Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ambiente


Geologia e Minas com programa de reabilitação



O Ministério da Geologia e Minas pretende apostar, em 2010, na revitalização do sector, de forma a contribuir para o desenvolvimento socio-económico do país e para a criação de mais postos de trabalho.

De acordo com Makenda Ambroise, titular da pasta, é imperioso que se transformem os recursos mineiros disponíveis em valor acrescentado para que, de modo objectivo, se reflicta no desenvolvimento harmonioso do país. Segundo a Angop, o responsável defende que as empresas públicas e privadas devem trabalhar afincadamente para o êxito na execução de políticas de desenvolvimento mineiro, de modo a que a programada diversificação da actividade mineira possa trazer resultados tangíveis ao país.

No caso do subsector diamantífero, o ministro destacou que precisa de um plano estratégico e de orientação para 2010, sobretudo o sector dos diamantes. Este pressuposto exigirá que as empresas estabeleçam linhas de força, visando avaliar as parcerias da Endima com firmas privadas para que sejam ultrapassados os actuais nove milhões de quilates de diamantes produzidos.

Makenda Ambroise admitiu que Angola tem muitos desafios pela frente e o sector mineiro joga um papel preponderante no processo de desenvolvimento sustentável e acelerado. O ministro lembrou que o país precisa de caminhar com passos seguros que permitam dinamizar os empreendimentos mineiros de produção e prospecção para garantir a diversificação no aproveitamento de recursos mineiros com valores acrescentados.

A actual força actual de trabalho do sector mineiro é de 13 mil trabalhadores, sendo cerca de 12 mil e 876 expatriados. Deste total 80 por cento é constituído por homens e 20 por mulheres.

Educação

Ensino obrigatório é aposta do Governo do Bengo para 2010


O governo da província do Bengo vai aplicar de forma rigorosa, em 2010, nesta região, o princípio legal do ensino obrigatório, visando diminuir o analfabetismo. O governante local, João Bernardo de Miranda, que discursava na cerimónia de cumprimentos de final de ano, recomendou às administrações municipais e comunais, bem como às autoridades tradicionais, para que vigiem os pais e encarregados de educação que não levam as crianças às escolas. O objectivo é chamá-los à responsabilidade.
João Miranda disse que os pais devem ter como primeira preocupação a matrícula dos filhos em instituições de ensino. Neste ano lectivo foram matriculados 69 mil 932 alunos, representando um aumento de cinco mil 539 em relação ao ano lectivo de 2008.
Da referida cifra, 4.794 pertencem à iniciação: ensino primário (45.075), I ciclo (6.968), II ciclo e ensino médio técnico (4.224), ensino especial (66) e alfabetização (8.805). No entanto, em 2009, cinco mil alunos ficaram fora do sistema de ensino.




Províncias

Malange: Especialistas elaboram plano de desenvolvimento



O governo de Malanje contratou, este ano, uma equipa de especialistas nacionais que se encarregou da elaboração do plano de reabilitação e desenvolvimento da província para os próximos tempos. O facto foi revelado terça-feira, nesta cidade, pelo governador provincial, Boaventura Cardoso, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano com os membros do governo e outras entidades da província, tendo referido que o plano está a ser apreciado por vários ministérios do país para aprovação e consequente execução.
De acordo com a informação da Angop, o responsável recordou que a província regista muitos problemas nos sectores da educação, saúde, energia, águas e estradas, dificuldades cuja solução passa por medidas estruturantes, pelo que urge a necessidade de se contratar especialistas que vão propor as vias de implementação do plano de desenvolvimento da província. “Acreditamos que o referido plano, quando analisado e aprovado pelo órgão competente, constituirá um marco importante para o desenvolvimento sustentável de Malanje”, enfatizou.
Por outro lado, em gesto de balanço, Boaventura Cardoso destacou algumas realizações do seu executivo, durante o último ano, consubstanciadas na resolução de alguns problemas nos vários domínios, apesar de se registar algum embaraço na execução de certas tarefas devido aos efeitos da crise económica financeira mundial. O dirigente fez saber que a implementação do programa nacional de urbanismo e habitação, com implementação prevista para este ano, registou um certo atraso, em virtude de algumas reservas fundiárias do município de Malanje se localizarem em zonas suspeitas de existirem minas.
A cerimónia contou com a presença de membros do governo, entidades religiosas e representantes da sociedade civil e culminou com um jantar de confraternização.





