Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cultura


Bonga em biografia


O jornalista angolano João Paulo N'Ganga é o autor do livro biográfico intitulado “Bonga, O Maioral”, que retrata as vivências e a trajectória artística do cantor angolano Barceló de Carvalho, mais conhecido por Bonga. Ao longo de 115 páginas com ilustrações, o autor aborda a vida de Bonga desde o seu nascimento até à sua internacionalização como profissional na música, não esquecendo a sua passagem pelo desporto, enquanto atleta.
O jornalista ressaltou, durante a apresentação da obra, que apesar de viver mais de 40 anos fora do país, Bonga sempre cantou e representou Angola nos palcos internacionais tal como é. O artista ostenta o título de embaixador da música angolana por mérito próprio, pois, segundo João N'Ganga, não foi outorgada por nenhuma instituição, tendo decorrido da força do seu trabalho. “Com esta biografia, quis registar as memórias da figura mais emblemática da cultura musical angolana que tem sabido manter e divulgar a identidade angolana no exterior há 43 anos”, sustentou.
Por seu lado, Bonga enalteceu a iniciativa de João N'Ganga por debruçar-se sobre a sua figura e trajectória, porquanto é um contributo para a história da música nacional.
Bonga nasceu a 5 de Setembro de 1942, na província do Bengo e foi galardoado internacionalmente com vários prémios ao nível da música, tendo recebido o disco de ouro e de platina. Actuou em vários palcos importantes do mundo e lançou os discos “Angola 72” é o seu primeiro disco, lançando depois “Angola-74”, “ Raízes, em 1975”, “Kandandu”, “Sentimentos” e o “ Bairro-2008”.
Bonga foi ainda campeão angolano de atletismo nos 100m, 200m e 400m. O talento desportivo valeu-lhe sete vitórias no campeonato português de atletismo, ao serviço do Benfica de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário