Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 1 de junho de 2010

Segurança


Itália forma polícia fiscal


Um grupo composto por 18 especialistas nacionais da Policia Fiscal vão frequentar uma acção de formação, em Itália, no âmbito dos acordos de cooperação existentes entre os dois países.
O embaixador da Itália em Angola, Giuseppe Mistretta, anunciou a medida hoje, em Luanda, quando abordava as relações de cooperação entre os dois Estados, durante entrevista à Angop. O curso decorrerá na segunda quinzena de Julho. Giuseppe Mistretta aproveitou a ocasião para explicar que os “especialistas foram seleccionados pelo Ministério do interior de Angola e as despesas relativas à formação estarão a cargo de Itália”. O diplomata adiantou que a acção surge no seguimento de uma solicitação das autoridades angolanas do sector que “querem reforçar a capacidade operacional das forças e permitir introduzir mais qualidade nas suas actividades”.
A cooperação entre a Angola e a Itália data de 1977, quando os dois países assinaram um memorando que instituiu a Comissão Bilateral, então designada Comissão Ministerial de Cooperação.
No quadro da comissão bilateral foram aprovados programas trienais que envolveram acções e projectos de cooperação em vários domínios da actividade económica.

Agricultura

"Crédito Campanha Agrícola" apresentado



A comuna de Lucusse, província do Moxico, é o palco escolhido para o acto nacional de lançamento do "Crédito Campanha Agrícola", destinado aos pequenos e médios camponeses, no âmbito do programa do governo de combate à fome e pobreza. De acordo com o programa divulgado pela Angop, a cerimónia, agendada para amanhã, quarta-feira, será presidida pelo ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.
Na comuna de Lucusse, no sul da cidade do Luena, será assinado um contrato entre um banco (não identificado) e o representante dos beneficiários. O momento será testemunhado pelo coordenador do grupo técnico de acompanhamento local. Já no Luena, o programa reserva a inauguração do Entreposto de Pescas, estando prevista a entrega de meios para pesca artesanal, a visita à vala de irrigação, bem como a entrega simbólica de tractores ao governo da província.
Aprovado em Abril deste ano, o "Crédito Campanha Agrícola" tem um valor global de 350 milhões de dólares norte americanos. Numa primeira fase será disponibilizada metade do montante aos camponeses organizados em associações e cooperativas das províncias do Huambo, Bié, Malange, Benguela, Kwanza Sul, Uíge, Huíla e Moxico.
No Moxico, o acto de lançamento oficial do crédito foi antecedido por um seminário de formação dos diferentes intervenientes que estarão envolvidos nas acções ligadas ao processo, visando uma melhor compreensão dos procedimentos de acesso e sua implementação.

Diplomacia


Embaixador na UA faz balanço da actuação nacional


O representante de Angola na União Africana, Manuel Augusto, enalteceu o papel desempenhado pelo país na promoção da paz e segurança do continente. O dirigente, que é ainda chefe da missão diplomática angolana na Etiópia, foi entrevistado pela Angop acerca do tema "A inserção do país no contexto africano", por ocasião das comemorações do Dia de África (assinaladas a 25 de Maio).
Manuel Augusto explicou que "Angola tem jogado o seu papel e, principalmente, procurado recuperar o tempo perdido, devido à guerra, com a implementação de programas de reconstrução material e reconciliação espiritual da nação". Destacou a visão estratégica do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para a estabilidade continental e regional, para a promoção de relações de cordialidade e de amizade entre os países e povos africanos. O representante sublinhou que o país tem o privilégio e a responsabilidade de, geográficamente, se localizar em duas regiões muito importantes de África, a Austral e a Central, onde, em alguns casos, assume, sem complexos, o papel de liderança.
Analisando a situação geral do continente, declarou que do ponto de vista da paz e segurança, a África Austral é actualmente mais estável. Do ponto de vista económico, defendeu que a região tem um nível de crescimento aceitável, embora ainda longe das performances condizentes com os recursos existentes.
Do ponto de vista de conflitos, a região oriental caracteriza-se por instabilidade preocupante, em que o "Grandes Lagos" inspira cuidados especiais, apesar de ter criado uma Conferência Internacional para identificar as contendas. O norte é a região mais estável, ao contrário da ocidental onde se registam conflitos emergentes, particularmente devido a situações menos claras na Guiné-Conacry e na Guiné-Bissau.
Disse, entretanto, acreditar que, com os mecanismos criados pela União Africana e organizações regionais, podem evitar-se alguns conflitos.

Sociedade

Governador quer infra-estruturas sociais



O governador provincial do Huambo, Faustino Muteka, reiterou ontem, segunda-feira, na vila de Bailundo, que é urgente construir infra-estruturas sociais básicas nas zonas rurais.
O dirigente pronunciou-se a este respeito no decorrer de uma visita de trabalho de dois dias ( que termina hoje) para avaliar a situação sócio-económica do referido município.
Segundo Faustino Muteka, a construção destas infra-estruturas vai contribuir e impulsionar o desenvolvimento das zonas rurais, contribuindo para elevar a qualidade de vida das populações locais. Entre as prioridades de actuação destacou a criação de escolas para permitir a inclusão de crianças no sistema de ensino e de unidades sanitárias, visando a melhoria assistência médica e medicamentosa. Por outro lado, considerou que é fundamental criar estruturas para o sector da justiça, residências para os quadros, reabilitar estradas e sistemas de produção e proceder ao abastecimento de energia e água. Faustino Muteka encorajou a população do Bailundo a dedicar-se à produção agrícola como forma de combater a pobreza e criar riqueza para as famílias das comunidades rurais.
Acompanhado pelo municipal do Bailundo, Sampaio de Amoral, e pelos vice-governadores para as áreas técnica e socio-económica, Loty Nolika e Deolindo Barbosa, respectivamente, o governador visitou o hospital da Missão Evangélica de Chilume, a central de produção e distribuição de energia eléctrica. O programa incluiu ainda visitas à central de captação e distribuição da água à vila do Bailundo, às obras do edifício dos bombeiros, à escola de formação dos enfermeiros, tendo reinaugurado uma escola primária com seis salas de aulas na Missão católica da Hanga.
O governador já percorreu dez dos 11 municípios da província do Huambo.

Efeméride

Estudantes doam brinquedos a crianças



Os estudantes do curso de Educação de Infância, da Escola Superior Pedagógica do Kwanza Norte, distribuíram brinquedos pelas mais de cem crianças que frequentam o Programa Infantil Comunitário no bairro Sassa, Ndalatando.
Em declarações à Angop, Angelina Maria Epalanga, representante do grupo de estudantes, explicou que o gesto se insere nas celebrações do dia Internacional da Criança, que se assinala hoje. A iniciativa tem como finalidade levar carinho aos mais pequenos e incentivá-los para o empenho nas suas actividades de ensino. A aluna adiantou ainda que vão promover visitas semelhantes a outras instituições, uma vez que os estudantes do curso de educação de infância precisam de estar cada vez mais inseridos no convívio com as crianças.
O grupo de visitantes compreendeu 62 estudantes do segundo ano e 50 do terceiro.