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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Política

Livro Branco será instrumento de políticas


O coordenador do grupo técnico do processo de elaboração do Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Carlos Baptista, afirmou, em Luanda, que o projecto constitui um instrumento de políticas e acções para o desenvolvimento das TIC em Angola.

“O que pretendemos genericamente é dotar o Estado angolano de um livro de políticas sobre as tecnologias de informação e comunicação, onde poderemos saber o que somos e o que haveremos de ser neste domínio”, explicou Carlos Baptista no seminário sobre apresentação do livro branco. A primeira versão já acabada do livro estará disponível em Novembro próximo, altura em que será feito um balanço da versão acabada. “Neste momento, precisamos de mais contributos, por isso realizam acções desta natureza para que todos os cidadãos possam oferecer o seu saber e contribuir para o enriquecimento do livro", salientou, em declarações à Angop.

Carlos Baptista considera que neste momento não se pode falar de desenvolvimento e bem-estar social sem pensar nas tecnologias de informação e comunicação, pois estas já constituem um factor vital para vida da sociedade. Por isso, lembrou que com a elaboração deste instrumento perspectiva-se regular a forma como a sociedade de informação será projectada.

O livro branco, apresentado no início da semana, faz referência à visão das TIC para os próximos cinco anos, englobando um objectivo geral e um conjunto de aspirações específicas nos domínios das tecnologias de informação e das telecomunicações.

O documento faz referência aos pilares de actuação como factores que constituem os principais motores de desenvolvimento do sector das TIC em Angola para concretizar os grandes desafios de modernização do país, onde constam a melhoria das infra-estruturas de telecomunicações, que são apontadas como a garantia da conectividade e acesso aos cidadãos, à administração pública e empresas, através de uma infra-estrutura presente em todo o território para os vários segmentos de mercado.


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