Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Agricultura


Ministro visita Kwanza Norte


O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, é aguardado hoje, na província do Kwanza Norte, para uma visita de algumas horas, visando avaliar o grau de implementação de vários projectos do sector em curso na província.
Segundo a agenda da visita do ministro a que a Angop teve hoje acesso, Afonso Pedro Canga manterá um encontro de cortesia com o governador da província, Henrique Júnior. Posteriormente, visitará as futuras instalações do canil-gatil e da futura escola profissional do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), ambas localizadas no município de Cazengo (sede provincial).
O governante efectuará ainda uma deslocação ao município do Lucala, a 36 quilómetros de Ndalatando (capital da província), onde vai constatar o nível de execução do projecto de fomento avícola para a criação, abate e comercialização de aves galináceas, em implementação desde Dezembro do ano passado.
Orçado em 42 milhões de dólares norte-americanos, o referido projecto contempla a construção de 120 naves com a capacidade para 25 mil pintos, um matadouro capaz de abater dez mil aves/dia e uma fábrica de ração para produzir 25 toneladas/dia, podendo beneficiar 120 famílias
O referido projecto inclui também uma incubadora com a capacidade para 150 mil ovos, destinado à reprodução de pintos e posterior distribuição aos criadores, no quadro de um programa do Governo angolano de investimento integrado, que vai beneficiar as províncias do Kwanza Norte e Malanje, fruto da linha de crédito do Exim Bank da Coreia do Sul.
O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, regressa a Luanda neste sábado.



Habitação

Ministério da Família e Consórcio Comandante Loy estabelecem acordo

A ministra Genoveva Lino e o empresário José Domingos de Barros assinaram formalmente uma parceria que define as bases para a implementação conjunta de projectos habitacionais nas comunidades. O acordo efectuado entre o Ministério da Família e Promoção da Mulher (Minfamu) e o Consórcio Comandante Loy SA, resulta de um diagnóstico das necessidades de habitabilidade levado a cabo desde 2008 por comissões técnicas das duas instituições nas províncias do Bengo, Kwanza Sul, Benguela, Huíla, Huambo e Uíge.

A Angop divulga uma nota que indica que os resultados foram transformados no “Projecto Família e Comunidade”, que visa apoiar as viúvas de guerra e as suas famílias, assim como a comunidade carenciada e que vive em condições precárias de habitabilidade.

A assinatura do protocolo de parceria entre as duas instituições vem responder às directrizes do programa do Governo para o quadriénio 2009-2012, sobre as necessidades habitacionais das populações e o Programa Nacional do Urbanismo e Habitação. Trata-se de um projecto que mobiliza e suscita o empenhamento de instituições públicas e agentes privados na melhoria do ordenamento e da expansão do sistema urbano e na redução do deficit habitacional, de modo a garantir uma habitação condigna para cada família, compatível com o seu rendimento.

O acto foi testemunhado por responsáveis e técnicos seniores do Ministério da Família, assim como por accionistas do consórcio, na sua maioria por financiadores e parceiros na implementação dos Projectos “Kussanguluka” e “Família e Comunidade”.

O Consórcio Comandante Loy, SA é uma empresa de direito angolano fundada em 1998, cujos accionistas são maioritariamente antigos combatentes e veteranos da pátria, representantes das diferentes etapas de luta e resistência ao colonialismo até a conquista da paz.

Mundial de Basquetebol

"Vamos dar o nosso melhor frente os EUA"


O técnico da selecção angolana, dez vezes campeã africana, garantiu que vão dar o máximo na partida dos oitavos-de-final do campeonato do mundo de basquetebol sénior masculino, frente aos Estados Unidos. embora reconheça a superioridade do adversário.
Em declarações à Angop, na cidade de Kayseri (Turquia) onde Angola disputou a primeira fase da competição, o treinador português, Luís Magalhães, reconheceu a superioridade do adversário. No entanto, salvaguardou que vai transmitir confiança aos atletas para o confronto que poderá ditar a melhoria ou não do nono lugar alcançado no Japão2006. Considerou os EUA uma das melhores selecções do mundo, mas garantiu que não vão baixar os "braços".
Angola terminou a primeira fase da prova na quarta posição do grupo A. Os campeões africanos vão defrontar os EUA, primeiros classificados do grupo B.

