Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 2 de março de 2010

Investimento

Holandeses interessados em investir no país



O embaixador da Holanda em Angola, Cor Van Honk, em declarações à Angop, informou no último fim-de-semana que os empresários holandeses estão interessados em investir no sector agro-pecuário, em várias províncias.
De acordo com o diplomata, o referido país europeu está a preparar uma visita a Angola. Prevê-se que em Junho uma missão de 25 empresários investidores no ramo agro-pecuário se desloque ao país. “Pretendemos fazer investimentos agro-pecuários nos diversos ramos do sector, por isso viemos constatar o trabalho já feito pelo projecto Catoca e falar com o governo provincial sobre as possibilidades neste sector”, referiu.
Segundo o embaixador, a visita à província visa constatar o trabalho que o governo e seus parceiros têm realizado fora de Luanda. Na sua óptica, alguns bens produzidos em Catoca pelo sector agro-pecuário são de boa qualidade e superam os produtos importados.

Saúde

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros reúne com profissionais na Lunda Sul

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Teresa Vicente, manteve hoje, terça-feira, um encontro de auscultação com a classe dos enfermeiros na província da Lunda Sul, no âmbito de uma visita de constatação das condições de trabalho dos filiados.

De acordo com a responsável, a visita enquadra-se no âmbito da supervisão e acompanhamento das províncias, com o objectivo de verificar o funcionamento dos conselhos de enfermagens e orientar, para a realização de cursos de aperfeiçoamento, jornadas científicas, e estudos de casos.
Quanto às reclamações dos enfermeiros, a bastonária referiu que foram registadas, prometendo trabalhar com o conselho provincial de médicos, com o governo provincial e com a direcção do Ministério da Saúde, no sentido de dar solução.

Miguel Daniel, presidente da ordem dos enfermeiros da Lunda-Sul, fez saber que por falta de estabelecimentos do ensino médio e superior na província, muitos técnicos estão a vincular-se a outros ministérios, para o seu melhor enquadramento no sistema salarial. O responsável esclareceu que na província existem 697 enfermeiros, dos quais estão inscritos, 92 técnicos, estando constituídos dois conselhos nos municípios, estando apenas em falta os municípios de Dala e Muconda, por falta de transporte e vias de acesso.

Emprego

Inefop lança mais de 400 jovens para o mercado de trabalho

Apenas na província do Zaire, 497 jovens terminaram, no início deste ano, os cursos de formação profissional em artes e ofícios, numa promoção do Instituto Nacional do Emprego e Formação profissional (Inefop). A Angop noticia hoje que o chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (Inefop), Tomás Paulo, esclareceu que os cursos tiveram a duração de seis meses e ocorreram nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Nzeto e Tomboco.

Deste número, 255 jovens foram formados no centro integrado do emprego e formação profissional do Soyo, 99 no pavilhão de artes e ofícios do Nzeto e 143 jovens em unidades móveis implantadas nas sedes municipais de Mbanza Kongo e Tomboco.

O responsável referiu que durante a formação, foram ministrados cursos de mêcanica auto, serralharia, electrónica, frio, informática, corte e costura, carpintaria e agricultura, entre outros. Tomás Paulo lembrou que cada curso dispõe de dois formadores que, em dois períodos (de manhã e tarde), transmitem conhecimentos teóricos e práticos aos jovens matriculados nos referidos cursos.

De acordo com o dirigente, a estratégia do governo angolano, através do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess) visa, sobretudo, combater os índices de desemprego que assola grande parte da juventude. A província do Zaire dispõe de um centro integrado do emprego e formação profissional no Soyo e dois pavilhões de artes e ofícios construídos nos municípios do Nzeto e Kuimba. Dispõe também de unidades móveis de formação profissional.

Para a sede da província (Mbanza Kongo) está a ser edificado um centro de formação profissional.


Justiça

Câmara dos Crimes Comuns do TS mais célere



O presidente do Tribunal Supremo (TS), Cristiano André, afirmou segunda-feira, nesta cidade, que a Câmara dos Crimes Comuns do Tribunal reduziu substancialmente o tempo na resposta aos recursos. O juiz conselheiro teceu tais considerações quando orientava a cerimónia de abertura, em todo o país, do ano judicial que decorreu nessa região.

Segundo o magistrado judicial receberam, no ano anterior, um total de 82 processos (transitados) e distribuídos mil 466 tendo sido julgados mil 355, dos quais mil 331 recursos, com saldo de 193, sendo recursos pendentes e acções criminais.

A Angop noticia que Cristiano André falou da componente não penal, onde destacou as áreas do Cível, Trabalho e Menores. Nessas jurisdições, a situação é mais preocupante e os resultados estão aquém da modesta ambição, tanto no número como na qualidade. Quanto à jurisdição dos menores, apelou para uma séria reflexão de todos, “sob pena de os Tribunais virem a assumir a quota-parte mais pesada da situação, caso a justiça se auto exonere desta grande mas inconfortável tarefa”, frisou.

Presidente do Tribunal Supremo (TS), Cristiano André

Para Cristiano André, a área dos menores é imensa, vista as tarefas que tem pela frente e ainda assim continua desprovida de meios humanos, materiais e outras condições infra-estruturais indispensáveis à sua afirmação e exercício efectivo do mandato legal.

A cerimónia contou com a presença do presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, Supremo e de Contas, Cristiano André e Julião António, respectivamente, o procurador geral da República, José Maria de Sousa, o juiz presidente do Supremo Tribunal Militar, general António dos Santos Neto “Patónio”, a ministra da Justiça, Guilhermina Prata. Presenciaram igualmente o acto, o bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Inglês Pinto, o governador provincial em exercício, Manuel Abreu, presidentes dos tribunais provinciais de Luanda, Malanje, Kwanza Norte, Kwanza Sul e Uíge, entre outras individualidades.

Cooperação

Angola e Rússia vão cooperar na protecção das fronteiras



O Ministério do Interior de Angola e o Serviço de Segurança da Federação Russa assinaram ontem, em Luanda, um acordo de cooperação e um protocolo de formação de quadros nacionais da Polícia de Guarda Fronteiras.

O documento foi rubricado pelo vice-ministro do Interior para Ordem Interna, Angelo Veiga Tavares, e pelo general Vladmir Pronitchev, primeiro director adjunto do Serviço de Segurança da Federação Russa, numa cerimónia onde este presente o titular da pasta do Interior de Angola, Roberto Leal Monteiro "Ngongo".

O acordo tem como finalidade o reforço da defesa e segurança dos interesses do Estado angolano e da sua integridade territorial através do aperfeiçoamento dos mecanismos de asseguramento das fronteiras nacionais da República de Angola.

Segundo o vice-ministro do Interior, em declarações à Angop, a parceria visa acolher a vasta experiência que a Rússia tem no controlo de fronteiras e formação de quadros, assim como no fornecimento de equipamentos para combater a imigração ilegal e os crimes transfronteiriços, nomeadamente o contrabando e tráfico de drogas. Acrescentou ainda que a Federação Russa tem uma grande experiência em termos de tecnologia de informação, o que vai permitir uma gestão e troca de informação para dar uma resposta mais adequada ao fenómeno da imigração ilegal e aos crimes transfronteiriços.

Já o chefe da delegação russa, Vladimir Pronithev, manifestou a sua satisfação pelo facto do seu país se juntar aos esforços do Governo angolano na protecção das fronteiras nacionais e no combate à imigração ilegal. A comitiva russa manteve vários encontros de trabalho com altos responsáveis do Ministério do Interior e da Polícia Nacional, além de efectuar algumas visitas em algumas unidades policiais do país.