Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ambiente

Ministro da Indústria alerta para medidas de protecção ambiental

O ministro da Indústria e Geologia e Minas, Joaquim David, alertou ontem, terça-feira, na província do Huambo, para a necessidade de as instituições públicas e privadas trabalharem para garantirem, sempre, a preservação e o equilíbrio ambiental.
De acordo com o governante, que proferiu essas considerações na abertura do 2º Conselho Consultivo do Ministério do Ambiente, a convite da titular do sector Fátima Jardim, a defesa e protecção do meio ambiente são factores importantes para o desenvolvimento saudável do ser humano e aumento da qualidade de vida. Acrescentou que as políticas do sector industrial estão dirigidas no sentido de responderem este desiderato.
Segundo a Angop, o ministro lembrou que a actividade industrial, para lá das exigências de estudos de impacto ambiental, visa que nas unidades potencialmente poluentes haja uma monitorização contínua das emissões e a obrigatoriedade de quantificação de poluentes críticos, tais como dióxido de enxofre, óxido de azoto e dióxido de carbono, bem como a recolha selectiva de resíduos classificados.
No domínio mineiro, de modo a suprir as lacunas, o Governo está a trabalhar para a aprovação de um novo código mineiro, que obriga os candidatos às explorações à apresentação de estudos de impacto ambiental, bem como a consignação do quadro de responsabilidades sociais dos titulares de direitos de exploração de direitos mineiros, no tocante à preservação ambiental.
“No quadro da nova lei, mas concretamente no seu capítulo 16, artigo 26, os titulares de direito mineiros estão obrigados a constituir uma provisão financeira destinada à restauração ou recuperação dos danos ambientes derivados de uma determinada actividades”, explicou. Para si, a nova lei constitui uma ferramenta imprescindível para acautelar eventuais danos derivados de exploração mineira.
Numa outra perspectiva, ainda sobre problemas ambientais, o ministro referiu que em Angola não são ainda resultantes de excessiva de fábricas poluidoras, ou ainda, na adopção de modelos de crescimento económico desadequados. Deve-se ter uma atitude preventiva nos modelos de gestão, por forma a evitarem-se erros por outros cometidos.
O segundo conselho consultivo do Ministério do Ambiente está a prestar particular atenção a celebração da biodiversidade em Angola e vai, entre outros aspectos, abordar questões relacionadas à restauração dos parques nacionais e propostas de integração nde novas reservas de conservação.
Está também analisar o diploma legal regulador das actividades ambientais, os mecanismos de fiscalização, o fomento de políticas de sensibilização e educação ambiental.
O Conselho Consultivo do Ministério do Ambiente analisa também informações sobre o Orçamento Geral do Estado de 2010 revisto para o sector, propostas e plano de orçamento para 2011, bem como fazer considerações gerais sobre a Semana Nacional do Ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário