Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Banca

BNA aplica sistema de supervisão

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai aplicar no país o Sistema de Supervisão das Instituições Financeiras (SSIF), com o objectivo de manter sob vigilância actividades das instituições financeiras e conglomerados que actuam no mercado angolano. Este sistema, além da vigilância sobre a actividade financeira, vai colocar o país na rota da convergência em relação às normas internacionais de contabilidade IFRS (International Financial Reporting Standards) e levar à adopção das melhores práticas de reporte financeiro.

Para a aplicação do SSIF, o BNA escolheu a Capgemini Portugal, Serviços de Consultoria e Informática, SA. Fonte do BNA contactada pela Agência Lusa em Luanda coloca este passo agora dado pela instituição no âmbito de um processo que visa aumentar a transparência e a capacidade de vigilância sobre o sector financeiro angolano.

A Capgemini Portugal, numa nota de imprensa hoje distribuída, sublinha que o novo sistema vai "propiciar o desenvolvimento de instrumentos e de metodologias que permitam a monitorização, a análise e avaliação da situação económico-financeira e dos riscos inerentes às actividades das instituições financeiras e conglomerados que actuem no Sistema Financeiro de Angola".

Neste quadro, refere ainda a Capgemini Portugal, o SSIF vai permitir "manter um registo organizado das instituições, com informação relevante sobre dados identificativos, sobre a composição societária - contemplando as estruturas de capital, de accionistas e de controlo das instituições supervisionadas, bem como dos conglomerados financeiros e grupos económicos evidenciando as relações de domínio". A empresa responsável pela aplicação do SSIF sublinha também que, "com base na informação reportada pelas Instituições e também em informação de mercado, o SSIF irá organizar e consolidar toda a informação numa única base de dados integrada e relacionada". Esta base de dados funcionará "produzindo os Indicadores de Estabilidade Financeira, relatórios e quadros de comando, facilitando a realização de consultas ad-hoc e, através duma alarmística apropriada, potenciando a actividade de monitorização".

O SSIF deve estar aplicado no segundo semestre de 2010, embora "parte do sistema" já deva estar operacional em Janeiro próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário