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segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Mundial de Futebol

Troféu em exibição em Luanda




A Taça do Campeonato do Mundo de Futebol de 2010, a ser realizado na África do Sul, está desde a tarde de ontem em Angola, onde permanecerá até quinta-feira. O troféu está a percorrer todas as nações africanas, no âmbito da sua apresentação aos países do continente que albergará a copa.
Com 36,8 centímetros de altura, 6,2 quilogramas de peso, a taça, de ouro maciço de 18 quilates, é transportada por uma comitiva da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), liderada por Emanuel Marada, numa digressão promovida pela multinacional Coca-Cola, patrocinadora oficial da copa do mundo.
Na recepção ao troféu, que chegou este domingo ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, estiveram presentes o director nacional dos Desportos, Raimundo Ricardo, o presidente da Federação Angolana de Futebol, Justino Fernandes, e a governadora provincial de Luanda, Francisca do Espírito Santos, além de representantes da Coca-Cola.
Anteriormente, o troféu esteve em exibição na vizinha República Democrática do Congo (RDC), num périplo de passagens por 53 países africanos, por um período de 70 dias. De acordo com o programa distribuído pela Coca-Cola, amanhã decorrerá uma conferência de imprensa e sessão de fotografias e no dia seguinte (quarta-feira) o troféu será apresentado ao público angolano no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.

Moda

"Prêt-à-Porter Luanda Verão 2009/ 2012" arranca esta semana



A terceira edição do concurso de moda "Prêt-à-Porter Luanda -Verão 2009/2010”, uma promoção da Step Models, realiza-se quinta-feira, no Cine Tropical, em Luanda.
O Prêt-a-Porter é um desfile colectivo, destinado a divulgar aos clientes e imprensa as colecções de moda que podem ser encontradas nas melhores lojas de Luanda. A Angop adiantou que cada loja seleccionará uma colecção de 15 looks que sejam representativos da sua imagem para a nova estação, de modo a cativar os seus clientes e mostrar ao público os artigos que poderão ser encontrados nos seus espaços comerciais.

As lojas participantes no Prêt-à-Porte contribuirão para as bibliotecas, assegurando a doação de Dicionários de Português, Inglês e Francês, bem como de livros de Geografia e/ou literatura de autores angolanos. A intenção é conferir ao certame uma componente didáctica, apostando no contributo para criar bibliotecas com cerca de 300 livros, enciclopédias e dicionários, que vão estar gratuitamente à disposição dos alunos, incentivando, assim, o aumento dos fracos hábitos de leitura dos jovens do nosso país.

A Step propõe-se ainda em oferecer um computador à escola contemplada. Já beneficiaram do projecto o Liceu Salvador Correia (Muto Ya Kevela), 210 livros e manuais diversos e um computador, a Escola 30 do Maculusso, com 300 livros e manuais diversos e um computador e a Escola 3030 do Cruzeiro, com 270 livros e manuais diversos e um computador.

A Step Models é uma agência de moda com mais de 10 anos de experiência na realização de eventos de moda, incluindo o prestigiado Moda Luanda, onde se proporciona aos criadores de moda angolanos a possibilidade de apresentarem as suas colecções regularmente.



Ensino Superior

Duas novas faculdades para o próximo ano



O reitor da Universidade Agostinho Neto, João Teta, anunciou que duas novas instituições de Letras e Ciências Sociais entrarão em funcionamento já no próximo ano lectivo.

Em declarações à Angop, no final de um encontro que manteve com o corpo docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, o docente recordou que esta medida está relacionada com a incompatibilidade existente entre os estudantes de ambas as especialidades.

Segundo o reitor, actualmente a Faculdade de Letras e Ciências Sociais tem uma unidade igual ou superior ao que a Universidade Agostinho Neto tinha em 2001, razão que justifica a divisão das referidas especialidades. Assim, para o efeito vai ser criada brevemente uma comissão instaladora das duas unidades orgânicas, uma vez que já existem os estudantes, constituindo apenas uma questão administrativa.

