Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Negócios

Portugueses elogiam crescimento angolano


Um grupo de empresários portugueses, que se encontram desde domingo na província da Huíla, elogiaram o crescimento do país, nomeadamento nos domínios económico e de reconstrução das infra-estruturas.
O presidente do Núcleo empresarial da Região de Santarém (Nersant), José Eduardo de Carvalho considerou hoje à imprensa notáveis as iniciativas que visam melhorar as infra-estruturas do país. "Há dez anos que não venho para Angola, em particular à Huíla e, neste momento em que me encontro neste país, notei ter havido um crescimento acelerado da economia da província e do país no seu todo", sublinhou o líder da comitiva.
José de Carvalho disse que os empresários lusos pretendem dar o seu contributo, apoiando o desenvolvimento, através da cooperação com os homólogos angolanos. O grupo de empresários portugueses encontra-se à procura de novas oportunidades de investimento. A visita de trabalho de prospecção do mercado huilano termina sexta-feira.

Ensino


Novos institutos melhoram qualidade



A adesão de outros institutos médios ao programa da Reforma Educativa do Sub-Sistema do Ensino Técnico-Profissional (RETEP) deverá aumentar a qualidade e a oferta de cursos do ensino técnico-profissional à população.
A questão foi abordada em Luanda, pelos directores de Institutos Técnico-Profissionais, durante uma reunião com o director Nacional do Ensino Técnico Profissional do Ministério da Educação, Nascimento Alexandre. O encontro foi organizado pela Direcção Nacional para o Ensino Técnico-Profissional do Ministério da Educação, em parceria com a OK Technology (empresa brasileira pertencente ao Grupo Aldeia) e contou com a presença de responsáveis das escolas do ensino técnico que ainda não estão inseridas na RETEP. Os participantes apresentaram as regras e normas para que as instituições que estão de fora do projecto possam adequar-se à reforma educativa.
Angola possui 50 escolas que oferecem o ensino técnico-profissional e a meta inicial é incluir mais 30.
De acordo com Nascimento Alexandre, em entrevista à Angop, “um dos objectivos da reunião é preparar o terreno para organizar e adequar essas instituições na oferta de um ensino dentro dos padrões mundiais de qualidade”.
Segundo o responsável, a reunião foi importante porque marcou o primeiro encontro de trabalho da nova Direcção Nacional para o Ensino Técnico Profissional com os directores e representantes de 30 institutos angolanos de reconhecido valor, mas que ainda se encontram fora da reforma do ensino técnico-profissional.
No encontro, foram ouvidos e registados os constrangimentos que envolvem as instituições. “A partir daí, junto com as outras estruturas do Ministério da Educação e com os nossos parceiros, vamos andar no bom caminho para sairmos das actuais 50 escolas para 80 escolas técnicas públicas em todo o país”, disse.
O representante do Ministério da Educação lembrou também que, como muitas dessas instituições são de dupla tutela, a reunião serviu para afirmar a importância do trabalho em conjunto com outros Ministérios e organismos.
No final do encontro, os directores mostraram-se satisfeitos com as perspectivas e o rumo que o assunto deverá tomar nos próximos meses.



Petróleo


Vice-ministro dos Petróleos analisa sector

O vice-ministro dos Petróleos, José Gualter Inocêncio, encontra-se desde ontem, terça-feira, na cidade de Ondjiva, numa visita de trabalho à província do Cunene. A deslocação tem como finalidade o conhecimento do processo de comercialização de combustíveis, no que toca ao tráfico, contrabando e especulação dos produtos nas áreas fronteiriças (com a Namíbia).

Em declarações à Angop, o vice-ministro adiantou que a viagem ao Cunene está enquadrada no programa das obrigações e atribuições do Ministério dos Petróleos na gestão e controlo da actividade do sector, tendo como objectivo a constatação e análise "do processo de comercialização e distribuição dos derivados do crude". Atento à problemática da especulação e contrabando de combustível em zonas fronteiriças, o responsável salvaguardou que se tem feito um esforço financeiro para subsidiar o crude, para que os derivados do petróleo cheguem aos consumidores a preços razoáveis. Todavia, "em alguns casos verificamos a existência de especulação de produtos importados principalmente no que diz respeito aos combustíveis (gasóleo, gasolina), explica.

