Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Desporto

'Jogo dos Astros' reune glórias do futebol

O banco BCP promove amanhã uma iniciativa que visa laurear os desportistas que, ao longo dos úlitmos anos, têm contribuido para elevar o nome de Angola a nível internacional. A partida de futebol, que tem lugar no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, reune alguns dos maiores atletas mundiais. O 'Jogo dos Astros' contará com a participação das "glórias do passado" nacionais, bem como de desportistas internacionais. O evento será uma homenagem póstuma a Miguel Arcanjo.

Recorde-se que Miguel Arcanjo nasceu no Huambo em 1932, começando por jogar no Sporting Clube de Benguela, onde se destacou a ponto de ter despertado o interesse do Futebol Clube do Porto, já na altura um dos maiores clubes portugueses, e no qual acabaria por ingressar com apenas 18 anos. Ao longo dos 16 anos em que representou o Futebol Clube do Porto, Miguel Arcanjo notabilizou-se como um dos melhores defesas centrais a actuar no campeonato português, sendo ainda hoje recordado como um exemplo de persistência, carácter, talento e dignidade.

Os bilhetes para assistir ao 'Jogo dos Astros' custam de 2.500 Kz e podem ser adquiridos até às 12h30 de amanhã (dia 9), em 11 agências do BPC, nomeadamente, Balcão Central (sede), Sagrada Família, Miramar, Kaponte, Ilha, Maianga, Ingombota, 21 de Janeiro, 10 de Dezembro, Nelito Soares e Calemba. Em alternativa, os ingressos podem ser adquiridos nas bilheteiras do estádio, no próprio dia do jogo, a partir das 14 horas.

No decorrer da partida serão angariadas contribuições que reverterão a favor de três escolas escolhidas em representação de todos os que incentivam e promovem o desporto nas suas camadas mais jovens.

Sociedade


Lançado "SOS-Criança Telefone"



A direcção provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC) lançou, em Benguela, um sistema denominado "SOS-Criança Telefone", complementado por uma série de acções de protecção da criança durante o Campeonato Africano das Nações (CAN).

De acordo com o director provincial do INAC, Ricardo Lourinho, em declarações à Angop, o lançamento do sistema "SOS criança telefone" vai permitir maior fluidez das denúncias de actos de abuso contra a criança, antes, durante e na fase posterior ao CAN. A linha estará operacional 24 horas e o número para o qual devem ligar é o 933831018.

Acrescentou que o sistema, que abrangerá os nove municípios da província, vai transformar o mecanismo num meio que permita ao cidadão ficar sem medo em denunciar qualquer acto de abuso e violência contra a criança. Para Ricardo Lourinho, com este lançamento inicia-se uma etapa importante para um dos grandes desafios a protecção integral da criança, que arrancou há algum tempo através da criação de mecanismos de articulação e advocacia. O dirigente mencionou e louvou o trabalho das redes de produção criadas a vários níveis na província, dos educadores urbanos sociais, Ong e igrejas nas acções que têm vindo a desencadear na procura de formas e mecanismos práticos para que o menor se sinta protegido.

Segundo o director, muitas crianças são forçadas a trabalhar desde a tenra idade e outras enfrentam a exploração e abuso sexual, violação física e psicológica, dai a necessidade da protecção dos petizes.

A actividade contou com a participação de actores sociais, membros do Conselho Provincial da Criança, das Redes de Protecção a Criança, das direcções provinciais, diversos parceiros do INAC, a Organização do Pioneiro Angolano (OPA) e com algumas crianças da sociedade civil.

Saúde


Benguela: Mais de nove mil casos de tuberculose em 2009






Nove mil 344 casos de tuberculose, dos quais 200 resultaram em morte, foram registados na província de Benguela, durante o ano de 2009, pelo sector provincial da Saúde Pública.
Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o coordenador provincial do programa de combate à tuberculose, Manuel Jacob, afirmou que, em relação ao ano passado (2008), o sector registou um decréscimo de mil 240 casos, explicando que a redução de casos se deveu à formação de quadros e controle da qualidade do diagnóstico da doença nos centros de saúde. Dos casos registados, 4.502 foram curados, 475 abandonaram o tratamento e outros foram transferidos.
O responsável sustentou que diariamente as unidades sanitárias consultam de 20 a 50 pacientes, dos quais perto de 10 podem ser doentes com tuberculose e cujas idades variam entre os 15 e os 45 anos.


Manuel Jacob admitiu que a província tem uma cobertura de vigilância da tuberculose eficaz, uma vez que todos os municípios têm uma unidade de diagnóstico e tratamento da doença, dotada de meios humanos, matérias e medicamentos. Para o coordenador do programa, as causas principais da doença são o uso abusivo do tabaco, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, assim como a pobreza, que origina a má alimentação e o VIH/Sida. Com vista à redução do índice da doença, Manuel Jacob revelou que o sector tem levado a cabo palestras em todos os centros da província, com o intuito de transmitir a mensagem de prevenção e cura da doença, assim como tem trabalhado na melhoria da qualidade do diagnóstico.


Para 2010, o responsável revelou que vai continuar com a actividade de informação e controle da qualidade de diagnóstico, com as supervisões rotineiras, campanhas de sensibilização, palestras, para a mudança do comportamento da população.

Política

Bengo: Novos membros do governo tomam posse




Membros e quadros do Governo da Província do Bengo, nomeados em fins de 2009, são empossados hoje, sexta-feira, numa cerimónia presidida pelo governador local, João Bernardo de Miranda e que decorrerá no complexo do Sassa-povoação. A Angop adianta que tomarão posse os directores do Centro Cultural Agostinho Neto, André Jorge Lobato Pires, do Hospital Municipal do Dande, Bernardo Paulino Adão, do gabinete de estudo e planeamento, Domingos Guilherme, e o assessor técnico do gabinete do governador, João Paulo Mateus.
Os chefes de departamento de inspecção da Direcção da Saúde, José Jeremias, de organização, planeamento e estatística da Direcção Provincial dos Registos, Miguel António Nicolau, e de administração e logística da Direcção dos Registos, Zinha Alfredo de Castro, também assumem hoje as suas funções.
Complementam a lista de quadros a serem empossados Onésio Toca Cassungulo Saulombo, no cargo de chefe do departamento artístico do Centro Político e Cultural Agostinho Neto, Bernardo Paulo Neto, para o lugar de chefe do departamento técnico do Centro Político e Cultural Agostinho Neto, e José Manuel Lando Gime, para chefiar a secretaria do Centro Político e Cultural Agostinho Neto.



Efeméride


Dia Nacional da Cultura assinalado hoje





Comemora-se hoje o Dia Nacional da Cultura, instituído em 1986, pelo primeiro presidente angolano e fundador da nação, António Agostinho Neto. A data foi instituida como forma de reconhecimento do seu pensamento relativamente aos problemas que se prendem com a cultura nacional, bem como da importância que esta possui como um dos elementos constituintes do substracto da unidade nacional e factor essencial na afirmação da soberania do país e promoção do respectivo desenvolvimento.
Para este ano, o sector tem novos desafios e acrescidas responsabilidades. Assim, os dirigentes apelam para que os angolanos reflictam sobre a necessidade do posicionamento cada vez mais actuante, por parte dos cidadãos, no sentido de consolidar a identidade cultural nacional.
O acto central do Dia Nacional da Cultura realiza-se na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, e deverá ser presidida pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva. Em todo o país, a efeméride está a ser assinalada com palestras, inaugurações de infra-estruturas culturais e com a realização de actividades recreativas, culturais e desportivas.



CAN 2010

Luís Figo deseja sorte aos Palancas Negras


O antigo futebolista internacional português Luís Figo desejou, hoje, na capital angolana, êxitos aos Palancas Negras, e em particular ao seu compatriota Manuel José, durante a Taça de África das Nações em futebol Orange Angola 2010. Em declarações à imprensa, no aeroporto internacional “4 de Fevereiro”, Luís Figo recordou que o facto de Angola jogar em casa é sempre uma vantagem, mas que acresce as suas responsabilidades. “Espero que todos os angolanos possam viver entusiasticamente esse momento e que os atletas se esforcem para dignificar o esforço de toda nação”, concluiu.
Luís Figo está em Luanda a convite da cervejeira lusa Sagres para participar num jogo amistoso de futsal com os amigos de Akwá, marcado para as 17 horas. O ex-internacional português, que actuou pelas equipas do Sporting de Portugal, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, já foi considerado o melhor jogador do mundo pela FIFA, em 2001.