Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Banca


Banco BIC aconselha investimentos portugueses na agro-pecuária


O Banco BIC Português apontou ontem, em Braga, a agro-pecuária de Angola, "onde há uma enorme quantidade de fazendas por reactivar", como um dos sectores em que as empresas portuguesas podem investir.

O director-executivo do Banco BIC, Mira Amaral, disse que as fazendas a reactivar possuem terrenos férteis para a produção de algodão, milho ou açúcar: "cada vez mais surgem parcerias estratégicas que dão origem a empresas constituídas por capitais luso-angolanos", vincou.

O gestor apontou, ainda, os sectores do imobiliário, cerâmica, educação, construção, logística, metalo-mecânica, novas tecnologias e saúde, como sendo aqueles em que os portugueses possuem competência e capacidade para investir em Angola.

Frisou que, numa primeira fase, os investimentos portugueses estavam centrados em Luanda e na área dos serviços, realçando que, "actualmente há diversas empresas industriais a serem criadas ou a funcionar em zonas como Viana, Lobito ou Huambo".

Vincou que, "embora Angola ainda importe materiais de construção, as empresas luso-angolanas já têm capacidade de produção de quantidades significativas". "Angola tem um elevado potencial de crescimento pois quase tudo está por fazer", referiu, avisando, no entanto, que "o consumidor angolano já não aceita qualquer coisa, pois tornou-se exigente em termos de qualidade de produtos e de serviços", explicou.


Internacional


Dmitri Medvedev parte à "conquista" de África em périplo por quatro países, incluindo Angola



O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, realizará na próxima semana um périplo africano que o levará ao Egipto, Nigéria, Namíbia e Angola, informa o serviço de imprensa do Kremlin.
Segundo o Kremlin, Medvedev realizará visitas oficiais ao Egipto (23 de Junho), Nigéria (24 de Junho), Namíbia (24-26 de Junho) e Angola (26 de Junho).
As visitas realizam-se a convite dos Presidentes dos países mencionados. Segundo a Embaixada de Angola em Moscovo, "o presidente Dimitri Medvediev é aguardado, em Luanda, em finais deste mês, para uma visita que vai "proporcionar outra dinâmica nas relações de cooperação económica e comercial bilateral".
"Em Angola, assistirá à assinatura do "Acordo de Cooperação Técnico-Científico e Económico", lê-se no boletim. A Rússia está disposta a financiar duas novas barragens no rio Kwanza, ao longo do corredor Malange/Kwanza Norte, que poderão produzir dois mil megawatts.
Medvedev deverá analisar com os dirigentes angolanos a realização de projectos conjuntos no campo da exploração de petróleo em Angola.
A visita de Medvedev russo a ser preparada há várias semanas e foi um dos temas discutidos com as autoridades de Moscovo pelo ministro das Relações Exteriores (Mirex) de Angola, Assunção dos Anjos, quando visitou a capital da Federação russa.
A presença de Medvedev em Luanda surge como consequência natural da intensificação das relações entre os dois países e, como define o protocolo, em resposta a uma visita do Presidente José Eduardo dos Santos à Rússia, em 2006.

Infra-estruturas

Ponte que liga Benguela ao Lobito abre em Julho



O consórcio constituído pelas construtoras portuguesas Mota/Engil e Soares da Costa ultima a construção de uma ponte que liga as cidades de Benguela e Lobito, litoral de Angola, e que estava interditada devido a diversos problemas estruturais.

A conclusão da empreitada, que se realiza sobre o rio Catumbela, era há vários anos esperada e vai facilitar o tráfego rodoviário entre Benguela e Lobito e deverá estar concluída a 01 de Julho, quando passa a estar aberta à circulação automóvel.

A construção da ponte teve início em Maio de 2007, envolvendo uma mão-de-obra de 400 trabalhadores entre angolanos e expatriados, com mais de 400 metros de comprimento.

Em declarações aos jornalistas, Rita Monteiro, do Instituto de Soldadura e Qualidade de Portugal, entidade fiscalizadora da obra, considera que foram cumpridas todas as etapas de construção previstas com a qualidade exigida.

"A ponte está praticamente concluída com a colocação do betuminoso. Falta apenas o revestimento dos passeios e esperamos no dia 30 de Junho concluir a obra e em seguida fazer o ensaio de carga para observarmos os diversos deslocamentos da ponte".

Para isso, a empresa vai proceder à colocação de 18 camiões em cima da ponte com 30 toneladas cada um e após isso considerar, se a estrutura passar neste teste, que a ponte está em segurança e pode ser utilizada", salientou Rita Monteiro.

Para Luís Parreirão, administrador da construtora Mota/Engil, a conclusão da ponte constitui um "marco histórico" para estas duas empresas portuguesas.

Este responsável anunciou ainda que está também em fase de conclusão a estrada que liga a ponte, cujas obras terminarão quando a ponte for aberta ao público.

Não foram avançados números relativos aos custos da obra.

Internacional

Luanda denuncia agressão a diplomata em Bissau


O Ministério das Relações Exteriores de Angola (Mirex) denunciou em comunicado divulgado em Luanda a "brutal agressão" de que foi alvo o 1º secretário da embaixada angolana na Guiné-Bissau.
O documento em que é denunciada a agressão ao diplomata angolano na capital guineense foi emitido na quinta-feira à noite em Luanda, descrevendo a agressão a Jeremias José António como tendo ocorrido num local público de Bissau na semana passada.
O Mirex em momento algum do comunicado indicia que este episódio esteja relacionado com a vaga de violência que assola a Guiné-Bissau desde Março último, onde já foram mortos o Presidente "Nino" Vieira, o chefe das Forças Armadas, Tagmé Na Waié, e dois ex-ministros, Baciro Dabó, este também candidato presidencial, e Hélder Proença.
A agressão a Jeremias António foi, ainda segundo o Mirex, protagonizada por um "cidadão desconhecido".
O ministério lança um forte apelo às autoridades guineenses para que protejam a comunidade angolana residente na Guiné-Bissau, bem como os seus diplomatas, salvaguardando a "tranquilidade da missão diplomática".




Investimento

Empresas portuguesas visitam Angola

Uma delegação de 17 empresas portuguesas visita Angola, entre 21 e 27 de Junho, com o objectivo de conhecer as "oportunidades de negócios e de investimento" neste país africano.

"Angola é um país da África subsaariana com um enorme potencial de crescimento nos próximos anos, e apesar da crise conjuntural que atravessa, constitui uma grande oportunidade para as empresas de pequenas e média dimensão (PME)", referiu Pedro Madeira Rodrigues, secretário-geral da Associação Comercial de Lisboa.

A missão empresarial a Angola, que é organizada pela Associação Comercial de Lisboa/Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (ACL-CCIP), deslocar-se-á a Luanda, Benguela e ao Lobito.

A missão é constituída por 17 PME de diversos sectores de actividade económica, nomeadamente da área agrícola, agro-química, software, máquinas agrícolas, construção civil, entretenimento, metalomecânica, rações e carnes, águas, consultoria jurídica, arquitectura e engenharia, e dos transportes e logística.

O programa desta missão contempla reuniões individuais de negócios em Luanda e no Lobito, de acordo com o perfil e interesses no mercado de cada participante e ainda uma sessão de apresentação do mercado Angolano.