Cooperação

Embaixada do Japão contribui no ensino de matemática




O embaixador japonês em Angola, Kazuhiko Kashikawa, informou, no Lobito, província de Benguela, que o seu país, em cooperação com instituições nacionais, vai desenvolver um programa de profissionalização do ensino de matemática, que será lançado este mês na província da Huíla.

Em declarações à Angop, o diplomata nipónico explicou que o objectivo é formar professores e outros técnicos angolanos sobre os métodos eficazes para se atingir a compreensão rápida da matemática, uma disciplina que, de acordo com Kazuhiko Kashikawa, é indispensável para as descobertas científicas em qualquer país.

Para o diplomata, os programas de formação de arquitectos, engenheiros industriais e estatística só são possíveis se o país tiver bons professores de matemática. "Não é possível pensar em qualquer investigação científica sem que tenha homens que entendem a física, química e outras ciências que têm em primeira-mão a matemática", adiantou.

De acordo com o embaixador, o programa de formação de professores de matemática poderá ser alargado para outras províncias. O projecto será financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), num montante não revelado. O embaixador japonês elogiou os programas de ensino e aprendizagem que o governo tem vindo a implementar em todo país, tendo considerado "o caminho certo" para se alcançar o desenvolvimento económico, social e científico.


Vinhos

Lusovini já está em Angola e quer avançar para outros mercados







A nova distribuidora Lusovini constituiu recentemente uma empresa em
Angola e pretende avançar para os mercados europeu, americano e asiático, para que, a partir de 2011, o mercado externo possa valer "tanto ou mais" do que o interno. Em funcionamento há dois meses, ainda que com vendas só desde meados de Outubro, a Lusovini iniciou a estratégia de internacionalização em Angola, um mercado que já estava estudado pelos seus fundadores.

"Já constituímos uma empresa e vamos ter uma distribuição para o mercado de Angola um pouco diferente do que está a ser feito pelos vinhos portugueses. Toda a gente está a fazer só a venda e muito pouca gente a construir a marca ou o mercado", afirmou à agência portuguesa Lusa o presidente da Lusovini, Casimiro Gomes.

Na sua opinião, há o risco de acontecer o mesmo que no Brasil, ou seja, "que daqui a uns anos haja em Angola acordos com África do Sul, os vinhos entram sem impostos e depois os vinhos portugueses não ficam competitivos". "A nossa estratégia é criar ao longo dos próximos cinco, seis, sete anos uma rede de distribuição local que, também pedagogicamente, ensine a fazer a diferenciação dos vinhos portugueses dos outros que já tem hoje", como chilenos, australianos e sul-africanos, explicou.

O mercado europeu não será desprezado pela Lusovini, porque, como explicou Casimiro Gomes, "é a zona económica onde se consome mais" e deve ser potenciada. "Para nós, a Alemanha, a Inglaterra e alguns países da Europa de Leste, como é o caso da Polónia, são oportunidades", avançou, revelando que se seguem os Estados Unidos, "uma zona económica com grande potencial e aptidão para os vinhos" e, depois, a Ásia.

Casimiro Gomes justificou esta aposta com o facto de, apesar de na Ásia a percentagem de consumidores ser muito baixa, existir "um grande poder aquisitivo", explicando que o projecto inclui a Índia, a China, o Japão e a Coreia.

A primeira encomenda da Lusovini foi precisamente feita por um cliente internacional. Foi "pequena, mas muito estimulante", porque, segundo Casimiro Gomes, um dos compromissos da empresa com o produtor é de que "as marcas são exclusivas para o Mundo inteiro".

O plano de negócios para o mercado externo ainda não está fechado, dependendo da evolução da constituição das empresas, mas o empresário acredita que, "em 2011, o mercado externo pode valer tanto ou mais do que o mercado interno".