Desporto


Kickboxing: Dois atletas angolanos ganham faixa negra



Os atletas Edgar Tavares e Márcio Rangel conquistaram a faixa negra "cinto preto" no torneio internacional de artes marciais de Kickboxing, realizado na cidade de Santa Isabel, Estado de São Paulo, Brasil, de 20 a 23 de Agosto último.
Os referidos atletas ascenderam a categoria de instrutores de Kickboxing por terem conquistado, pela segunda vez, um número aceitável de medalhas em combates com adversários de faixa superior à deles.
Edgar Tavares, que em 2009 obteve o maior número de medalhas, disse à imprensa no aeroporto internacional ''4 de Fevereiro", em Luanda, que o mérito servirá para ajudar a modalidade a crescer em Angola. "A faixa negra foi fruto de quatro anos de trabalho, humildade e luta, para meter a modalidade em Angola num nível aceitável", defendeu, em declarações à Angop.
Por seu turno, Márcio Rangel, detentor do cinturão 2009, disse que vai continuar a trabalhar para alcançar as competições olímpicas e, deste modo, realizar o sonho que acarreta desde criança, de ser um grande mestre de artes marciais.
Na competição, Angola esteve representada com os seguintes atletas: Edgar Tavares (24 anos/60 quilos), Rui Monteiro (24 anos/63 kg), Márcio Rangel (22 anos/55 kg), Rui Carvalho (28 anos/80 kg), Vando Ribeiro (21 anos/73 kg), Celso Fernandes (20 anos/70 kg), Helton Esperança (25 anos/85 kg), Nazaré Morgado (21 anos/75 kg) e Anderson Castro (20 anos/70 kg).
Integraram ainda a comitiva angolana, os atletas Jocelino Malulo (17 anos/60 kg), Gilson Eduardo (17 anos/58 kg) e Edgar Simão, de 13 anos.

Sociedade

Reabilitação de deficientes físicos condicionada


A falta de verba e da colaboração da direcção provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria está a condicionar o encaminhamento dos deficientes físicos para a sua reabilitação no centro ortopédico do Neves Bendinha, em Luanda.
A informação foi adiantada ontem, quinta-feira, na cidade de Malanje, pelo director provincial da associação angolana dos deficientes físicos ex-militares (Ammiga), António Nicolau, durante uma conferência de imprensa realizada no âmbito das celebrações do 18º aniversário da criação da associação.
De acordo com a Angop, o responsável esclareceu que o governo da província de Malanje é a entidade que tem disponibilizado a verba para a reabilitação física dos deficientes, mas este ano não financiou "por alegada falta de montantes para o efeito".
Segundo António Nicolau, a Ammiga celebrou um contrato com o hospital Neves Bendinha, ao abrigo do qual este deve reabilitar 15 deficientes anualmente, mas a sua concretização é inviabilizada devido a falta de verba para custear o transporte e acomodação dos incapacitados. Explicou que por a falta de um centro ortopédico em Malanje, alguns deficientes físicos são obrigados a se deslocar a Luanda, capital do país, ou a província do Huambo, por conta própria, para a aquisição de próteses.
António Nicolau lembrou que um censo efectuado ao nível do município sede da província de Malanje identificou 180 deficientes físicos que necessitam de ser reabilitados, mas não dispõem de condições para tal. Outro problema apontado pelo director da Ammiga prende-se com o atraso do pagamento das pensões dos ex-militares, viúvas e órfãos. "Estamos a encetar contactos com a direcção provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria para encontrarmos mecanismos que permitam ultrapassar a situação o mais rápido possível", adiantou.
Instituída em 2 de Setembro de 1992, a Ammiga controla actualmente, em todo o país, mais de cinco mil associados.