A missão dos petróleos deslocou-se terça-feira ao posto fronteiriço de Santa-Clara, município de Namacunde, onde efectuou visitas aos diferentes órgãos locais, Alfândegas, Polícia Fiscal, Serviços de Migração e Estrangeiros, Comércio Externo parque de armazenamento de combJustificar completamenteustível e o posto de abastecimento aeronáutico e manteve encontros com os membros do governo local.

O vice-ministro dos Petróleos visitou recentemente a província da Lunda Sul, com a mesma finalidade.

Diplomacia

Sub-secretário de Estado norte-americano em Angola


O sub-secretário de Estado norte-americano para os Assuntos Políticos, William Burns, chega hoje, quarta-feira, a Angola para uma visita oficial de 48 horas. Durante a estadia, o responsável vai manter encontros no sentido de firmar a parceria estratégica entre os EUA e Angola, em relação aos assuntos de energia, segurança e outras questões de interesse mútuo. Com chegada prevista para as 17h, William Burns participará uma conferência de imprensa, marcada para o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro. Para amanhã, o responsável participará na cerimónia de assinatura de um acordo bilateral sobre serviços aéreos.
No âmbito da visita, vai reunir-se com os membros da Câmara de Comércio Estados Unidos-Angola, para discutir formas de facilitar o comércio e o investimento bilateral.

Sociedade

Bié: Agentes de trânsito nas escolas



O governador do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, defendeu hoje, quarta-feira, no Kuito, a necessidade de se reforçar os agentes reguladores de trânsito junto das instituições escolares situadas no centro da cidade para prevenir atropelamentos dos alunos. O responsável frisou que nos últimos dias se tem registado muitos casos de imprudência dos automobilistas, que passam junto das escolas em alta velocidade, sendo, portanto, necessário o reforço das actividades de prevenção de acidentes rodoviários próximo das escolas.
Álvaro Manuel Boavida Neto sugere que os professores elucidem os alunos acerca das matérias relacionadas com a prevenção de acidentes e a importância do uso das passadeiras, com vista a reduzir o número de mortes e feridos resultantes de acidentes de viação.
Aconselhou os pais e encarregados de educação a colaborarem com as instituições, através do diálogo com os filhos, ensinando-os a comportarem-se nas estradas.
Sem adiantar o número de sinistros notificados, o governador exemplificou, em declarações à Angop, que as escolas 314 anexa, a Escola de Formação de Professor "E.F.P-.Marista", Nº 255, Nº 48, Nº 13, estão localizadas em zonas com bastante fluxo rodoviário. Daí a necessidade dos agentes reguladores prestarem maior atenção.

Lusofonia


Preparação para Expo 2010 quase concluída


Os preparativos para a participação de Angola na "Expo2010 Shanghai - China" decorrem a uma "certa velocidade e estão já a 80 por cento". A garantia foi dada pela comissária do país no evento, Albina Assis, em entrevista exclusiva à Angop.

A responsável admitiu que existe ainda muita coisa a trabalhar, mas ressalvou que o essencial está concluído. "Como é normal, não podemos dizer que estamos já com tudo pronto. Não é verdade. Há muita coisa ainda por acabar, mas o fundamental está feito. Tenho esperança. Tenho lá uma equipa, da qual faz parte a minha adjunta -que é uma arquitecta, mais alguns técnicos de decoração angolanos, espanhóis e uma empresa chinesa que está com a responsabilidade da obra. Penso que provavelmente na data prevista poderemos abrir o nosso pavilhão", sustentou.

Albina Assis explicou que anualmente arrendam ou recebem da empresa organizadora uma espécie de caixa, uma 'casa oca', que depois é transformada pelo país conforme o projecto definido para o pavilhão. O nível da construção está finalizado, pelo que resta concluir a parte decorativa e a relacionada com o designer, o que para si não é simples, porque há necessidade de se fazer retoques de certos pormenores, para que a exposição de Angola seja representativa.

A partir de hoje, quarta-feira, arrancam os ensaios e dá-se início a variadas actividades, com o intuito de verificar como vai funcionar o conjunto, porque "cada um de nós é uma peça de uma grande rede que é a expo toda". Passado e presente, a independência , a construção de infra-estruturas socio-económicas no país e a cultura multifacetada estarão presentes no pavilhão de Angola na "Expo2010 Shanghai China", que tem mil metros quadrados (80 por cento para exposição e 20 por cento para lazer).

O país vai marcar presença no evento com o lema "Nova Angola, Vida Melhor" e terá como meta a conquista do mercado Internacional, atraindo investimentos. A Expo Shanghai decorre de 1 de Maio a 31 de Outubro, na China.