaixada egípcia numa declaração a que Angop teve acesso.
A cooperação com os países africanos que compartilharam "os nossos sonhos de pôr fim à era do colonialismo foi reflectido positivamente", tendo potenciado o relacionamento bilateral com a República de Angola.
De acordo com o documento, divulgado na véspera dos 57 anos do triunfo da revolução no Egipto, este país foi um dos primeiros a abrir a sua representação diplomática em Angola (1976), depois da sua independência em Novembro de1975.
O relacionamento político entre as duas nações assenta na deliberação de assuntos relativos a África e a questões internacionais, refere ainda a declaração da Embaixada egípcia em Angola. A cooperação com todos os movimentos africanos, que lutaram para alcançar a independência do continente, foi ocupada como prioridade na agenda da política estrangeira do Egipto, e nessa época foi aberto em Cairo o escritório do MPLA, em 1965.
A representação diplomática egípcia em Angola realizou várias actividades sociais e políticas, em cooperação com a Associação de amizade e solidariedade Angola-Egipto.
Neste âmbito, foram distribuídos cartazes e camisolas no âmbito do "Programa juntos lutemos contra o VIH/Sida", em Luanda.
O Egipto é berço de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. Cerca de 90% da população - a segunda maior da África e a maior do mundo árabe - vive concentrada em apenas 4% do território. O islamismo é a religião de mais de 80% dos habitantes.