Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Indústria

Associação dos industriais do Bengo no próximo ano



A Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo do Bengo pretende criar uma associação dos industriais de Hotelaria e Turismo, com vista a impulsionar o sector na arrecadação de mais receitas e melhorar a prestação de serviços públicos.

Segundo o director provincial da Hotelaria do Bengo, João Pedro Francisco da Costa, a associação poderá ser criada em 2010 e contará com mais de duzentos associados com o propósito de melhorar a relação entre os empresários da região. O responsável explicou à Angop ter já elaborado um estatuto para a futura associação, sublinhando que esta permitirá estabelecer o intercâmbio de gestão das unidades do ramo e proteger os seus membros da prática da concorrência desleal.

Entre os objectivos da associação, segundo João Pedro Francisco da Costa, constam a coordenação e colaboração com os organismos oficiais para o abastecimento regular às unidades hoteleiras dos associados, o desenvolvimento da cultura técnica e profissional dos membros.


Cultura

Nova Casa da Cultura do Brasil em 2010






A Casa da Cultura do Brasil em Angola terá novas instalações na baixa de Luanda, até ao final de 2010. O espaço permitirá o incremento das trocas culturais e uma valorização maior do legado histórico entre os dois povo, explicou o embaixador deste país, Afonso Cardoso.

Durante um encontro com a imprensa na residência oficial, o responsável deu a conhecer que o projecto executivo para a mesma já se encontra concluído e que nos próximos meses poderão ser feitas avaliações no terreno para início dos trabalhos. Afonso Cardoso adiantou que a Casa da Cultura do Brasil em Angola funcionará no edifício do ex-Hotel Luanda, localizado na baixa da cidade, nas proximidades do Museu de Antropologia.

Acrescentou que com este projecto pretende-se igualmente ajudar a valorizar ainda mais o centro histórico da capital angolana, uma vez que na remodelação do edifício será mantida a fachada. O projecto conta com o apoio da Fesa, tal como a construção da Casa da Cultura de Angola no Brasil, que recebeu o apoio de uma fundação deste país. Entre as áreas que serão criadas destaque para uma sala de teatro com a capacidade para 400 pessoas, sala de dança, exposições, aulas e uma área para albergar professores que estejam em Angola no quadro de projectos culturais.

A Casa da Cultura do Brasil em Angola e o Centro de estudos brasileiro deram início as suas actividades no país em 2003 e, desde esta altura, têm estado a incrementar e inovar o tipo de actividades.

Afonso Cardoso disse que "é bom que se tenha instalações muito adequadas na parte baixa de Luanda para a promoção da cultura brasileira e angolana, uma vez que será um centro de Cultura Brasil –Angola".

O dirigente lembrou que este é um projecto antigo que vem junto com a construção da Casa da Cultura de Angola no Brasil, uma vez que a ideia era que os dois países concedessem, reciprocamente, apoio para a instalação das referidas instituições. Assim, realçou que existe grande determinação por parte de todas as entidades envolvidas neste projecto no sentido de concluir no menor prazo possível.


Construção

Administração do Lubango disponibiliza terrenos para construção de fábricas


A administração municipal do Lubango, província da Huíla, disponibilizou 40 hectares de terra no bairro da Eywa, arredores da cidade do Lubango, para a construção de uma fábrica de tinta e outra de cerâmica, cujas obras iniciam em 2010.

Em entrevista à Angop, o administrador municipal, Vigílio Tyova, disse que cada uma vai ocupar um espaço de 20 hectares, sem adiantar valores. O administrador do Lubango adiantou ter recebido garantias por parte dos proprietários dos projectos do início das obras no próximo ano.





Para além destas unidades, a administração cedeu também terrenos na mesma área para a construção de uma fábrica de transformação de granito, bem como para a produção de fertilizantes, cujas dimensões não foram reveladas.

Nas reservas fundiárias do Lubango, a administração municipal pretende atribuir terrenos para a construção de residências de baixa, média e alta renda, hospitais, autódromo internacional, complexo agro-pecuário e outras infra-estruturas sócias e económicas.

A cidade do Lubango possui quatro fábricas de cerâmicas em funcionamento e uma de tintas.


Agricultura


Falta de mercado leva a abandono do cultivo de girassol


Fazendeiros e pequenos agricultores do município do Bocoio, província de Benguela, deixaram de cultivar girassol, devido à falta de mercado para o escoamento do produto que serve de matéria-prima para o fabrico de óleo vegetal. A notícia foi avançada pelo produtor Simão Cavalo, em declarações à Angop. De acordo com o proprietário, desde que a fábrica de óleo vegetal, na vila da Catumbela (Lobito), paralisou a sua actividade nos anos 70, o girassol deixou de ter mercado de escoamento e consumo.
Esta preocupação também foi manifestada pelo fazendeiro Francisco Manuel que defende a reabilitação ou construção de fábricas para a transformação de produtos agrícolas. Segundo os entrevistados, outro produto que pode deixar de ser cultivado em grande escala é o amendoim que, nos últimos tempos, deixou de ter mercado aceitável, mas encoraja os camponeses a aumentar a sua produção.
Para as fontes, muitos produtos correm riscos de deixarem de ser produzidos, por não existir centros de absorção, como fábricas que possam transformar os produtos. Os proprietários de quintas encorajam os empresários a apostarem na reabilitação das fábricas, como as que produziam sumos, óleo vegetal, de palma, pois que os camponeses estão prontos para corresponder com os desafios.

Serviços

População ganha "Lojas de Serviço e Notariados"





A ministra da Justiça, Guilhermina Prata, anunciou que o país terá a partir deste ano "Lojas de Serviço e notariados", que vão congregar e tratar no mesmo espaço todos os serviços referentes ao sector judiciário. A governante apresentou a medida durante a cerimónia de inauguração do "Balcão da Casa do Cidadão" de Cabo Verde, que decorreu na embaixada daquele arquipélago lusófono.

Guilhermina Prata explicou que nas "Lojas de Serviços e Notariados" serão tratados todos assuntos ligados com a sua área como registo civil, Bilhete de Identidade, celebração de casamentos, registo predial, registo automóvel, constituição de empresa, cartório, entre outros processos.

A responsável garantiu que esse programa se insere no âmbito de reforma e modernização que decorre no Ministério da Justiça, com vista a servir o público de forma mais célere, eficiente e com melhor qualidade, realçando que se está a recorrer as novas tecnologias de informação a fim de levar os serviços da justiça junto das comunidades e a todas as pessoas.

Quanto ao "Balcão da Casa do Cidadão", a governante afirmou que este constitui uma "mais valia" para a comunidade cabo-verdiana residente no país, atendendo que poderá ver resolvida muitos dos seus problemas administrativos de forma rápida, segura e eficiente. Assim, Cabo-verde é um exemplo a ser seguido pela "forma organizada e com grande sentido futurista" com que o seu governo elabora os projectos administrativos.