Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ensino

Estudantes em Portugal querem regressar a 'casa'


"Os quadros angolanos que acabaram de se formar devem voltar já ao país, porque este é o momento ideal", defendeu Evaldo Fonseca, presidente da Associação de Estudantes Angolanos em Portugal (AEAP), após um encontro que reuniu 250 alunos no Inatel, na Foz do Arelho.
Em declarações à agência de notícias Lusa, o porta-voz sintetizou as declarações de um encontro, que durou dois dias, e debateu temas como "A juventude angolana na era da globalização", a "Integração e reintegração da juventude angolana na sociedade" e "Formação especializada, empregabilidade e empreendedorismo em Angola". O evento serviu para mostrar aos estudantes "a necessidade de quadros e mão-de-obra qualificada" num país que "precisa do envolvimento da sociedade para ajudar o Estado a promover o desenvolvimento".
A maioria dos estudantes demonstrou vontade de regressar ao país, preferindo Luanda em detrimento das restantes províncias. "A falta de infra-estruturas noutros locais leva as pessoas a optar por Luanda, mas a reconstrução do país passa também por uma mudança de mentalidades", alegou Evaldo Fonseca, que apontou Benguela, Lubango e Huambo como regiões que começam a tornar-se atractivas. O encontro contou com a participação de representantes do Governo, deputados da Assembleia Nacional de Angola, quadros e membros das associações de estudantes angolanos radicados em Espanha, Portugal e Reino Unido.
O evento foi o mote para a celebração de um protocolo com o Instituto de Implantologia e outro com a Real Transfer, que isenta os estudantes do pagamento de taxas nas transferências de verbas entre os dois países.

Petróleo

Obras do terminal de combustível e gás terminam em 2011

As obras de reabilitação e ampliação do terminal de armazenamento de gás butano e derivados do petróleo, da Sonangol Logística, localizado no município do Lucala, (província do Kwanza Norte), poderão ser concluídas em Junho de 2011.
Em entrevista hoje, segunda-feira, à Angop, o responsável da referida unidade, Carlitos Domingos Francisco, considerou que as obras incluem a reabilitação de três reservatórios de gasolina, sendo um com capacidade de 60 metros cúbicos e dois de 203 metros cúbicos, enquanto o armazenamento de gasóleo vai contar com um depósito de 151 metros cúbicos.
A execução das obras está a cargo da empresa “GDK-Angola”. A primeira fase teve início em Maio de 2008 e compreende a reabilitação de uma área de dois mil e 184 metros quadrados. O responsável lembrou que a primeira fase do projecto consistiu na reabilitação de um reservatório com capacidade para armazenar 25 metros cúbicos de petróleo iluminante, construção da ilha de enchimento, carga e descarga de caminhões cisternas. Incluiu também uma central de armazenamento de gás butano e um tanque de extinção de incêndios com a capacidade de 70 metros cúbicos de água, a partir do rio Lucala.
Carlitos Domingos assegurou que os trabalhos decorrem a bom ritmo, referindo que a única dificuldade prende-se com os atrasos registados no desalfandegamento dos equipamentos a partir do Porto de Luanda.
Segundo o responsável, o terminal do Lucala vai contar com um sistema de avaliação dos produtos contaminados e de detecção de derrames de combustível, para além de um refeitório e outras dependências indispensáveis para o normal funcionamento da instituição.
No quadro da segunda fase, já em curso, será construído um edifício administrativo, uma oficina para manutenção de viaturas, faltando a conclusão da segunda plataforma de descarga de depósitos atrelados aos vagões do comboio dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL) e um parque de estacionamento com capacidade para 20 camiões cisterna.
O responsável afirmou que está em curso a construção de mais três reservatórios de gasóleo com capacidade de 250 metros cúbitos cada, um de gasolina e um de petróleo iluminante com as mesmas dimensões.
Carlitos Domingos garantiu que até ao final das obras, o terminal de armazenamento da Sonangol do Lucala vai dispor de uma capacidade de armazenamento de mil e 933 metros cúbicos de combustível, contra os anteriores 433 metros cúbicos.
Construído em 1957, o terminal de armazenamento de gás e combustível da Sonangol, localizado no município do Lucala, beneficia actualmente de obras profundas de reabilitação e ampliação, após ter sido completamente pilhado durante a guerra pós eleitoral de 1992.


Saúde


Centro de saúde de Cambuengo necessita de obras

O Centro de saúde da comuna de Cambuengo, Huambo, carece de reabilitação urgente das infra-estruturas devido ao acentuado estado de degradação. Em declarações à Angop, o director, Mateus Kanhina, admitiu hoje que se verifica a necessidade de uma ambulância para evacuar os pacientes em estado grave para a capital da província.
Mateus Kanhina explicou que, apesar do centro de saúde ter sido inaugurado em Junho de 2009, apresenta fissuras nas paredes, há infiltração de água através da cobertura, o que coloca em risco os pacientes internados e funcionários. Entretanto, informou que a única unidade hospitalar da comuna, nos primeiros nove meses deste ano, atendeu nove mil 757 pacientes com patologias diversas, dos quais internaram 195.
O director do centro de saúde de Cambuengo disse que as grávidas com complicações durante o parto são as que mais sofrem com a ausência de ambulância. "Sempre que nos deparamos com esta situação, evacuamos as pacientes para o hospital municipal do Mungo, que dista a 35 quilómetros, mas sem ambulância é quase difícil", lamentou.




Justiça

Presidente do Supremo descontente com condições da DPIC


O Presidente do Tribunal Supremo, Cristiano André, mostrou-se descontente com as condições actuais de trabalho dos funcionários da Direcção Provincial da Investigação Criminal (DPIC) do Bié.

Cristiano André prestou estas declarações na conferência de imprensa, no quadro da visita de três dias que efectuou na província do Bié, depois de ter constatado o funcionamento do órgão judicial no Kuito. No seu entender, os oficiais daquele sector trabalham em condições inaceitáveis face às exigências do mundo actual. De acordo com a Angop, o responsável sublinhou que no DPIC "as condições de trabalho são bastante preocupantes, porquanto não garantem o normal funcionamento, daquele prestimoso órgão afecto a polícia nacional". "Daquilo que constatei, as condições existentes não permitem um trabalho de qualidade, uma vez que desqualifica aqueles que tem por missão a instrução dos processos de diversos delitos que se registam constantemente na região”, frisou.

O presidente do Tribunal Supremo referiu que espera que as condições de trabalho daquele órgão policial sejam re-estruturadas o mais rápido possível, de forma a dar dignidade a instituição.

Além da DPIC, Cristiano André visitou as instalações do Tribunal e Procuradoria Provincial do Bié, no município do Andulo e ministrou aulas aos oficiais de justiça afectos aos tribunais e procuradorias das províncias de Benguela, Huambo, Kwanza Sul e Bié.

Desporto


Sucessor de Pedroto divulgado em Novembro


O substituto do treinador do Petro de Luanda, Bernardino Pedroto, será conhecido no dia 3 de Novembro, depois da disputa da última partida do campeonato. Ovice-presidente do clube, Tomás Faria, adiantou à Angop que será realizada uma conferência de imprensa, onde serão divulgadas as razões do fim de contrato com Pedroto. Com o técnico português, o Petro de Luanda conquistou dois campeonatos (2008 e 2009).

Tomás Faria preferiu não indicar os nomes dos candidatos ao lugar, embora nos últimos dias os meios de comunicação social tenham especulado a existência de contactos com os treinadores Mário Calado, ligado ao Santos FC, e David Dias, ex-técnico do Recreativo da Caála.

Bernardino Pedroto despediu-se terça-feira dos seus atletas e vai orientar a equipa pela última vez no próximo domingo, quando defrontar no estádio da Cidadela o Recreativo da Caála, na 30ª jornada. O técnico portuguÊs estreou-se no Girabola em 2001, ao serviço dos aviadores, classificando-se na segunda posição e, nos três anos seguintes (2002, 2003 e 2004), dominou a prova. É o treinador mais titulado do campeonato angolano, com cinco troféus: dois pelo Petro de Luanda e três pelo Atlético Sport Aviação (ASA).