Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saúde

Cruz Vermelha de Angola traça plano estratégico


O plano estratégico da Cruz Vermelha para a província do Namibe, para o triénio 2011-2014, vai incidir no recrutamento de novos sócios, criação de parcerias, traçar políticas sobre o voluntarismo e criação do movimento juvenil. De acordo com um documento divulgado hoje, sexta-feira, pela Angop, a Cruz Vermelha da região vai implementar um modelo de administração e gestão à altura dos actuais desafios da sociedade e da própria instituição.
A Cruz Vermelha vai contribuir para a melhoria da saúde e prevenção do VIH/Sida por meio de projectos virados aos mais vulneráveis, bem como criar capacidades de reposta e intervenção em caso de desastres nas comunidades.
O documento realça ainda que a organização humanitária vai promover a participação dos jovens nas actividades da Cruz Vermelha de Angola (CVA), por meio da Associativismo voluntariado, capacidade de iniciativas e criatividades, bem como contribuir para a redução dos indicadores de famílias separadas pela guerra.

Vai igualmente criar, desenvolver e implementar sistemas da angariação de fundos, de forma a tornar a instituição sustentável e criar núcleos em empresas.
No domínio da saúde, a CVA vai criar mecanismos que visem a redução do índice de doenças transmissíveis, sensibilizar a população para o uso de latrinas, apoiar o governo na promoção de campanhas de vacinação, promover os primeiros socorros comunitários, entre outras acções.

A Cruz Vermelha de Angola, no Namibe, controla mais de 120 sócios e tem como meta atingir mais de dois mil em 2011.

Sociedade

Embaixador da Polónia destaca cooperação na Lunda Sul


O Embaixador Plenipotenciário da Polónia em Angola, Jacek Junosza Kisielewski, considerou, ontem, quinta-feira, em Saurimo, capital da província da Lunda Sul, que a implementação dos projectos que contam com a cooperação daquele país, sobretudo no capítulo da desminagem, tem sido bastante positiva.
O diplomata fez esta avaliação durante uma conferência de imprensa, no termo da sua visita de três dias à província, na qual visitou no município de Muconda, uma área de reserva fundiária do estado, desminada para o re-assentamento de cidadãos angolanos regressados das Repúblicas da Zâmbia e do Congo Democrático.
Segundo a Angop, Jacek Junoska tomou conhecimento da existência de 155 áreas minadas e 306 chefes de famílias por reassentar em toda a província, tendo recebido garantias do executivo local de tudo fazer para a regularização da situação.
O embaixador reiterou a disponibilidade do seu país continuar a prestar apoio a Angola nesta vertente, pois a sua primeira viagem ao interior do país como embaixador destinou-se a proceder a uma avaliação dos projectos para estabelecer programas para o futuro. “Estamos conscientes das necessidades que existem na província na área de desminagem, pelo que dever-se-á fazer outros programas a curto prazo no sentido de dar cumprimento às necessidades”, frisou. Recordou ainda que o seu país presta igualmente assistência na Creche João Paulo II na Lunda Sul.
A nível nacional, a embaixada considera o projecto de bandeira a construção e equipamento da academia de pesca na cidade do Namibe, denominada "Instituto de Ciências do Mar", que irá igualmente prestar educação ao nível superior nas áreas de navegação, salvamento e resgate marinho. Este projecto encontra-se já na segunda fase de implementação e está avaliado em 60 milhões de euros.

Política

Conselho de Ministros reúne-se hoje


O Conselho de Ministro reúne-se hoje, sexta-feira, na nona sessão ordinária no Palácio Presidencial a Cidade Alta, sob orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para analisar assuntos socioeconómicos do país.
Na última reunião, este órgão apreciou o projecto de resolução que aprova a adesão de Angola à Convenção das Nações Unidas sobre a Proibição ao Financiamento do Terrorismo e a proposta de lei sobre os tratados internacionais.
O Conselho de Ministros analisou ainda a proposta de alteração da lei sobre o luto nacional e provincial, que estabelece os princípios e os procedimentos protocolares a observar em caso de morte de titulares dos órgãos de soberania e de outras entidades ou personalidades.
A proposta de criação da empresa pública especial de limpeza, de âmbito local, para assegurar a manutenção, abertura e expansão da rede de esgotos, manutenção e limpeza das valas de drenagem, recolha de resíduos sólidos, foi, de acordo com a Angop, outro dos assuntos analisados.
Na referida sessão, o Conselho de Ministros debateu a proposta de contrato para a construção de um laboratório nacional de referência para o controlo da qualidade alimentar, visando garantir a segurança alimentar da população e prevenir as fraudes.
No domínio da agricultura, foram discutidos projectos referentes ao desenvolvimento agrícola de fazendas agrícolas e pólos industriais nas províncias de Malange, Kuando Kubango e Benguela, para o cultivo de milho, feijão e soja, produção de arroz e criação de gado.


Desporto


Dirigente quer parcerias com empresários


O director da Juventude e Desportos da província do Huambo, Carlos Alberto Graça, afirmou hoje, sexta-feira, à Angop que o desporto na região carece de maior intervenção da sociedade, e que prevê para 2011 a criação de parcerias com o empresariado nacional e estrangeiro.
O antigo presidente de direcção do Petro do Huambo explicou que o objectivo passa por uma intervenção mais activa dos empresários nas acções de desenvolvimento e expansão do desporto na região. Lembrou que a instituição, enquanto órgão que executa as políticas desportivas do governo local, vai incentivar o financiamento de obras de reabilitação e a construção de infra-estruturas, bem como o aumento de equipas que evoluem nos campeonatos infanto-juvenis.
Carlos Graça, distinguido em 2005 com o troféu de dirigente do ano, indicou que dará igualmente atenção à execução de programas de massificação das associações, formação de técnicos e expansão da actividade desportiva por todos os municípios e comunas da província.


Infra-estruturas

Obras da Universidade Kimpa Vita orçadas em seis milhões de dólares


O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, anunciou que as obras da Universidade Kimpa Vita serão executadas em 11 meses e estão orçadas em seis milhões de dólares. O dirigente admitiu, em declarações aos jornalistas após o acto da consignação empreitada, que a infra-estrutura terá 30 salas de aulas, laboratórios, salas de leitura, bibliotecas e espaços de recreação. "Esse montante inclui também o apetrechamento e demais material escolar. Acho ser um preço ideal para um edifício tão imponente que haverá aqui", salientou.
O representante da empresa chinesa responsável pela construção da universidade, Jocebel Franck Xil, disse que a construção das instalações da Universidade, localizadas a sete quilómetros da cidade, arrancam dentro de uma semana. Presenciaram o acto, que decorreu no Salão Nobre do Governo Provincial do Uíge, membros do governo local, o vice-reitor da Universidade Kimpa Vita para a Área Cientifica, Heitor Timóteo, docentes, entre outros convidados.