Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Homenagem

Ministério da Cultura promove Conferência Internacional sobre Óscar Ribas




A Ministra da Cultura Rosa Cruz e Silva, anunciou, em Luanda, a realização, de 17 a 19 de Agosto, na Assembleia Nacional, da Conferência Internacional sobre a Vida e Obra do escritor Óscar Ribas, em alusão ao centenário do seu nascimento. 
A Ministra da Cultura, referiu ser objectivo do evento homenagear a "grande" figura das letras e literatura angolana. De acordo com Rosa Cruz, outra das finalidades do evento é a da promoção de novos estudos, visando ajudar a juventude a interessar-se e conhecer melhor as obras do autor. 
A responsável considerou o mês da realização como oportuno para revisitar a obra, dada a ocasião dos seus cem anos de nascimento, adiantando que para a realização do evento foram convidados especialistas da literatura, sobretudo os que estudam o nacionalista, para que possam apresentar os resultados dos seus trabalhos e comunicações. “O escritor Óscar Ribas é uma grande enciclopédia da cultura angolana, porque em seus trabalhos ele fala-nos das tradições, mitos, ritos e da música, por isso todas as bibliotecas de Angola vão ter um pacote completo das obras do autor reeditada”, anunciou. Óscar Ribas, que residia em Portugal desde os anos 80, nasceu em Luanda a 17 de Agosto de 1909. 

O autor foi agraciado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2000, nas categorias de Literatura e Investigação em Ciências Sociais e Humanas, outorgado pelo Ministério da Cultura. Ao longo da sua vida, o escritor foi igualmente outorgado com prémios e títulos honoríficos em Portugal, Brasil e Argentina.

Negócios


Zon confirma estar a negociar entrada em Angola




A Zon Multimédia confirmou estar a estudar a possibilidade de lançar uma televisão por subscrição em Angola, em parceria com uma empresa controlada pela filha do Presidente angolano, mas ressalvou que o projecto está numa fase preliminar. A Zon "confirma que, em parceria com uma sociedade controlada por Isabel dos Santos, está a estudar a oportunidade e a iniciar o estudo de um projecto de disponibilização de televisão por subscrição em Angola", refere a empresa em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A operação deverá começar em Novembro próximo, segundo avançou a edição de hoje do Diário Económico, mas a Zon avisa, no comunicado à CMVM, que o projecto está dependente "das necessárias autorizações das autoridades competentes angolanas". A Zon Multimédia detém, em Portugal, a TV Cabo, e a entrada em Angola representa a primeira internacionalização da empresa.

Unesco


Especialista defende Tese sobre Reforma do Ensino no país



A delegação permanente de Angola junto da Unesco rendeu, esta segunda-feira, homenagem a Manuel Kavungo Mayimona, assessor do ministro da Educação, pelo resultado obtido com a apresentação da sua tese de Doutoramento pela Universidade de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines, sedeada em Paris, sobre “Gestão de Recursos Humanos e Reforma Educativa em Angola: Planificação, Recrutamento e Mobilidade do Pessoal Docente”. 
Segundo uma nota Representação Permanente de Angola junto da Unesco, enviada hoje, terça-feira, à Angop, o acto decorreu na sala dos Delegados, na Unesco, e contou com a presença do Encarregado de Negócios Interino da Delegação de Angola, Rolando Neto, do Director de Pesquisas e Examinador, Louis Marmoz, dos examinadores Francisco Seddoh e Sasong Mungala, aos quais se juntou o pessoal da Delegação angolana. A tese de doutoramento, defendida por Manuel Mayimona é uma pesquisa que levanta duas preocupações substanciais: por um lado, faz uma análise da gestão dos recursos humanos no sistema educativo; por outro, analisa a evolução da reforma do sistema educativo angolano. Os dois sistemas analisados em separado permitem um aprofundamento das questões levantadas no terreno teórico, relativas às noções como: a planificação, a competência, o recrutamento e a mobilidade dos recursos humanos na função pública angolana e mais particularmente no domínio educativo. De acordo com a nota, o trabalho defende a hipótese segundo a qual “a gestão e a planificação dos recursos humanos só serão possíveis se a reforma do sistema educativo actual permitir criar as condições duma formação eficaz e de qualidade das competências capazes de assegurarem o desenvolvimento económico de Angola.” Mayimona sustenta, na sua tese de doutoramento, que uma reforma eficaz do ensino, implica uma reforma estrutural, metodológica e didáctica do sistema por completo. 

O estudo de Manuel Mayimona faz ainda um enfoque analítico do ensino primário e ensaia uma generalização ao conjunto do sistema educativo angolano, postulando que a sua interdependência com os sistemas secundários e terciários podem explicar que uma má reforma do ensino primário poderá conduzir a uma má reforma do ensino secundário e terciário. Segundo o examinador, Francisco Seddoh, também chefe de departamento para o Ensino Superior da Unesco, o autor quis apresentar o estado geral da educação angolana, e é neste esforço global que reside o mérito da obra.


Infra-estruturas

Autoridades anunciam novas equipamentos de Saúde e Educação





As autoridades da província do Zaire anunciaram que estão a construir dois novos postos de saúde com capacidade para internar 15 pacientes cada nas aldeias do Wonde-Tari e Kinkandi. 
Falando à Angop, o administrador comunal do Sumba, Francisco Nascimento Sumbo, disse terem igualmente, já em fase conclusiva, nas aldeias Kimawete e Wende-Tari, as obras de duas escolas do 1º e 2º níveis, assim como quatro casas geminadas para 
professores e técnicos de saúde do sector público. Explicou que cada escola comporta três salas de aulas, com capacidade de 45 alunos, serviços administrativos e o gabinete do director. Os postos de saúde foram projectados para duas salas de tratamento, além de outras áreas como administração, laboratório e consultórios. De acordo com o responsável, a sede da comuna do Sumba e as povoações de Kinsanga e Wende-Tari ganharam novos sistemas de captação e distribuição de água potável. 

Estão instalados ainda oito chafarizes na sede da comuna e outros 14, sete em cada, nas duas mencionadas povoações, acrescentou. 

Disse ter sido concluída a construção de um novo tanque de dez mil litros e a montagem de um sistema de captação de água que vai estar pronto em breve, junto do Rio Mpampa. Esse sistema vai distribuir o líquido às povoações periféricas, designadamente Kicuilu, Kimambu, Vuandembo, explicou. 

Considerou satisfatório o nível de execução das várias infra-estruturas sociais naquela comuna, que dista a 30 quilómetros a nordeste da cidade petrolífera, no quadro do programado do governo de melhoria e aumento da oferta dos serviços básicos à população. 

A comuna do Sumba tem actualmente 22 mil habitantes, com a maioria das comunidades a residirem ao longo da margem esquerda do Rio Zaire e em ilhas, dedicando-se principalmente às actividades da agricultura e pesca.

Fronteiras


Recomendadas estratégias para inviolabilidade das fronteiras



Os oficiais participantes na VII Reunião do Conselho Superior da Região Militar Sul das Forças Armadas Angolanas (FAA) recomendaram neste fim-de-semana, no Kuando Kubango, a necessidade da repartição de inteligência militar operativa, em conjunto com os órgãos afins, colaborem no intuito de se encontrar estratégias que garantam o controlo, vigilância e a inviolabilidade das fronteiras angolanas, na faixa sul. Esta recomendação saiu da reunião, realiza em Menongue, capital do Kuando Kubango, no quartel-general do comando da 5ª Divisão 
de Infantaria, orientada pelo comandante da Região Militar Sul, general Apollo Pedro Felino Yakuvela, com a participação de distintos comandantes de divisões, chefes de órgãos, armas e serviços do comando do Estado Maior. Apelaram ainda à necessidade dos órgãos de saúde da região se engajarem na identificação, controlo e acompanhamento de 
possíveis casos de doenças infecto-contagiosas no seio das tropas, bem como o reforço das actividades de educação patriótica, no que concerne a violência doméstica e as suas consequências. Aconselharam também que todas as unidades envidem esforços com os meios ao seu alcance e trabalhem na criação da base 
material do Estado Maior, bem como os comandantes criarem condições para a construção de áreas sociais junto das unidades e 
o melhoramento das condições de vida nos quartéis. Os efectivos recomendaram igualmente que os órgãos de finanças da Região Militar Sul estudem mecanismos e apresentem 
propostas sobre as formas mais expeditas de pagamentos das unidades longínquas. Finalmente os participantes na reunião, que teve dentre outras finalidades passarem em revista o cumprimento das recomendações saídas da VI reunião, congratularam-se com o comando da 5ª Divisão de Infantaria no Kuando Kubango, pelas condições de trabalho e de acomodação postos à disposição dos efectivos.