Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Encontro

Botelho de Vasconcelos no Fórum de Energia


Os 65 países participantes do XII Fórum Internacional de Energia (FIE) aprovaram ontem, quarta-feira, a "Declaração Ministerial de Cancum" (México). Angola fez-se representar por uma delegação chefiada pelo ministro dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos.

O evento, que encerrou ao final do dia de ontem, contou com a presença do Presidente dos Estados Unidos Mexicanos, Felipe Calderon, que durante a sua intervenção destacou a importância do diálogo entre os países consumidores e produtores, de modo a garantir a segurança energética mundial, onde mais de dois biliões de pessoas precisam de energia eléctrica.

A reunião foi organizada na sequência do encontro realizado em Roma (Itália), de 20 a 22 de Abril de 2008 sob o tema "Diálogo sobre energia para responder aos desafios globais". Na altura, foi constituído um Grupo Director de Alto Nível, no sentido de fazer recomendações ao XII do FIE, com vista a reforçar o diálogo entre consumidor e produtor, através do Fórum Internacional de Energia (FIE) e reduzir a volatilidade nos mercados energéticos.

Durante o encontro de ontem, os países membros do FIE decidiram agendar uma reunião para antes de Marco de 2011, em Riyadh, Reino da Arábia Saudita, no sentido de aprovar a Carta do FIE e debater o progresso sobre o trabalho analítico delineado nas recomendações.

Um dos objectivos do FIE prende-se com o estreitamento das diferenças entre os países consumidores e produtores, ambos desenvolvidos e em desenvolvimento, o aumento do conhecimento do seu interesse comum na promoção da transparência, estabilidade e possibilidade das políticas energéticas e relacionadas com a energia, que exigem esforços individuais e concertados por parte dos governos e das industrias afins.

A Declaração Ministerial de Cancum foi subscrita, entre outros países, pela Argélia, Angola, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Equador, Portugal, Estados Unidos, Irão, Iraque, Paquistão, Franca, Holanda, Índia, Hungria, Venezuela, Qatar, Nigéria, México, Noruega, Nova Zelândia, republica Checa e Azerbeijão.

Agricultura


"Água para Todos" vai beneficiar mais de 400 mil habitantes


A informação foi avançada hoje à imprensa, no Huambo, O director provincial de Energia e Águas, Adolfo Elias, adiantou hoje à Angop que no mínimo 412 mil pessoas, na maioria residentes nas zonas rurais e peri-urbanas, vão ter acesso a água potável nos próximos dois anos, através da criação e reabilitação de novos sistemas de abastecimento. O responsável acrescentou que actualmente o projecto beneficia apenas 48 mil pessoas, valor "aquém das expectativas iniciais".
Afirmou que desde meados de 2008, altura em que o programa “Água para todos” começou a ser implementado nesta província, foram construídos 60 pontos de água e reabilitados 140.
Adolfo Elias garantiu que até em 2010, o referido programa prevê construir em toda a extensão da província um total de 500 pontos de distribuição de água potável para permitir corresponder com as expectativas de beneficiar pelo menos 412 mil habitantes.

Petróleo

Sonangol e Total anunciam nova descoberta



A Sonangol e a subsidiária do grupo Total, a Tepa (block 17/06) Limited, anunciaram hoje, quinta-feira, a descoberta de um poço de petróleo, em águas profundas do "offshore" de Angola.

Segundo um comunicado divulgado pela Angop, em Luanda, o poço Begónia-01 é o segundo poço de pesquisa sondado com sucesso no bloco, perfurado numa lâmina de água de 453 metros.

O poço comprovou a existência de hidrocarbonetos nos reservatórios de idade miocênica, tendo produzido na fase de teste, mais de seis mil barris/dia de crude de muito boa qualidade (36 graus API de densidade).

A Sonangol é a concessionária do Bloco 17/06. A Total é a operadora do bloco com uma participação de (30 por cento), Sonangol Pesquisa e Produção S.A (30), Sonangol Sinopec International Limited (SSI) Seventeen Limited (27,5), Acrep Bloco 17 S.A. (5), Falcon Oil Holding Angola S.A. (5) e Partex Oil and Gas (Holding) Corporation (2.5).



Polícia Nacional


Operação Páscoa Segura


Cerca de mil efectivos das divisões da Polícia Nacional de Luanda, capital do país, estão mobilizados para participar a partir da meia-noite de hoje numa operação de contenção da criminalidade.


De acordo com o porta-voz do comando provincial, superintendente-chefe Jorge Bengui, a acção estará virada, principalmente, para roubos e furtos de viaturas, assaltos na via pública, homicídios, violações sexuais e recolha de armas de fogo.


A operação vai decorrer até segunda-feira e envolve efectivos da Polícia da Ordem Pública, Investigação Criminal, de entre outras unidades afectas ao Comando Provincial.

Desminagem

Desminagem permite instalação de cabos de fibra óptica


As acções de desminagem na via Saurimo-Cacolo-Capenda Camulemba e na ponte sobre o rio Cuango, na estrada nacional 230, na província da Lunda Sul, tem sido uma mais-valia para as populações, visto que tem facilitado o lançamento do troço do cabo de fibra óptica, permitirndo a melhoria da rede de comunicações da região. Para tal, contribuiu a acção dos especialistas das Forças Armadas Angolanas (FAA), do Instituto Nacional de Desminagem e da empresa Magi. A ONG KDC, vocacionada para a educação sobre os perigos das minas, desenvolveu actiu

Armando Jorge Segunda, vice-governador da esfera Económica e Social, enalteceu a importância do processo, enquanto discursava no acto de apresentação do balanço da desminagem realizada no primeiro trimestre do corrente ano. No âmbito do plano operacional de acção contra minas, foram desminados 8.144.172 metros quadrados de extensão. O oficial de ligação, Salvador Colo, referiu pna apresentação do relatório da Sala Operativa Provincial que as acções de desminagem da pista do aeroporto de Saurimo e das áreas envolventes, do troço rodoviário Muconda-Biúla (Pimbe) e da sede comunal de Mona Quimbundo foram extretamente positivas.