Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Polícia

Cunene: Criminalidade diminuiu

O superintendente Carlos dos Santos, do Comando provincial da Polícia Nacional, adiantou hoje à Angop que na última semana foi registada uma diminuição da criminalidade na província. O responsável explicou que foram cometidos 26 crimes de natureza diversa, o que significa menos três que em relação a igual período nas semanas precedentes. Os munícipios de Kwanhama, Ombadja, Namacunde, Cahama e Cuvela, no Cunene, foram os mais pacíficos.

De acordo com o oficial, dos delitos registados 25 foram esclarecidos, correspondendo a uma operatividade na ordem dos 96,1 por cento, em que constam condução ilegal, falsificação de documentos, injurias, fogo postos, subtracção violenta de menor, homicídio voluntário, especulação, furto e ofensas corporais. Foram detidos 28 cidadãos de origem e ocupação diversa, dos quais três são do sexo feminino e um de nacionalidade namibiana.

Sociedade


Programa "Água Para Todos" no Moxico

Os cerca de dois mil habitantes da comuna do Ninda, município dos Bundas (Moxico), estão a beneficiar, desde ontem, de um Sistema de Captação e Distribuição de Água, no âmbito do programa "Água para Todos". Inaugurado pelo governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos "Liberdade", o sistema tem capacidade de bombear oito mil litros de água por hora.

A instalação do mecanismo durou dois meses e custou ao Governo 20 milhões de kwanzas. O projecto insere-se no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP). A Administradora Teresa Mussole Tchingole mostrou-se satisfeita e admitiu que a infra-estrutura é uma das soluções dos problemas da população, pois que vai diminuir as longas distâncias percorridas para conseguir água.

O mesmo sistema de água foi inaugurado nas sedes comunais de Liangongo e Cassamba e está em curso nas sedes comunais de Cavungo, Lago Dililo, Cangumbe.

Banca


Lubango terá centro de formação bancária



A cidade do Lubango, na província da Huíla, vai inaugurar, este ano, um Centro de Formação Bancária. O projecto de construção foi apresentado durante o fim-de-semana aos membros da sociedade civil e governantes. A iniciativa partiu de jovens recém-formados na especialidade pela Universidade Agostinho Neto (UAN).

O centro, que deverá abrir portas em Março, vai leccionar cursos básicos de atendimento a clientes, pró-actividade comercial, operações bancárias gerais, técnicas de liderança, consultoria e Marketing, num investimento inicial avaliado em dez mil dólares norte-americanos.

Em declarações aos jornalistas, o mentor do projecto, Massada Júnior, explicou que os cursos serão intensivos e abertos a todos, desde que estes completem os requisitos exigidos, nomeadamente habilitações mínimas ao nível da oitava classe.

A vice-governadora da Huíla, Vitória Correia, referiu, por sua vez, que iniciativas como estas devem ser seguidas por outros jovens, para auxiliar na formação da população e promover o desenvolvimento do país. O projecto foi apresentado no sábado e tem como principal objectivo dotar os funcionários bancários e outros que lidam com o público das ferramentas necessárias para o melhor desempenho do seu trabalho.

A par da formação, o centro vai trabalhar no recrutamento e na selecção de pessoal para a prestação de serviço no ramo bancário. Na província existem 12 bancos a operar e mais de 60 balcões, que acolhem mais de 200 trabalhadores, em que mais de 90 por cento não possui formação especializada.


Agricultura

Lisboa acolhe exposição internacional do sector agro-alimentar


A 15ª edição do Salão Internacional do Vinho, Pescado e Agro-Alimentar (SISAB) tem início hoje em Lisboa, Portugal. O evento conta com 427 representantes de 16 sectores alimentares.

O responsável da empresa organizadora da feira "Mundiventos", Carlos Novais, afirmou aos enviados da Angop que este ano se verifica um aumento na representação dos ramos da fruticultura, horticultura, floricultura, floresta, produtos biológicos, transportes, logística e cutelaria, que se juntam assim aos sectores tradicionais. "As empresas nacionais representadas no evento são, sem dúvida, as que apresentam melhores produtos e têm feito um grande esforço para a sua internacionalização, garantindo uma excelente confiança negocial com os parceiros externos com que vão se relacionar", frisou.

A Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) tem uma forte presença no certame, que decorre até quarta-feira, onde se destaca a grande participação de Angola, Cabo Verde e Brasil. Para esta segunda-feira, está agendada a apresentação de produtos, provas de degustação e outras actividades, no sentido de firmar contactos e parcerias entre os intervenientes. Recorde-se que fazem ainda parte da bolsa de negócios de Portugal países como a Rússia e os Estados Unidas da América.

Cultura

Angolanos rendidos ao talento japonês


O Cine Nacional, em Luanda, recebeu o primeiro espectáculo japonês do Grupo “Ryu's beat with kano e Saga”, que mostrou ao público a importância do reconhecimento da diversidade cultural nipónica. O evento contou com cerca de 500 figuras, que aplaudiram a qualidade da iniciativa.
O trio percussionista, que inicia uma digressão intitulada “Beat e wind from Japanasia” (com passagem prevista pelo Oriente Médio (Catar, Irã, Omão) e África (Angola, Tunísia) com um Tambor Japonês, Flauta de Bambu e um violino tradicional da Mongólia), tocou durante uma hora e meia, sem intervalo, um repertório cheio de vários títulos japonês.
Os intérpretes Ryutaro Kaneko, yasukasu Kano e Haruhiko Saga uniram os três instrumentos da tradição asiática numa ideia única do contemporâneo asiático.
Os músicos explicaram, em declarações à Angop, que a união entre o Morin Khuur (violino tradicional da Mongólia), Shinobue (flauta de bambu) e o Wadaiko nasceu do facto de o Japão ter sofrido influências culturais de vários países.
Os instrumentos usados proporcionaram uma noite de grande animação, já que o tambor milenar japonês se assemelha ao Batuque “forte” angolano.
Em 1987, Kaneko tornou-se membro do grupo musical japonês “Kodo”. Enquanto ele estava no kodo foi o principal integrante do grupo, actuando em 32 países, compondo inúmeras músicas. Em 2007, estreou-se a solo e a partir daí vem actuando com vários artistas de diferentes géneros.