Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Segurança


Ministro aposta no reforço da segurança dos cidadãos



O novo ministro do Interior, Sebastião Martins, considerou ontem, quinta-feira, em Luanda, imperioso reforçar o sentimento de segurança dos cidadãos, enfrentando e reprimindo com eficácia o crime.
O governante, que falava na cerimónia que marcou a sua apresentação aos membros do seu pelouro, frisou que o combate ao crime é um desafio e missão que se impõe ao nível dos órgãos da Polícia Nacional.
Disse, em declarações à Angop, ser necessário avaliar e melhorar o conceito e acção ligada ao policiamento de proximidade, apostando numa interacção mais estreita entre os órgãos e agentes da corporação e os cidadãos para uma maior segurança comunitária. "Atendendo a nossa realidade, seria displicente não ter em conta que o cidadão joga um papel importante no sistema de segurança e ordem interna", notou o ministro, advogando para tal a necessidade da identificação e anulação das causas da criminalidade.
A seu ver, "enfrentar e reprimir o crime não é meramente uma questão de eficácia policial, mas é, essencialmente, de natureza transversal e multi-sectorial que requer, a par das medidas operacionais, medidas de natureza legislativa, política social e outras".
Entretanto, Sebastião Martins disse, por outro lado, ter um razoável conhecimento dos problemas que afligem os diversos órgãos do Ministério do Interior e noção do que os cidadãos e a sociedade esperam deste órgão da administração pública. "Não somos portadores de soluções mágicas, trazemos apenas uma profunda fé e uma vontade séria de trabalhar e servir o Ministério do Interior, os cidadãos e o país", frisou.
Com efeito, frisou que a afirmação da autoridade do Estado de direito, através da promoção da defesa e segurança será um objectivo permanente no seu consulado.
Disse esperar um apoio de todos os responsáveis, quadros oficiais, sargentos, agentes e trabalhadores civis do pelouro para um trabalho profícuo a nível das estruturas do Minint.
"Conto com os apoio de todos que se identificam e que estão disponíveis para esse esforço, assegurando que da mesma forma que reconheceremos os feitos daqueles que se destacarem na actividade quotidiana ao serviço do Minint, também não teremos dificuldades nem remorsos de afastar os que não se identificam com esta causa (...)", disse, peremptório.

Educação

Universidade Lusíada de Angola e Fundação Nelson Mandela são parceiros

A Universidade Lusíada de Angola (ULA) e a Fundação Nelson Mandela poderão, durante este mês, assinar acordos de cooperação nos domínios da investigação científica, cultura e apoio humanitário.
Segundo o porta-voz da Universidade Lusíada, Paulo Teka, em declarações hoje à Angop, os acordos serão rubricados no âmbito da visita de estudo que o departamento de Relações Internacionais desta instituição do ensino superior efectuará a Cape Town, (África do Sul), de 15 a 18 de Outubro. De acordo com o responsável, o encontro entre o administrador da Universidade Lusíada de Angola, Rui Mingas, e o líder histórico sul-africano, Nelson Mandela, no passado mês de Agosto, na África do Sul, “abriu caminho” para assinatura dos acordos.
Trinta e sete estudantes e treze membros ligados à direcção da ULA vão integrar a visita de estudo que pretende, entre outros assuntos, manter encontros com membros do Congresso Nacional Africano (ANC), com pessoas cujas vidas foram influenciadas pelo Apartheid, assim como uma visita à Robben Island, local onde Nelson Mandela esteve preso durante 27 anos. Segundo Paulo Teka, a Fundação Nelson Mandela vai apoiar a visita de estudo destes estudantes, que, segundo o mesmo, vão pôr em prática o que ao longo dos anos de estudo vêm apreendendo.
A mesma fonte acrescenta que a ida à África do Sul é a primeira de vários contactos que o Departamento de Relações Internacionais da ULA pretende efectuar a sede de organizações regionais e mundiais.



Energia

Gestor da ENE reconhece problemas na rede


O presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), Fernando Barros, reconheceu ontem, quinta-feira, que se verificam problemas na rede de fornecimento de energia eléctrica da cidade do Huambo. Em declarações à Angop, justificou que as falhas resultam da rede de distribuição de média e baixa tensão, que se encontra obsoleta.
Contudo, segundo Fernando Barros, este quadro será invertido brevemente com o início das obras de reabilitação da rede de fornecimento de energia eléctrica. "O projecto já está aprovado, falta somente efectuar o pagamento para que a empresa contratada inicie com os trabalhos", frisou.
A ENE no Huambo controla pelo menos 13 mil consumidores que pagam regularmente o consumo de energia.

Banca

Gestora do BPC anuncia novos balcões


Três novos balcões do Banco de Poupança e Credito (BPC) serão abertos em Novembro nos municípios dos Gambos, Chicomba e Quilengues, província da Huíla, anunciou nesta quinta-feira a administradora da instituição financeira, Fátima Silveira. A responsável falava na cerimónia de inauguração dos balcões dos municípios do Quipungo e da Jamba.
Fátima Silveira garantiu que o BPC tem um compromisso com o Estado que passa pela extensão da rede bancária. O BPC conta com um milhão e 200 mil clientes e 220 balcões.

Pesca

Ministro da Agricultura quer maior eficácia das empresas

As empresas públicas tuteladas pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas deverão melhorar a sua eficiência na prestação de serviço, para o cumprimento dos objectivos para os quais foram criadas. A recomendação foi expressa pelo ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, na cerimónia de abertura do Conselho Consultivo do sector que decorre na província até hoje, sexta-feira.

O ministro disse à Angop que está em curso um diagnóstico nas principais empresas, visando avaliar a sua situação actual e reorientar a sua cultura de gestão. “O êxito do nosso trabalho depende, em grande medida, do empenho de cada um e de todos. Temos consciência das dificuldades, quer de ordem técnica, quer financeira. O importante é, com os meios disponíveis, fazermos algo de positivo que contribua para a realização da missão que nos foi confiada”, salientou.

Pedro Canga informou que em 2009 o sector agro-pecuário teve um crescimento de 29 por cento, estando entre os sectores que mais cresceram no país. Referiu ser também encorajador notar, igualmente, que a área das Pescas conheceu um crescimento positivo no primeiro semestre deste ano, depois de ter registado resultados negativos em 2009. Salientou que um dos desafios consiste em trabalhar para manter o ritmo de crescimento positivo e satisfatório em 2011, com a redução significativa do défice de alguns produtos, aumento da sua oferta e a substituição das importações dos mesmos.

Para alcançar essas metas, o ministro considera importante mobilizar os produtores, comerciantes e indústrias de bens e serviços.

Reconheceu ser fundamental o reforço do apoio técnico e financeiro aos produtores, através de mecanismos apropriados, por isso são dignos de reconhecimento público, o programa de concessão de crédito de campanha aos pequenos e médios produtores, através de bancos comerciais.

Destacou também o empenho dos armadores de pesca que, não obstante as dificuldades, conseguem manter a actividade, respeitando as medidas de gestão impostas, apesar de muitos desses operadores beneficiarem de apoios do estado para a aquisição de embarcações e de outros meios.