Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Agricultura


FAO entrega inputs agrícolas aos camponeses


O Fundo das Nações Unidas Para Alimentação e Agricultura (FAO) doou hoje, quinta-feira, diversos equipamentos agrícolas e equipamentos de pesca artesanal no âmbito do projecto Tele Alimento para 250 famílias da comuna do Caiundo, 140 quilómetros ao sul de Menongue.
De acordo com Manuel Quintino, coordenador do projecto ambiental para gestão sustentável da bacia hidrográfica do rio Kubango, o programa é financiando pelo FAO e implementado pelo Programa das Nações Unidas Para Desenvolvimento (Pnud). Em declarações à Angop, afirmou que o plano abrange as populações das comunidades que residem nas áreas adjacentes da bacia hidrográfica do rio Cubango. As comunidades receberam catanas, enxadas europeias e tradicionais, sementes hortícolas, anzóis e canoas.

Economia


FMI aguardado em Luanda



Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega a Luanda, no início da próxima semana, para fazer o balanço da primeira revisão do Acordo Stand By, assinado em Dezembro último com o Banco Nacional de Angola (BNA).

Segundo o Governador do BNA, Abraão Gourgel, que anunciou hoje, quinta-feira, a informação à Angop, o acordo destina-se a financiamentos e terá a duração de 27 meses.

Lamin Leigh chefia a missão do Fundo Monetário Internacional, que chega ao país na segunda-feira e aí permanecerá até ao dia 12 de Março.


Educação


Educação promove seminário


Um seminário sobre a definição de programas prioritários nos planos provinciais decorre desde o princípio da semana, no município de Benguela, no quadro da reforma do sistema educativo.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada hoje pela Angop, a acção formativa, com a duração de cinco dias, visa dotar as províncias de ferramentas de planificação, tendo em conta as particularidades locais. O encontro, cujos métodos seguidos combinam com a concepção de planos e reforço da capacidade técnica dos responsáveis do sistema educativo a nível das províncias, visa ainda a elaboração de planos estratégicos provinciais.

O evento, que é promovido pelo Ministério da Educação e conta com o apoio financeiro da União Europeia e o apoio técnico do Instituto Internacional de Planificação e Educação da Unesco e do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério da Educação, é o quarto de uma série de cinco. O primeiro foi realizado na cidade do Lubango, província da Huíla, em Junho de 2009, e permitiu realizar um diagnóstico do sistema educativo das três províncias inseridas neste processo piloto, nomeadamente Benguela, Huambo e Huíla. O segundo decorreu na província do Huambo, em Outubro de 2009, tendo-se focalizado na formulação de políticas, oferecendo um quadro geral de intervenção para melhoria da educação destas províncias e posteriormente em todo o país.

O terceiro seminário decorreu igualmente na província do Huambo em Janeiro do presente ano, tendo permitido qualificar e estimar as necessidades para as reformas que se pretendem.

Para além das referidas províncias, participam igualmente no encontro os representantes das restantes cinco províncias que fazem parte do Programa de Apoio ao Ensino Primário (Paep) - Kwanza Sul, Bié, Namibe, Cunene e Malanje.


Sociedade

Casas da juventude estarão prontas em Junho


As casas da juventude, em construção no bairro Samacaca, no município do Chitato, serão concluídas em Junho, adiantou o responsável do Departamento Provincial de Juventude, André Pami.

Em declarações hoje à Angop, o dirigente assegurou que as empresas "Mais Angola" e "Cotidiana", a quem foram adjudicadas as obras de construção de 92 casas garantiram entregar as residências no primeiro semestre do ano. O projecto do bairro social da juventude vai ajudar a minimizar os problemas de falta de habitação dos jovens da província da Lunda Norte.

Por outro lado, André Pami referiu que a direcção provincial de Juventude e Desportos abriu as inscrições para as candidaturas ao bairro social de juventude, a 10 de Fevereiro. O responsável lembrou que os interessados no programa habitacional da juventude deverão apresentar uma declaração de rendimento, atestado de residência, uma declaração de união de facto, comprovativo do serviço militar regularizado, cartão de contribuinte, entre outros.

No quadro do programa "Angola Jovem", 92 residências do tipo T2 e T3 estão a ser construídas no bairro Samacaca, arredores da cidade do Dundo, município do Chitato, na província da Lunda Norte, para beneficiar jovens sem casa própria.

Estratégia

AIP/FIL e FIL de Luanda pretendem dinamizar investimentos



Os presidentes da Associação Industrial Portuguesa (AIP-CE) e da Feira Internacional de Luanda assinaram ontem um protocolo que visa incentivar a participação de empresas e entidades estrangeiras (sobretudo do espaço CPLP) em feiras internacionais no país.

Rocha de Matos, presidente da AIP-CE/FIL e Matos Cardoso, Presidente do Conselho de Administração da FIL (Angola) assinaram um acordo, que para já é um contrato para organização conjunta de quatro feiras em Angola em 2010, mas que deverá ser alargado a outros âmbitos. "Portugal e Angola podem desenvolver um programa de cooperação vasto, quase sem limites (...). Existe do lado da AIP grande vontade de cooperar e ela não fica restrita a Lisboa/Luanda. Pode extravasar a outras espaços da CPLP" [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", realçou o responsável da AIP-CE.

Matos Cardoso recordou este acto "é o culminar de cinco anos de negociações, porque determina o curso de relações para o futuro (...) e atrás dele virão outros". Adiantou, em declarações à agência portuguesa Lusa, que está em "conversações sobre a possibilidade de cooperação também ao nível do Centro Internacional de Negócios de Angola", uma parceria da FIL Luanda com a ANIP (agência de investimentos angolana). Neste âmbito, a AIP pode vir a ter a representação em Portugal, ou seja, "vir a participar na seleção do investimento em Angola".

Para já, à luz do novo acordo, a AIP-CE e a FIL portuguesa ficam com o exclusivo, em Portugal, da dinamização e captação de empresas e entidades para participarem em feiras internacionais em Angola e são também, parceiro da FIL Luanda nesse trabalho na Europa. "Vamos usar a rede internacional Business Europe, na qual estamos integrados, para mobilizar empresa europeias", explicou Rocha de Matos, fazendo também a ponte para a rede do quadro CPLP "que engloba mercados muito poderosos nas organizações regionais que integram".

As duas entidades vão organizar conjuntamente em Luanda feiras internacionais em sectores estratégicos para a economia tanto de Portugal como de Angola - alimentação, construção, imobiliário e segurança. O SIMA - Salão Imobiliário de Angola, a Constrói Angola, a Alimentícia Angola e a Exposegura-Angola, Salão de Segurança em Angola são as feiras em questão, perspectivando-se a presença de mais de 230 empresas portuguesas a expor nestes eventos já em 2010.