Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Saúde


Benguela: Mais de nove mil casos de tuberculose em 2009






Nove mil 344 casos de tuberculose, dos quais 200 resultaram em morte, foram registados na província de Benguela, durante o ano de 2009, pelo sector provincial da Saúde Pública.
Em declarações hoje, sexta-feira, à Angop, o coordenador provincial do programa de combate à tuberculose, Manuel Jacob, afirmou que, em relação ao ano passado (2008), o sector registou um decréscimo de mil 240 casos, explicando que a redução de casos se deveu à formação de quadros e controle da qualidade do diagnóstico da doença nos centros de saúde. Dos casos registados, 4.502 foram curados, 475 abandonaram o tratamento e outros foram transferidos.
O responsável sustentou que diariamente as unidades sanitárias consultam de 20 a 50 pacientes, dos quais perto de 10 podem ser doentes com tuberculose e cujas idades variam entre os 15 e os 45 anos.


Manuel Jacob admitiu que a província tem uma cobertura de vigilância da tuberculose eficaz, uma vez que todos os municípios têm uma unidade de diagnóstico e tratamento da doença, dotada de meios humanos, matérias e medicamentos. Para o coordenador do programa, as causas principais da doença são o uso abusivo do tabaco, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, assim como a pobreza, que origina a má alimentação e o VIH/Sida. Com vista à redução do índice da doença, Manuel Jacob revelou que o sector tem levado a cabo palestras em todos os centros da província, com o intuito de transmitir a mensagem de prevenção e cura da doença, assim como tem trabalhado na melhoria da qualidade do diagnóstico.


Para 2010, o responsável revelou que vai continuar com a actividade de informação e controle da qualidade de diagnóstico, com as supervisões rotineiras, campanhas de sensibilização, palestras, para a mudança do comportamento da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário