Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Economia


Legislação relevante para organismos públicos


O ministro de Estado da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, afirmou ontem, segunda-feira, em Luanda, que a nova legislação do Sector Empresarial público tem “relevância para o funcionamento futuro das empresas públicas”.
O governante discursou no acto de abertura do seminário sobre “Pacote Legislativo do Sector Empresarial Público”, onde referiu que os Projectos de Lei levados a apreciação pública apresentam “grandes avanços" em relação à actual Lei das Empresas Públicas.
Segundo o responsável, as inovações das propostas de lei prendem-se sobretudo com a uniformização da legislação aplicável, quer às empresas públicas como às sociedades de capitais públicos.
De acordo com a Angop, adiantou que com a aprovação da nova legislação do sector empresarial público, os gestores empresariais públicos terão os seus direitos e deveres bem definidos, ficarão estabelecidos os requisitos para o seu recrutamento e a forma de cessação dos seus mandatos. Os projectos de Lei definem igualmente as componentes de remuneração dos gestores e as formas de as determinar e estabelece a necessidade de se ter em conta a rentabilidade das empresas para o aumento da remuneração do gestor, acrescentou.
Manuel Júnior indicou que o pacote legislativo estipula também a obrigatoriedade da realização de auditoria externa às contas e à actividade das empresas públicas e à elaboração de contratos programas entre o Estado e as empresas públicas.
Ao fazer a apresentação dos quatro ante-projectos de Lei, o director do Gabinete Jurídico do Ministério da Coordenação Económica, David Zilungo frisou que o Ante-Projecto da Lei Quadro do Sector Empresarial Público traz, entre outras novidades, a obrigatoriedade das empresas públicas serem tuteladas pelo ministro responsável pelo sector empresarial público.
Com duração de um dia, o seminário contou com a participação de membros do Executivo, presidentes dos conselhos de administração e directores-gerais de empresas públicas, assim como técnicos e quadros do sector empresarial público e de diversos ministérios.

Sem comentários:

Enviar um comentário