Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 23 de março de 2010

Banca


BNA apresenta pagamento via telemóvel



O Banco Nacional de Angola (BNA) está a estudar a implementação do sistema de pagamento por telemóvel. O subdirector do departamento de sistema de pagamentos e operações bancárias, João Cose, apresentou a novidade em declarações à Angop, após o IV encontro sobre Sistemas de Pagamentos dos Países da CPLP, a decorrer de 22 a 23 de Março, em Luanda. O gestor admitiu que as condições para introdução do novo sistema de pagamentos estão a ser criadas, para que se possa iniciar a regulamentação desta forma de pagamentos e implementá-la.

O BNA pretende criar, ainda este ano, um grupo de trabalho que vai se debruçar sobre a matéria e elaborar a regulamentação para delimitar o campo de actuação dos operadores privados relativamente ao equipamento. Por outro lado, João Cose esclareceu as razões da morosidade na compensação de cheques, referindo que a demora depende do cumprimento das obrigações dos intervenientes (bancos). Adiantou que, com vista a ultrapassar a compensação tradicional dos cheques, está-se a trabalhar no âmbito da Câmara de Compensação Automatizada de Angola, órgão que terá função de permitir a compensação electrónica de cheques.
Neste mecanismo, os cheques serão trocados ou os bancos encaminharão ao BNA informações que ele suporta, mas o papel físico ficará com o banco comercial. “Esta é uma forma de dar resposta também a esta preocupação”, concluiu.
A Câmara de Compensação Automatizada de Angola está a ser desenvolvida e o responsável da sua introdução é a EMIS (Empresa Interbancária de Serviços) – entidade proprietária que vai velar pela gestão. De acordo com o cronograma de acções estabelecido, a Câmara de Compensação entrará apenas em funcionamento em 2011, data indicativa. A prioridade nessa altura será a introdução de transferências a crédito.

Sem comentários:

Enviar um comentário