
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Agricultura

Economia

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega a Luanda, no início da próxima semana, para fazer o balanço da primeira revisão do Acordo Stand By, assinado em Dezembro último com o Banco Nacional de Angola (BNA).
Segundo o Governador do BNA, Abraão Gourgel, que anunciou hoje, quinta-feira, a informação à Angop, o acordo destina-se a financiamentos e terá a duração de 27 meses.
Lamin Leigh chefia a missão do Fundo Monetário Internacional, que chega ao país na segunda-feira e aí permanecerá até ao dia 12 de Março.
Educação

Um seminário sobre a definição de programas prioritários nos planos provinciais decorre desde o princípio da semana, no município de Benguela, no quadro da reforma do sistema educativo.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada hoje pela Angop, a acção formativa, com a duração de cinco dias, visa dotar as províncias de ferramentas de planificação, tendo em conta as particularidades locais. O encontro, cujos métodos seguidos combinam com a concepção de planos e reforço da capacidade técnica dos responsáveis do sistema educativo a nível das províncias, visa ainda a elaboração de planos estratégicos provinciais.
O evento, que é promovido pelo Ministério da Educação e conta com o apoio financeiro da União Europeia e o apoio técnico do Instituto Internacional de Planificação e Educação da Unesco e do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério da Educação, é o quarto de uma série de cinco. O primeiro foi realizado na cidade do Lubango, província da Huíla, em Junho de 2009, e permitiu realizar um diagnóstico do sistema educativo das três províncias inseridas neste processo piloto, nomeadamente Benguela, Huambo e Huíla. O segundo decorreu na província do Huambo, em Outubro de 2009, tendo-se focalizado na formulação de políticas, oferecendo um quadro geral de intervenção para melhoria da educação destas províncias e posteriormente em todo o país.
O terceiro seminário decorreu igualmente na província do Huambo em Janeiro do presente ano, tendo permitido qualificar e estimar as necessidades para as reformas que se pretendem.
Para além das referidas províncias, participam igualmente no encontro os representantes das restantes cinco províncias que fazem parte do Programa de Apoio ao Ensino Primário (Paep) - Kwanza Sul, Bié, Namibe, Cunene e Malanje.
Sociedade
As casas da juventude, em construção no bairro Samacaca, no município do Chitato, serão concluídas em Junho, adiantou o responsável do Departamento Provincial de Juventude, André Pami.
Em declarações hoje à Angop, o dirigente assegurou que as empresas "Mais Angola" e "Cotidiana", a quem foram adjudicadas as obras de construção de 92 casas garantiram entregar as residências no primeiro semestre do ano. O projecto do bairro social da juventude vai ajudar a minimizar os problemas de falta de habitação dos jovens da província da Lunda Norte.
Por outro lado, André Pami referiu que a direcção provincial de Juventude e Desportos abriu as inscrições para as candidaturas ao bairro social de juventude, a 10 de Fevereiro. O responsável lembrou que os interessados no programa habitacional da juventude deverão apresentar uma declaração de rendimento, atestado de residência, uma declaração de união de facto, comprovativo do serviço militar regularizado, cartão de contribuinte, entre outros.
No quadro do programa "Angola Jovem", 92 residências do tipo T2 e T3 estão a ser construídas no bairro Samacaca, arredores da cidade do Dundo, município do Chitato, na província da Lunda Norte, para beneficiar jovens sem casa própria.
Estratégia
AIP/FIL e FIL de Luanda pretendem dinamizar investimentos
Os presidentes da Associação Industrial Portuguesa (AIP-CE) e da Feira Internacional de Luanda assinaram ontem um protocolo que visa incentivar a participação de empresas e entidades estrangeiras (sobretudo do espaço CPLP) em feiras internacionais no país.
Matos Cardoso recordou este acto "é o culminar de cinco anos de negociações, porque determina o curso de relações para o futuro (...) e atrás dele virão outros". Adiantou, em declarações à agência portuguesa Lusa, que está em "conversações sobre a possibilidade de cooperação também ao nível do Centro Internacional de Negócios de Angola", uma parceria da FIL Luanda com a ANIP (agência de investimentos angolana). Neste âmbito, a AIP pode vir a ter a representação em Portugal, ou seja, "vir a participar na seleção do investimento em Angola".