Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quinta-feira, 11 de março de 2010

Cultura

Governo recorda poetisa Alda Espírito Santo


O ministro das Relações Exteriores de Angola, Assunção dos Anjos, destacou hoje o caráter e o humanismo da poetisa Alda Espírito Santo, que morreu em Luanda, na terça-feira, aos 83 anos. Durante uma homenagem realizada na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde também estiveram presentes o vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, e a governadora de Luanda, Francisca Espírito Santo, entre dezenas de outras presenças, Assunção dos Anjos considerou ainda a poetisa são-tomense "uma mulher imensa".

"Foi em vida uma grande mulher e amiga de Angola. Rendo a última homenagem a um grande ser humano, uma mulher imensa como foi Alda do Espírito Santo", referiu o governante, numa cerimónia onde não se confirmou, durante a homenagem pública, a presença do Presidente José Eduardo dos Santos, tal como estava previsto. Assunção dos Anjos sublinhou ainda o facto da poetisa se ter associado "muito cedo" às "correntes nacionalistas e emancipalistas do continente de uma forma geral". "Esta luta foi travada, sobretudo, usando o seu talento e apetência para a escrita, através do qual transformou a poesia numa poderosa arma de combate para o resgate da identidade dos africanos", notou Assunção dos Anjos. "Tal como Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Nwame Nkrumah, Aimé Cesaire, ergueu os seus braços para a mãe África, cujos resultados hoje podemos observar", lembrou.

O vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, sublinhou, nas palavras que deixou no livro de condolências, como refere o Jornal de Angola, que Alda Espírito Santo foi educadora de várias gerações e um exemplo vai perdurar no tempo. No mesmo livro, são ainda expressas as condolências e a memória produzida pela vida de Alda Espírito Santo e o impacto da sua obra no despertar particular da consciência nacionalista nas ex-colónias portuguesas e no continente em geral, de Irene Neto, filha do primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, ou ainda do embaixador cabo-verdiano em Luanda, Domingos Mascarenhas. O corpo de Alda Espírito Santo segue hoje para o seu país natal, São Tomé e Príncipe, onde terá lugar o funeral na sexta feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário