Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Direitos Humanos


Respeito dos direitos humanos sofre melhorias






A avaliação feita pelo Governo angolano em relação aos direitos humanos demonstra que houve uma evolução positiva, com destaque para o alcance da paz, a realização das eleições legislativas e o desenvolvimento socioeconómico do país.

Esta consideração é do ministro Sem Pasta, Bento Bembe, que enalteceu, hoje, segunda-feira, a reconstrução das principais infra-estruturas básicas e o reforço da defesa dos direitos humanos. Ao fazer um balanço das actividades realizadas ao longo do último ano, o responsável referiu que foram visitadas nove províncias onde estão a ser levados a cabo programas específicos que permitiram ter uma visão geral da situação. "Enquanto órgão do executivo que vela pelos direitos humanos, o Gabinete do Ministro Sem Pasta conta com a parceria importante e necessária dos Comités Provinciais", evidenciou, explicando que os comités são instituições mistas que a nível das províncias têm a missão de trabalhar na promoção e protecção dos direitos humanos.

Segundo o ministro, estes órgãos são meios de recolha de informação para a elaboração de relatórios.

Entre as tarefas implementadas este ano, destacou as visitas realizadas as províncias e a organização da Conferência Nacional dos Direitos Humanos, que ocorreu nos dias 3 e 4 de Dezembro.


Reconstrução

Nova ponte cais do Porto do Lobito em 2010

A nova ponte cais, em construção no Porto do Lobito, no quadro da sua ampliação e modernização, fica concluída no final de 2010, assumindo-se como uma mais-valia para o processo de descarga das mercadorias no local. A informação foi avançada à Angop pelo coordenador das obras do Gabinete de Reconstrução Nacional (GRN) na província de Benguela, Miguel Marques. Adiantou que simultaneamnte está em construção um porto seco e um terminal mineiro do lado oposto à baía. Em declarções à agência de notícais, Miguel Marque informou que a ponte vai permitir a atracagem simultânea de quatro navios de pequeno porte, três de médio ou dois de grande capacidade, além de estar capacitado para suportar camiões com contentores de 20 a 40 pés carregados. “Esse cais está a ser construído desde meados de 2008 e, dada a urgência, deverá estar concluído até final de 2010. Vai interligar-se com a antiga ponte, que brevemente também será reabilitado, com vista a melhorar as condições de operacionalidade do porto”, explicou. Orçado em 500 milhões de dólares, a nova ponte cais do Porto do Lobito possui 310 metros de comprimento, mais de dez de largura e 50 metros cravados na terra. Nela será descarregado minério proveniente das repúblicas vizinhas da Zâmbia, Democrática do Congo e de outros pontos. O Porto do Lobito, criado há 81 anos, em função da importância do caminho-de-ferro de Benguela (CFB), é uma unidade estratégica para o desenvolvimento económico do país e da região da Africa Austral.
Para dinamizar o escoamento das mercadorias e facilitar a transportação dos produtos do porto até ao corredor principal do Caminho-de-Ferro de Benguela, serão substituídos 25 quilómetros da linha-férrea no seu interior, no quadro do mesmo programa de extensão da unidade portuária.









Anunciado para 2010 programa de refundação da ENANA


O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, declarou neste domingo, em Luanda, que o processo de "refundação" da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) deve iniciar em 2010.

Augusto Tomás intervinha numa cerimónia que antecedeu a visita do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, às instalações do aeroporto internacional "4 de Fevereiro", que beneficiou de obras de remodelação e expansão. A Angop noticia que o responsável informou que os programas de refundação da transportadora aérea (TAAG), em curso e a reestruturação do Instituto Nacional de Aviação civil (INAVIC) se enquadram na visão global de gestão do sistema de transportes aéreos. Sublinhou que os esforços devem abarcar os sectores empresarial, supervisão, fiscalização e controlo das infra-estruturas aeroportuárias.

O responsável referiu-se ainda ao programa de reabilitação e modernização de cerca de 30 aeródromos e aeroportos, envolvendo a construção de novas aerogares de três novos aeroportos internacionais a Norte, Centro e Sul do país. Adiantou que o programa é plurianual "e, na medida em que os projectos forem sendo concluídos, o país contará com aeroportos e aeródromos com muito maior capacidade, permitindo a realização das operações de mobilidade de passageiros e cargas, com maior segurança, conforto e rapidez".

