
O Centro de saúde da comuna de Cambuengo, Huambo, carece de reabilitação urgente das infra-estruturas devido ao acentuado estado de degradação. Em declarações à Angop, o director, Mateus Kanhina, admitiu hoje que se verifica a necessidade de uma ambulância para evacuar os pacientes em estado grave para a capital da província.
Mateus Kanhina explicou que, apesar do centro de saúde ter sido inaugurado em Junho de 2009, apresenta fissuras nas paredes, há infiltração de água através da cobertura, o que coloca em risco os pacientes internados e funcionários. Entretanto, informou que a única unidade hospitalar da comuna, nos primeiros nove meses deste ano, atendeu nove mil 757 pacientes com patologias diversas, dos quais internaram 195.
O director do centro de saúde de Cambuengo disse que as grávidas com complicações durante o parto são as que mais sofrem com a ausência de ambulância. "Sempre que nos deparamos com esta situação, evacuamos as pacientes para o hospital municipal do Mungo, que dista a 35 quilómetros, mas sem ambulância é quase difícil", lamentou.
Sem comentários:
Enviar um comentário