Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Inovação

Inamet constrói novo centro regional de formação de meteorologistas



Um novo centro regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inamet), vocacionado à formação de meteorologistas nacionais e estrangeiros, será inaugurado este ano, em Luanda, anunciou hoje (quinta-feira), nesta cidade, o responsável da instituição, Makumbe Mabika.
Em declarações à Angop, o meteorologista indicou que o centro formará quadros para os serviços provinciais angolanos de meteorologia e de alguns países africanos, com equivalências de técnicos médios profissionais.
Além de quadros angolanos, os formadores do centro vão ministrar aulas igualmente a outros técnicos africanos, do sector da meteorologia, de países como Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, mencionou a fonte.
Precisou que o currículo da instituição será elaborado com base nos princípios e regras estabelecidos pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM), a quem todos os países (incluindo Angola) interessados em formar os seus quadros, deverão solicitar bolsas de estudo para suportar os custos com a formação.
Makumbe Mabika referiu que o ano lectivo no centro terá o início quando o empreiteiro, que a faz alguns acabamentos na infra-estrutura, entregar a obra. “No primeiro ano de formação, o centro vai promover apenas seminários e cursos de capacitação e de reciclagem só para meteorologistas angolanos”, garantiu.
Segundo o especialista, centros regionais semelhantes ao do Inamet existe em África, no Quénia e no Niamei, assim como na América do Sul (Brasil) e na Ásia (China).
O Instituto Nacional de Meteorologia conta, desde o tempo colonial, com um centro regional de formação de meteorologistas, localizado no bairro da Mulemba, município do Cazenga, mas encontra-se degradado.

Constituição

Documento aprovado sem votos contra


A Constituição angolana foi hoje aprovada na Assembleia Nacional com 186 votos a favor, do MPLA, do PRS e da Nova Democracia, sem votos contra e duas abstenções. As duas abstenções são dos dois deputados da FNLA.

A UNITA, o maior partido da oposição, com 16 dos 220 deputados eleitos, esteve ausente da votação por considerar que o novo texto constitucional foi aprovado de forma ilegal devido às condicionantes existentes na anterior Lei Fundamental.

Internacional

Réplica de 6.1 assusta o Haiti

Não há para já notícia de vítimas mortais da forte réplica de 6,1 na escala de Richter que acordou ontem de manhã o Haiti. Em Port-au-Prince, alguns edifícios e casas que estavam já parcialmente derrubados, ruíram completamente. Foi a mais forte réplica desde o terramoto de 12 de Janeiro. Aconteceu quando passavam três minutos das 6 da manhã no Haiti (11h03 em Lisboa).

Wilherm Berthol, o director geral do Hotel Coconuts, disse aos jornais internacionais que, em comparação com o sismo de dia 12, foi “a diferença de um abanão de três metros e um abanão de três centímetros”. Desta vez, foi um abanão de três centímetros. No hotel, que já tinha resistido ao terramoto, muitos dos hóspedes, quase todos jornalistas, mas também locais, saíram à pressa dos quartos, não havendo qualquer vítima a registar. O novo sismo, teve magnitude 6.1 na escala de Richter. Segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS) epicentro foi registado a 60 km da capital, Port-au-Prince e a 95 km de Les Cayes, no Haiti. Os edifícios, já parcialmente destruídos, foram novamente atingidos. As pessoas aglomeraram-se nas ruas.

Diamantes


ENDEB investe mais de USD 107 milhões



As empresas Endiama e De Beers (ENDEB) investiram, de 2005 a 2009, 107.337 milhões de dólares norte-americanos, no Projecto Lunda Nordeste, de prospecção de áreas diamantíferas na província da Lunda Norte, região Nordeste de Angola.
Segundo dados da empresa, aos quais a Angop teve acesso, o projecto é constituído em associação e participação pelas diamantíferas Endiama (51 por cento) e De Beers (49 por cento). A constituição, em 2005, deu origem à ENDEB - uma junção das iniciais de ambas as empresas.
Durante cinco anos de trabalhos, a empresa descobriu 108 Kimberlitos, dos quais, 88 já com informação económica de primeira ordem (química mineral), 67 com informação para micro diamantes, 33 com amostras para macro diamantes (grande Volume) e nove identificados para a realização de trabalhos detalhadamente.
Para a materialização do projecto Lunda Nordeste, a ENDEB realizou, durante o período em análise, 489 acções de formação técnico-profissional a pelo menos 350 trabalhadores, investiu em lavarias para tratamento de amostras kimberlíticas, laboratórios de macro-diamantes, em Luanda, e em segurança de trabalho.
O projecto prossegue por mais quatro anos (até 2013), dividindo-se em duas fases, a de teste jazigo (delineação e trabalho detalhado) e de avaliação (amostragem em grande volume). A Endiama é a concessionária angolana no domínio da prospecção, pesquisa, reconhecimento, exploração e comercialização de diamantes de Angola, enquanto a De Beers é uma empresa sul-africana que opera em Angola no ramo diamantífero.

Seguros


ENSA garante maior cobertura do seguro automóvel


A Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), no Cunene, anunciou, em declarações à Angop, de que dispõe das condições técnicas e materiais necessárias para facilitar o processo de pagamento do seguro automóvel obrigatório, que entra em vigor a partir de 11 de Fevereiro próximo. O gerente da companhia, Paulo Kamundongo, referiu que, além da agência de Ondjiva, a ENSA conta com a colaboração de 52 mediadores que estão a trabalhar em todos os municípios da província.
A ENSA no Cunene tem já a estratégia traçada, que consiste na promoção de acções de sensibilização e esclarecimento da importância e vantagem do seguro automóvel, de modo a proporcionar maior adesão dos utentes de viaturas aos serviços de seguro.
Entretanto, o responsável pediu aos proprietários de veículos automóveis a pagar atempadamente o seguro, para evitar as longas filas de espera, frequentes nos últimos dias.

Legislação

Constituição aprovada hoje



A Assembleia Constituinte ratifica hoje, quinta-feira, na globalidade, a Constituição da República de Angola, aprovada ontem na especialidade, em Luanda.

O texto contém oito títulos, nomeadamente respeitantes aos princípios fundamentais, direitos e deveres fundamentais, à organização económica, financeira e fiscal, à organização do poder de Estado incluindo os poderes executivo, legislativo e judicial, à administração pública, ao poder local, garantias da constituição e controlo da constitucionalidade e às disposições finais e transitórias.

No que concerne aos princípios estruturantes, a Carta Magna, apresentada pelo presidente da Comissão Constitucional, Bornito de Sousa, consagra a democracia pluralista, o carácter unitário do Estado, o respeito pela dignidade da pessoa humana, a supremacia da constituição e o primado da lei.

Segundo a Angop, o documento estabelece um sistema de governo misto, assente numa matriz presidencialista-parlamentar, resultante de um sufrágio universal livre, igual, directo, secreto e periódico, ou seja, um poder local participado dos cidadãos, um poder judicial independente e a manutenção dos símbolos nacionais. O instrumento jurídico político que entra em vigor após a sua promulgação pelo Chefe de Estado, foi elaborado por uma comissão integrada por 60 deputados, apoiados por um grupo técnico composto por 19 especialistas e contém 244 artigos.

O acto de rectificação do texto fundamental do país será assistido por membros do Governo.