Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 22 de abril de 2010

CPLP

Cooperação está no bom caminho


A cooperação multilateral entre os países membros da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) está a bom nível e deverá conhecer nova dinâmica nos próximos tempos. A opinião é do secretário executivo, Domingos Simões Pereira, que se encontra na capital angolana para preparar a próxima reunião da organização.
Em entrevista à Angop, Domingos Pereira referiu que esta cooperação abrange vários domínios, especialmente a educação, saúde, defesa, segurança alimentar e cultura.
O responsável da CPLP esclareceu que a recente série de reuniões se destinou a identificar os elementos que, no futuro, vão produzir resultados muito importantes. Exemplificou que, os oito Estados membros, através dos seus ministros, elaboraram um documento comum, tido como "programa estratégico de cooperação para a saúde", que irá orientar a intervenção da organização comunitária neste domínio. "Este documento foi apresentado aos nossos principais doadores e ,neste momento, está a ser feita a mobilização de recursos para a sua implementação. Penso que não há nada mais representativo desta construção comunitária, desta unidade na diversidade, do que este tipo de acções", sublinhou o secretário executivo da CPLP.
Domingos Simões Pereira fez questão de frisar que se assiste também a uma evolução processual interessante no seio da organização e que vai no sentido de incentivar os países a colocar mais recursos para uma cooperação multilateral sólida.
Anunciou ainda estar agendada uma discussão a nível dos ministros das Relações Exteriores da comunidade, sobre a possibilidade da criação de uma "direcção de cooperação", para identificar as áreas prioritárias e os pontos focais deste intercâmbio.

Direitos humanos


Comissária da UA em Luanda


A governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo, recebe hoje, quinta-feira, a comissária da União Africana para os Direitos Humanos e dos povos, Soyata Maiga.
A dirigente encontra-se no país desde segunda-feira, no âmbito de uma visita oficial, que tem como finalidade o desenvolvimento de contactos e actividades ligadas à promoção dos assuntos que UA desenvolve no continente, junto das várias entidades do Governo angolano. A Angop noticia que a comissária Soyata Maiga tem elogiado os esforços do governamentais, que visam a melhoria dos direitos humanos.
A delegação da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (ACHPR) manteve um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma, e com o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos. Entretanto, Soyata Maiga reuniu-se com a ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, e com o secretário de Estado para os Direitos Humanos de Angola, António Bento Bembe.

Ambiente


Sensibilização ambiental no mercado Roque Santeiro



A Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) arranca hoje, quinta-feira, com uma campanha de sensibilização ambiental, que será levada a cabo no mercado do Roque Santeiro. Com o slogan "Está na hora", a acção é financiada pelo Governo Provincial de Luanda (GPL) e destina-se a todos os utilizadores dos Mercados da capital.
A Angop divulga uma nota da Elisal que justifica a escolha do Roque Santeiro para a intervenção inicial por este se tratar de um dos locais com maiores dimensões, afluência de clientes e carisma. Após o contacto directo com os consumidores, a equipa vai distribuir sacos multiusos para apelar à reutilização.
Numa segunda fase, a campanha "Está na hora" vai abranger os principais mercados da província de Luanda, com objectivo de apelar à necessidade de mudança, alertando a população para os riscos na saúde associados ao incorrecto encaminhamento do lixo e reforçando os procedimentos de acondicionamento e deposição dos resíduos sólidos.
Em posteriores fases da campanha, serão efectuadas intervenções junto dos locais de depósito do lixo, em paragens de autocarros e de táxis, em estabelecimentos de pequeno comércio e em locais de culto, através da distribuição de materiais informativos e utilitários associados, num total de 30 mil unidades.
Para breve, está ainda agendada a implementação de campanhas destinadas a banhistas e a automobilistas, com o intuito de elevar os níveis de civismo e sensibilizar para a necessidade de acondicionar correctamente os lixos produzidos fora do contexto doméstico.
O programa de educação ambiental tem como objectivo introduzir alterações comportamentais efectivas junto da população e prevê a realização de 80 campanhas de sensibilização junto de públicos específicos, no decorrer dos próximos cinco anos.

Saúde


Oncocercose necessita de estratégia de combate



A directora do Programa Nacional das Doenças Negligenciadas para África (APOC), Uche Amazigo, defendeu hoje, quinta-feira, na cidade do Lubango, província da Huíla, o desenvolvimento de estratégias imediatas para a erradicação da oncocercose (também conhecida por cegueira dos rios) em todo país.
Em declarações à Angop, a responsável traçou o estado actual da doença no país e lembrou que é urgente incentivar a elaboração de estratégias específicas para cada região, contando para isso com a colaboração dos governos provinciais, de forma a evitar a propagação da doença pelas famílias das zonas ribeirinhas. A finalidade do programa consiste em sensibilizar a população geral para a patologia, uma vez que existem medicamentos para combater a situação. Uche Amazigo aproveitou a ocasião para recordar que os governos devem colaborar na elaboração dos programas de combate, visto que a oncocercose atinge mais de 800 mil angolanos. Uma das estratégias deve visar os directores dos postos de saúde municipais para que informem os utentes sobre os métodos de prevenção.
A responsável esteve no Lubango para orientar um seminário sobre a doença. Moxico, Bengo e Malanje serão os próximos locais a visitar pela directora do APOC.



Sociedade

Barragem da Lunda Norte condiciona abastecimento de energia


O governador em exercício na Lunda Norte, Moisés Chingongo, afirmou ontem, quarta-feira, no Dundo, que a degradação da barragem hidroeléctrica do Luachimo está a condicionar a distribuição da energia eléctrica à população da região.
Em declarações à imprensa, durante uma visita à central hidroeléctrica do Luachimo, o dirigente revelou que a infra-estrutura existe há cerca de 50 anos e que nunca foi reestruturada. Actualmente, funciona apenas com duas turbinas de dois mega watts cada (o equipamento possui quatro turbinas instaladas para o fornecimento de energia à cidade do Dundo). A região tem 300 mil habitantes e o seu considerável crescimento demográfico dos últimos anos contribuiu para as carências de energia. O governador exigiu uma intervenção urgente no espaço para que este volte a funcionar com quatro turbinas, de forma a garantir a qualidade da distribuição enérgica.