
Polícias angolanos trocam experiência na África do Sul
Um grupo de oficiais da Polícia Nacional (PN) participa, hoje e amanhã, num encontro, que se destina à troca de experiências com os efectivos das congéneres dos 13 estados membros da SADC. Aspectos ligados à operacionalidade e funcionamento em missões internas e externas da Polícia Nacional e da África do Sul, vão estar em análise neste encontro, que decorre a margem do exercício Golfinho FTX- Fase III, em Loahtla.
Os efectivos da corporação nacional estão representados neste exercício com tropas de intervenção rápida, ordem pública e de individualidades protocolares. Os efectivos da PN, recorde-se, participaram anteriormente num curso de 45 dias de operações de apoio à paz, na capital do país, destinado a preparar os profissionais que integram a Brigada em Estado de Alerta (BEA) da SADC e, concomitantemente, da União Africana.
Outra dos temas a abordar está relacionado com a componente civil, que terá uma actuação no quadro da ajuda humanitária e assistência social, em que participam especialistas angolanos dos ministérios da reinserção social, relações exteriores, administração do território e da protecção civil.
A missão da BEA tem como objectivo principal realizar missões de observação e controlo, apoio à pacificação, intervenção num estado membro, de modo a restaurar a paz e segurança, prevenir um diferendo ou conflito, impedir que se agrave ou alastre para áreas ou estados vizinhos, prestar assistência humanitária, desarmamento e desmobilização pós-conflito.
Sem comentários:
Enviar um comentário