Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Antigos Combatentes

36 mil casas para antigos combatentes até 2013


O Governo angolano está a projectar a construção de 36 mil casas até 2013 para os antigos combatentes, viúvas de guerra e veteranos da pátria, no âmbito do projecto Kussanguluca, lançado este ano, em Luanda. O plano, cujo valor orçamental não foi revelado, insere-se na estratégia do Governo, visando a melhoria das condições sociais deste grupo alvo.

Domingos Francisco Barros, presidente do conselho de administração do consórcio Comandante Loy (que vai conduzir a empreitada) contou que o projecto Kussanguluca vai erguer cinco mil casas em cada província. Realçou que as obras arrancam já com efeitos a partir de Março próximo e contará com parceiros americanos e alemãos na construção das referidas casas, nas províncias do Uíge, Cunene, Huíla e Lunda Sul.

A segunda fase vai abranger as províncias de Malanje, Moxico, Kwanza Norte e outras onde já existem reservas definidas para o efeito. Ao nível da província da Huíla, numa primeira fase serão construídas cinco mil 279 fogos, sendo que para o Lubango estão agendandas duas mil casas, a serem erguidas na zona da Tchavola, local projectado para o futuro crescimento da cidade.

O responsável que se encontra desde a manhã de hoje na Huíla está a avaliar a situação actual dos antigos combatentes e veteranos de guerra. A província da Huíla controla mais de cinco mil antigos combatentes e viúas de guerra.

Desporto

Secretário-geral da FAF pede dinamismo aos árbitros






O secretário-geral da Federação Angolana de Futebol, Augusto Silva, apelou, hoje, em Luanda, a um maior dinamismo e isenção dos árbitros no exercício das suas funções, no sentido de evitar actos que possam comprometer o seu trabalho no decurso de época de 2010.
O responsável pronunciou-se durante a cerimónia de abertura do curso para juízes de primeira categoria nacional e respectivos assistentes, que decorre até o dia 14 deste mês, no anfiteatro da federação, no qual participam 55 pessoas. O responsável referiu que, com o empenho de todos os juízes durante esta formação, a arbitragem angolana pode estar mais forte e atingir pontos altos no contexto africano e internacional.
"A consciência de um árbitro deve ser correcta para que a classe seja mais dignificada e respeitada. A federação aguarda que haja maior entrega de todos os participantes na aprendizagem das matérias a serem ministradas durante os quatro dias”, lembrou.
No primeiro dia, os participantes vão receber aulas ligadas à lei XII da Internacional Board, que fala, entre outros assuntos, do posicionamento do árbitro em campo, fora de jogo e livres. Orientam os trabalhos três instrutores da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).



Energia


Energia renovável e a preservação da natureza



O director provincial da Energia e Água do Huambo, Adolfo Elias, explicou, hoje,quarta-feira, na cidade de Huambo, os benefícios da utilização de energia de fonte renovável, principalmente nas regiões isoladas e não conectadas a rede geral, como método para preservar a natureza.
A teoria foi apresentada durante a cerimónia de abertura do workshop sobre energia renovável, que juntou mais de 60 pessoas, entre responsáveis de energia e águas dos 11 municípios da província do Huambo, convidados e funcionário do sector. De acordo com a Angop, o responsável assegurou que a implementação do sistema de energia renovável vai potenciar as capacidades energéticas nas comunidades e reduzir os custos operacionais com sistemas térmicos, garantindo o desenvolvimento sócio-económico de forma sustentável. "A exploração e destruição massiva dos recursos como a lenha, carvão e petróleo de formas não sustentável está dando origem à desertificação e a estragos do meio ambiente em vários lugares do nosso continente e na nossa província em particular", esclareceu.
Adolfo Elias assegurou que as inovações de implementação do programa de energia renovável são garantias do futuro e devem ser apoiadas, promovidas e encorajadas por todos os governos do Estado. Os participantes ao workshop vão abordar, durante dois dias, temas ligados à energia renovável.

Segurança

Namibe: Infra-estruturas da Polícia Nacional preocupam


A governadora provincial do Namibe, Cândida Celeste, manifestou-se preocupada com o estado de degradação do comando Provincial da Polícia Nacional no Namibe.
"As infra-estruturas físicas do Comando Provincial estão péssimas, mas como já existe a perspectiva de se construir um edifício definitivo, o quadro pode vir a mudar para o melhor", referiu.
Relativamente às instalações do comando municipal, o quadro é idêntico, mas garantiu que o governo da província vai ajudar no sentido de se ultrapassar o actual cenário.
Durante a sua visita às instalações, a responsável manteve um encontro com todos os membros de Conselhos Consultivos do Ministério do Interior, Direcção Provincial de Viação e Trânsito, Comando Municipal, Direcção Provincial de Investigação Criminal e Centro Médico. Esta é a primeira visita da governadora Cândida Celeste as estruturas da polícia na província, desde a sua nomeação em Dezembro de 2009.



Seguros

ENSA abre pontos de venda alternativos para seguro automóvel



A Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) inaugurou sete pontos de venda alternativos às agências, com o intuito de dar resposta à procura do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, que entra em vigor amanhã.
Com vista a aproximar o serviço ao cliente, a ENSA criou novos pontos de venda no Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ), Bellas Shopping, Jumbo e nos supermercados Nosso Super de Viana, Benfica, Cacuaco e Calemba II, em Luanda. Segundo uma nota de imprensa divulgada pela Angop, na capital, a ENSA dispõe de agências na sua sede, Vila de Viana, Talatona (Siac), Cacuaco e na rua Samuel Bernardo.
A empresa tem ainda representações nas capitais das outras 16 províncias do país. Apenas a província do Bengo ainda não dispõe de uma agência da ENSA.

Ambiente


Prática desportiva associada à plantação de árvores


O Comité Nacional do Planeta Terra, instituto do Ministério do Ambiente, pretende estabelecer uma parceria com as associações desportivas. O intuito é que estas agreguem e dinamizem, em conjunto, a prática do desporto aliada à plantação de arvores.

A intenção foi divulgada, hoje, pela ministra do Ambiente, Fátima Jardim, durante o 1º Encontro Ordinário do Comité Nacional do Planeta Terra. “É com este Comité Nacional que queremos lançar o repto a todas as acções desportivas, para podermos congregar as datas ambientais com as actividades ligadas ao desporto”, referiu a governante, em declarações à imprensa.

A entidade tem distribuído pela população panfletos desdobráveis, sob o lema “Ambiente Puro e Desporto Seguro”, desde o final do CAN 2010. Assim, esperam fomentar a prática do desporto nas crianças, jovens, mulheres e idosos, para que o desenvolvimento humano tenha uma esperança de vida mais adequada.

Fátima Jardim explicou que, partindo dos êxitos alcançados durante o Campeonato Africano das Nações, tencionam dinamizar esta iniciativa em todo o país, através das instituições público-privadas e associações civis representadas no Comité Nacional do Planeta.

O encontro marcou o desfecho da Semana Nacional do Ambiente que decorreu de 1 a 5 de Fevereiro, em alusão ao 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente.