Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SADC


Centro de Segurança Prévia operacional em 2010


A Operacionalização do Centro de Segurança Prévia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) será um dos assuntos em destaque na reunião do Sub Comité de Segurança de Estado do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança. Sandro Oliveira, responsável pelo secretariado nacional da organização, deu a conhecer que o sistema deverá entrar brevemente em funcionamento.

Em entrevista à Angop, a propósito da reunião deste Sub Comité, prevista para os dias 15 e 16 de Abril, em Maputo (Moçambique - país que detém a presidência do órgão), referiu que os directores de Segurança de Estado dos 15 estados membros vão analisar a questão de segurança ao nível da região.

O Centro Regional de Aviso Prévio terá como finalidade o agrupamento de todos os acontecimentos a nível regional numa base de dados. Os Estados membros terão igualmente um Centro Nacional de Aviso Prévio, para colher as informações a nível interno, bem como das tendências ou situações de instabilidades nacional. Explicou ainda que as informações recolhidas a nível dos Centro Nacionais de Aviso Prévio serão, a posterior, canalizadas para o Centro Regional que estará localizado no Botswana, onde se fará a triagem dos elementos que podem transformar-se numa ameaça de instabilidade para a região. O responsável afirmou que o objectivo da criação deste centro, conforme sugestão dos Chefes de Estado, passa por munir os países da região de instrumentos capazes de antecipar-se a possíveis conflitos, bem como as ingerências de países terceiros nos assuntos dos Estado membros da SADC. Segundo Sandro Oliveira, o projecto encontra-se numa fase experimental e durante o seu funcionamento os Estados membros terão a missão de enviar um técnico, independentemente da área que será sugerida. Este será integrado por oito pessoas de cada país, com um mandato de quatro anos, renováveis por mais quatro.

Em relação ao Centro Nacional de Angola, referiu que os trabalhos já se encontram bastante avançados, estando-se apenas a espera do material que vai ser utilizado, uma vez que este terá de ser harmonizado para a utilização nos 15 estados membros. Explicou que existe a ideia de inauguração do Centro Regional de Aviso Prévio na mesma altura em que se inaugurar o edifício da SADC, no Botswana, o que poderá acontecer ainda no decorrer do mês de Maio ou, o mais tardar, em Agosto, isto é por altura da realização da Cimeira dos Chefes de Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário