Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mortalidade


Governo quer travar alta taxa de mortalidade infantil


A média de crianças com menos de cinco anos que morrem em Angola é de 158 por mil nados vivos e cerca de 1400 mulheres sucumbem no parto em cada 100 mil, informou hoje o Ministério da Saúde.

Doenças como a malária, as diarreias agudas ou o tétano neo-natal são, segundo o Ministério da Saúde de Angola (MINSA), responsáveis por 60 por cento das mortes de crianças com menos de cinco anos.

Citando fonte do MINSA, a Agência de notícias angolana, Angop, sublinha que as autoridades de Luanda admitem que estes números são dos mais altos no mundo quanto a mortes de crianças com menos de cinco anos e de mulheres em consequência do parto, como organismos internacionais têm sublinhado.

O MINSA diz ainda que Angola "precisa baixar estes índices rapidamente" para níveis aceitáveis de forma a concretizar os objectivos propostos pelos objectivos do Milénio, até 2015, definidos pelas Nações Unidas.

Para isso, Angola propõe-se a reduzir em dois terços a mortalidade infantil e reduzir para três quartos a taxa de mortalidade materna até 2015.

A guerra que o país viveu entre 1975 e 2002 é apontada como a principal razão para estes números, indicando a Angop a destruição das infra-estruturas sanitárias e a concentração de pessoal médico nas cidades, onde estão 70 por cento dos médicos, 30 por cento do pessoal de enfermagem e 45 por cento do restante pessoal paramédico. Angola tem actualmente oito médicos para cada 100 mil habitantes, um registo abaixo da média de países comparáveis em África.

Perante este cenário, a agência de notícias estatal angolana adianta que 60 por cento da população não tem acesso aos serviços primários de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário