
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Legislação

Províncias
Negócios
Um grupo de empresários portugueses da região de Santarém está a preparar uma deslocação à província da Huíla com o propósito de estabelecer parcerias com homólogos huilanos e procurar novas áreas para investimento. Segundo noticia a Angop, a visita decorrerá na próxima semana.
Segundo o presidente da Associação Agropecuária Comercial e Industrial da Huíla (Aapcil), António de Lemos, a comitiva chega no domingo e parte na próxima terça-feira.Em declarações à Angop, explicou que os empresários têm como objectivo o desenvolvimento de um pólo industrial no Lubango, esperando contar com o apoio dos empresários locais. A comitiva é composta por indivíduos da área de construção civil, agro-pecuária e formação profissional.
O presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues, também acompanhará a delegação, uma vez que há a possibilidade de geminação com o município da Matala, pois o Lubango tem já um acordo semelhante com Santarém.
Cultura
Festi Angola levou Pavilhão Atlântico ao rubro
O festival de música angolana Festi Angola recebeu, no último sábado, dia 10, mais de 18 mil pessoas, que afluíram a Lisboa para celebrar a paz no país.
Segundo disse à agência portuguesa Lusa fonte da produção do evento, foram vendidos 18 500 bilhetes, acreditando-se que, cerca das 20:00, estariam já 16 000 pessoas no Pavilhão Atlântico. No entanto, não foram apenas os músicos angolanos que atraíram público ao festival. Para Clemente, de 29 anos, este é o modo de "festejar o dia da paz" - 4 de Abril de 2002, quando foi assinado, em Angola, o Memorando de Entendimento que punha fim a 27 anos de guerra civil. A viver em Portugal há oito anos, Clemente também vem "matar saudades daqueles ritmos únicos" ao vivo. "São muitos músicos com quem a gente não tinha contacto faz tempo", referiu.
Além dos artistas angolanos, o festival apresentou também alguns portugueses, como Sam the Kid e Paulo de Carvalho, que interpretou, entre outros temas, "Meninos do Huambo". A noite angolana teve como convidados especiais dois nomes da música cabo-verdiana: Grace Évora e Tito Paris.
SADC

Centro de Segurança Prévia operacional em 2010
A Operacionalização do Centro de Segurança Prévia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) será um dos assuntos em destaque na reunião do Sub Comité de Segurança de Estado do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança. Sandro Oliveira, responsável pelo secretariado nacional da organização, deu a conhecer que o sistema deverá entrar brevemente em funcionamento.
Em entrevista à Angop, a propósito da reunião deste Sub Comité, prevista para os dias 15 e 16 de Abril, em Maputo (Moçambique - país que detém a presidência do órgão), referiu que os directores de Segurança de Estado dos 15 estados membros vão analisar a questão de segurança ao nível da região.
O Centro Regional de Aviso Prévio terá como finalidade o agrupamento de todos os acontecimentos a nível regional numa base de dados. Os Estados membros terão igualmente um Centro Nacional de Aviso Prévio, para colher as informações a nível interno, bem como das tendências ou situações de instabilidades nacional. Explicou ainda que as informações recolhidas a nível dos Centro Nacionais de Aviso Prévio serão, a posterior, canalizadas para o Centro Regional que estará localizado no Botswana, onde se fará a triagem dos elementos que podem transformar-se numa ameaça de instabilidade para a região. O responsável afirmou que o objectivo da criação deste centro, conforme sugestão dos Chefes de Estado, passa por munir os países da região de instrumentos capazes de antecipar-se a possíveis conflitos, bem como as ingerências de países terceiros nos assuntos dos Estado membros da SADC. Segundo Sandro Oliveira, o projecto encontra-se numa fase experimental e durante o seu funcionamento os Estados membros terão a missão de enviar um técnico, independentemente da área que será sugerida. Este será integrado por oito pessoas de cada país, com um mandato de quatro anos, renováveis por mais quatro.
Em relação ao Centro Nacional de Angola, referiu que os trabalhos já se encontram bastante avançados, estando-se apenas a espera do material que vai ser utilizado, uma vez que este terá de ser harmonizado para a utilização nos 15 estados membros. Explicou que existe a ideia de inauguração do Centro Regional de Aviso Prévio na mesma altura em que se inaugurar o edifício da SADC, no Botswana, o que poderá acontecer ainda no decorrer do mês de Maio ou, o mais tardar, em Agosto, isto é por altura da realização da Cimeira dos Chefes de Estado.
Comércio