Manifestou igualmente a necessidade da formação de quadros angolanos para os desafios da modernidade dos transportes aéreos, esperando que as empresas e as instituições públicas estejam bem apetrechadas e equilibradas na sua força de trabalho.




Hotelaria







Privado investe mais de 100 milhões de dólares

O sector privado na Huíla investiu, no decurso deste ano, no ramo da hotelaria e turismo, mais de 100 milhões de dólares norte-americanos, informou hoje o chefe de departamento provincial do sector, João Silvestre. Em declarações à Angop, o responsável disse que os investimentos consistiram na construção de seis novos hotéis, um dos quais concluído e quatro aldeamentos turísticos já inaugurados.
João Silvestre informou que estes investimentos criaram 450 novos postos de trabalho directos. "Neste momento, a nível do sector, fizemos uma formação para apoio ao Campeonato Africano da Nações (CAN2010), de que fizeram parte 600 indivíduos das províncias da Huíla e Namibe, 408 destes terminaram com sucesso a formação, nas áreas de recepção, cozinha, pastelaria e restauração", realçou. Na Huíla, o sector de hotelaria controla 53 unidades hoteleiras, correspondendo a mais de mil camas e 600 quartos, assim como 370 unidades de restauração.

Desporto

Estádio de Luanda foi inaugurado
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou, ontem, o Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda. O espaço vai receber o jogo de abertura da Taça de África das Nações em Futebol, de 10 a 31 de Janeiro próximo.
Acompanhado da primeira dama da República, Ana Paula dos Santos, o Chefe de Estado angolano procedeu ao corte da fita e o descerrar da placa que identifica o estádio, seguindo-se a visita ao recinto e a saudação da equipa de veteranos e de novos talentos. Entre os jogadores veteranos presentes destacaram-se nomes como João Machado, Carlos Queirós, Santana e Cata. Durante cerca de duas horas, a cerimónia contou com as intervenções dos ministros das Obras Públicas e da Juventude e Desportos. O Chefe de Estado foi ainda agraciado com um diploma de mérito pelo seu contributo na concretização da obra.
A apresentação do vídeo que retrata as etapas do processo de construção dos estádios, antecedeu uma marcha olímpica. A cantora Pérola (embaixadora do CAN2010), Maya Cool, e Filipe Mukenga (autor do hino do CAN2010) foram as vozes que encerraram o acto.
O estádio de Ombaka é inaugurado hoje, seguindo-se o da Tundavala (terça-feira) e Chiazi (quarta-feira).

Obras públicas


PR visita aeroporto "4 de Fevereiro"






O Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, visitou, onterm, o Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, assinalando a abertura da primeira fase do programa de remodelação e expansão das instalações aeroportuárias, cujas obras arrancaram em Fevereiro.

O Presidente da República percorreu as instalações que contam com mais de 37.543 metros quadrados reabilitados. Recorde-se que inicialmente o espaço dispunha apenas de 12.325 metros quadrados. De acordo com o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, o aeroporto tem neste momento capacidade para atender mais de três milhões de passageiros por ano, o que representa um acréscimo em cerca de dois milhões de utentes. Em declarações à Angop, explicou que tem ainda três novos parques de estacionamento com capacidade para 856 viaturas, incluindo táxis e autocarros, bem como áreas específicas para portadores de deficiência e um sistema de controlo e gestão automática dos parques. O responsável lembrou ainda as áreas de embarque e desembarque, que foram totalmente reabilitadas e equipadas com mobiliário e equipamentos modernos, passando a a zona de embarque de 12 a 26 balcões de chek-in e a outra ganhou três tapetes com capacidade operacional ajustada ao novo espaço disponível.

Augusto Tomás afirmou que os serviços de apoio como as Alfândegas, a Polícia Fiscal e o Serviço de Emigração e Estrangeiros passaram a dispor também de equipamento moderno, salas devidamente equipadas, com melhores condições de trabalho. Os passageiros passarão a dispor de condições condignas de embarque e desembarque, maior conforto, mobilidade e rapidez ao nível dos serviços aeroportuários.

Os serviços de apoio como restaurantes, bares, pastelaria e salas para a executiva e primeira classe, entre outras, foram concebidas atendendo as exigências do mercado internacional. Para além das escadas normais, foram introduzidos elevadores e escadas rolantes, de modo a conferir maior conforto e segurança aos passageiros no aeroporto de Luanda. A nova estrutura vai garantir maior conforto, rapidez, negócio, segurança e qualidade e mais empregos.