Desporto

CAN cria novos postos de trabalho



A Taça de África das Nações Orange-Angola2010 já produz resultados além do âmbito meramente desportivo. Na província da Huíla, o evento de futebol proporcionou o primeiro emprego para cidadãos de vários estratos sociais.
A poucos dias da competição, a realizar-se de 10 a 31 de Janeiro do próximo ano, nas cidades de Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango, homens e mulheres de várias faixas etárias afluem ao comité provincial do COCAN para desempenhar tarefas como tradução, secretariado e até mesmo de voluntariado. A província sede do grupo D, além do estádio, “viu” terça-feira inaugurada uma frota de 50 táxis individuais pelo primeiro-ministro António Paulo Kassoma, numa iniciativa da empresa Afro-Taxi, que já garantiu o primeiro emprego para mais de 50 cidadãos.
Tonito Rafael, 43 anos de idade, revelou à Angop que, por dificuldade em conseguir um emprego, foi obrigado a encontrar meios alternativos para sustentar a família, mostrando-se mais confiante agora ao conseguir o seu primeiro emprego na empresa de táxi. Assim, foi submetido a um teste e que aprovou com facilidade por possuir já alguma experiência de condução, acrescentando nunca ter esperado realizar o seu “sonho” de encontrar um emprego oficial por via da realização do campeonato africano em Angola.
O CAN2010 deu igualmente oportunidade para o primeiro emprego a Nelson Danieca, 21 anos, que afirmou ter sido fácil o seu enquadramento na empresa Afri-Taxi. O estudante do Instituto Médio de Economia do Lubango contou que não se habilitou a conduzir propositadamente para o efeito, mas o longo tempo de procura levou-lhe a optar pela actividade. O jovem, que desvaloriza os empates obtidos pela selecção nacional durante a fase de preparação, acredita na passagem para a segunda fase, enquanto no grupo D, o da província da Huíla, a sua aposta recai para os Camarões.

Cultura


Ministra quer apostar nas indústrias culturais





A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou, ontem, em Luanda, que o seu executivo pretende dar em 2010 maior atenção à problemática das indústrias culturais, no sentido de reabilitar e reactivar as antigas escolas patrimoniais das artes populares. A garantia foi expressa durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, que teve lugar no Museu Nacional de História Natural, no qual a governante realçou que a intenção é voltar a colocar em funcionamento as escolas de olaria, cestaria, escultura, pintura, entre outras.

“A intenção é efectivar alguns planos em que sobressai o plano director para o desenvolvimento do artesanato, para o que implica a investigação neste domínio tendo em vista a reabilitação das antigas escolas”, reforçou Rosa Cruz e Silva, em declarações à Angop. A ministra reafirmou ainda que se pretende também a realização das feiras de artes numa tentativa de reactivação das antigas feiras dos centros urbanos mais emblemáticos em que os produtos culturais contribuam para a elevação da auto-estima e dos valores identitários.

O programa para 2010, de acordo com a governante, inclui ainda a continuidade dos esforços para a recuperação dos museus de Angola, desde a melhoria das infra-estruturas, bem como da qualificação dos seus profissionais. Segundo a ministra, o plano enquadra igualmente a situação do património arqueológico que por razões óbvias não teve ainda a devida atenção. “Deverá merecer a nossa pronta intervenção para que o Museu Nacional de Arqueologia possa efectuar o levantamento de todas as estações arqueológicas no país para a sua demarcação e posterior tratamento especializado”, explicou.

Apesar da crise financeira e económica internacional, Rosa Cruz e Silva adiantou que o plano de 2009 foi cumprido na ordem dos 80 por cento, destacando-se as acções desenvolvidas nos domínios do património cultural, a aprovação dos estatutos do Ministério da Cultura, a realização do Jardim do Livro Infantil, as conferências internacionais sobre a vida e obra de Agostinho Neto e Óscar Ribas, entre outros. “Demos sequência às acções de identificação dos monumentos, sítios e lugares históricos para uma base de dados do sector e daqueles que fossem passíveis de integrar uma lista indicativa de Angola para a inscrição na lista do património mundial. Neste sentido retomamos os esforços para o relançamento do projecto de Mbanza Kongo-Cidade a Desenterrar, entre outras acções”, reforçou a ministra da Cultura.