Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 8 de março de 2010

Emprego

MAPESS aborda situação laboral com empregadores


Uma palestra sobre a formação profissional, emprego e contratação de trabalhadores vai decorrer na próxima quarta-feira, no município de Cacuaco, norte de Luanda, sob a égide da direcção provincial e local do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS).

De acordo com o programa divulgado pela Angop, os trabalhos do encontro incluem os temas sobre o registo de trabalhadores, legislação de trabalho, entre outros temas.

A análise dos diferentes autores institucionais e empresários do município, da promoção da formação profissional definida, propostas e mecanismos de participação dos parceiros sociais e outras esferas das acções de formação profissional na circunscrição fazem parte dos objectivos do encontro.

A acção formativa, com duração de um dia, será orientada por técnicos do MAPESS, da direcção provincial de Luanda e do representante local.


Circulação

Livre circulação dentro da CPLP deve ter em conta realidade dos países



O embaixador de Angola em Portugal, Marcos Barrica, considerou ontem, em Lisboa, que a livre circulação dos cidadãos lusófonos no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa deve ser bem estudada, tendo em conta a realidade de cada um dos estados membros.

Em declarações à imprensa, o diplomata defendeu que a realidade dos países membros é diferente, pelo que o assunto deve ser abordado pelos peritos, de modo a ser viável e realizável para cada Estado. No que toca à possibilidade de criação do estatuto do cidadão da CPLP, que será discutido na reunião dos parlamentares da organização, Marcos Barrica lembrou que o país está em melhor condições para analisar e discutir o assunto. “Houve alguns desenvolvimentos e podemos agora voltar apreciar o estado actual das coisas”, referiu.

Relativamente ao acordo ortográfico, o embaixador lembrou que em 2009 tinha ficado definida a necessidade de, primeiro, se criar um vocabulário antes de se avançar para o referido projecto. A aprovação do vocabulário será um passo importante para a assinatura do Acordo Ortográfico.

Crédito

Projecto micro-crédito prevê atingir 50 mil beneficiários



O presidente do Conselho de Administração do Banco de Comércio e Indústria (BCI), Adriano Silva, anunciou que a instituição bancária pretende atingir, através do programa de micro-crédito "amigo", cerca de 50 mil beneficiários em todo o país, até 2012.
Adriano Silva anunciou a meta do BCI durante o lançamento do programa do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess), que teve lugar no Kwanza Sul. O projecto de financiamento enquadra-se na linha de desenvolvimento a seguir pelo banco para aqueles que tenham iniciativa de negócios e querem ser empresários. A Angop noticia que o responsável referiu que o valor inicial de 500 dólares norte-americanos (convertidos em kwanzas) poderá registar um aumento em função do cumprimento, por parte dos beneficiários, das cláusulas constantes no contrato de reembolso de valores.
Realçou ainda que os que conseguirem desenvolver, com sucesso, o seu negócio e reembolsar o capital inicial poderão ter um aumento dos valores a serem concedidos para o equivalente a dez mil, 50 mil e 250 mil dólares americanos, de forma faseada.
O micro-crédito “amigo” tem uma componente de financiamento de micro, pequenos e médios, visando elevar o nível de rendimento das famílias, por via da criação de oportunidades para o surgimento e consolidação de micro e pequenas empresas a nível das comunidades.
De âmbito nacional, o projecto de financiamento estabeleceu um montante inicial de 500 dólares norte-americanos, em moeda nacional, onde os beneficiários têm um ano para liquidar a divida, mas nos três meses iniciais ficam isentos do pagamento de prestações de juros e de capital.


Política

Paulo Kassoma em Lisboa





O Presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, está em Lisboa, Portugal, para participar na II Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (AP-CPLP), que tem início hoje, segunda-feira.

Paulo Kassoma tem intervenção agendada para terça-feira, segundo dia da Assembleia Parlamentar, apresentando o tema "Reforço da Cooperação no âmbito da CPLP". A segunda Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (AP-CPLP), que decorrerá até ao dia 10, vai abordar, entre outros temas, os “desafios e horizontes da presidência portuguesa da CPLP", "A CPLP e a situação política e económica internacional" e "A CPLP, a Língua Portuguesa, o novo Acordo Ortográfico e o Papel do Instituto Internacional de Língua Portuguesa".

A agenda prevê igualmente a apresentação e aprovação dos relatórios de actividades deste órgão, referente ao período de Abril de 2009 a Março de 2010, bem como da Rede de Mulheres Parlamentares da comunidade. A aprovação do Programa de Actividades para 2010/2011 é o último ponto da agenda da segunda Assembleia Parlamentar da CPLP. Fazem parte da CPLP, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Portugal e Timor-Leste.

Efeméride

Mulheres aconselhadas a apostarem na formação académica e profissional


A secretária comunal da Organização da Mulher Angolana (OMA) em Ondjiva, Melania Ndendjapana, aconselhou as mulheres locais a apostarem na formação académica e profissional, de forma a reduzir-se a percentagem de pessoal sem formação básica.
Em declarações à Angop, por ocasião das comemorações do dia da Mulher, que se assinala hoje, a responsável destacou a importância da formação das mulheres como prioridade do sector, de modo a contribuir para a formação básica e a baixa da taxa do analfabetismo. Informou ainda que as mulheres pretendem dar atenção especial à assistência social e à aceleração académica das senhoras, de forma pedagógica, para permitir que elas se afirmem no contexto social, contribuindo assim para o desenvolvimento socio-económico da região.
A OMA na comuna mantém o compromisso no processo da luta de erradicação do analfabetismo, tendo em conta o índice de analfabetismo, ainda elevado, nas mulheres, controlando pelo 1.870 mulheres em Ondjiva.