
Cooperação bilateral tem progredido positivamente
As relações bilaterais entre o Egipto e a República de Angola continuam de uma maneira progressiva com trocas recíprocas de visitas e convites dos oficiais seniores entre os dois países, ressaltou hoje a Embaixada egípcia numa declaração a que Angop teve acesso.
A cooperação com os países africanos que compartilharam "os nossos sonhos de pôr fim à era do colonialismo foi reflectido positivamente", tendo potenciado o relacionamento bilateral com a República de Angola.
De acordo com o documento, divulgado na véspera dos 57 anos do triunfo da revolução no Egipto, este país foi um dos primeiros a abrir a sua representação diplomática em Angola (1976), depois da sua independência em Novembro de1975.
O relacionamento político entre as duas nações assenta na deliberação de assuntos relativos a África e a questões internacionais, refere ainda a declaração da Embaixada egípcia em Angola. A cooperação com todos os movimentos africanos, que lutaram para alcançar a independência do continente, foi ocupada como prioridade na agenda da política estrangeira do Egipto, e nessa época foi aberto em Cairo o escritório do MPLA, em 1965.
A representação diplomática egípcia em Angola realizou várias actividades sociais e políticas, em cooperação com a Associação de amizade e solidariedade Angola-Egipto.
Neste âmbito, foram distribuídos cartazes e camisolas no âmbito do "Programa juntos lutemos contra o VIH/Sida", em Luanda.
O Egipto é berço de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. Cerca de 90% da população - a segunda maior da África e a maior do mundo árabe - vive concentrada em apenas 4% do território. O islamismo é a religião de mais de 80% dos habitantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário