Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Património



Passado vs Futuro




A lei do património cultural estipula que monumentos são obras de arquitectura notáveis pelo seu interesse histórico, arqueológico, artístico, científico, técnico ou social. Num período em que os cidadãos vêem nascer modernos empreendimentos habitacionais, empresariais e turísticos de grande envergadura, surge uma questão pertinente: o ordenamento das cidades salvaguarda a herança histórica e regula o crescimento urbano em função do património existente?

Os 27 anos do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foram assinalados envoltos em polémica, uma vez que a demolição do património histórico e cultural para dar lugar a prédios modernos e projectos que
não aproveitam as estruturas antigas têm causado indignação entre os habitantes. De facto, uma panóplia de edifícios classifi cados já não existe ou está na iminência de desaparecer. Para acalmar os ânimos, o Presidente da República apelou para “que se respeite a combinação da tradição com a modernidade, de modo a que os registos patrimoniais do passado, desde que seja imprescindível a sua preservação, possam conviver harmoniosamente com as soluções arquitectónicas e urbanísticas de vanguarda”. A razão apontada para a demolição de tantas construções históricas prende-se com a degradação dos espaços.
Os mais emblemáticos estão a ser restaurados. Porém, inúmeros monumentos, serão arrasados. Muitos defendem que no mínimo deveria preservar-se os aspectos arquitectónicos, de forma a salvaguardar a história. A Angola’in revela algumas das maravilhas nacionais, que ainda resistem aos tempos modernos.


Cristo-rei
Localizada no centro geográfi co do país, no município de Kamacupa, a estátua, eternamente associada ao Cristo Redentor brasileiro, está na serra da Chela a mais de 2100 m de altura abraçando a cidade de Lubango. A imagem do Cristo de braços abertos é o patrício da região, sendo ponto de visita obrigatório.
fortaleza de s. pedro da barra
Edifi cada sobre as ruínas do Forte Cassondama, esta construção do século XVII abraça o estilo da arquitectura militar colonial. Para além da função defensiva, a fortaleza serviu de albergue de escravos, que eram enviados para a América. A partir de 1961 foi transformada em prisão para os nacionalistas angolanos.



Fortaleza de s. miguel
Erguida em 1576 para defender a cidade, a estrutura alberga actualmente o Museu das Forças Armadas, criado em 1975, após a implantação da Independência. O acervo da galeria é vasto. Nela pode encontrar-se fotografias, aviões bimotores, armas diversas e artefactos, manuseados durante as batalhas travadas pela libertação da colónia, bem como estátuas das personalidades Diogo Cão, Paulo de Novais e Agostinho Neto.
monumento da batalha do kifangondo
É o representante dos símbolos de Angola: duas rodas dentadas semi circulares, uma catana construída como uma fonte com três jactos de água e uma estrela com luz eterna. O mural possui seis placas em bronze, exibindo as sequências do combate feroz entre as forças coloniais e os nacionalistas.



Ruínas de massangano
O Forte de Nossa Senhora da Vitória de Massangano (Kwanza-Sul) adquiriu valor histórico por nesse local se ter desencadeado a famosa batalha, que em 1580 envolveu as forças portuguesas e o rei Ngola Kiluange. A fortificação foi criada pelo capitão português Novais para defender o presídio. Foi refúgio para muitas figuras históricas.


Igreja de nazaré
Construído em 1664, quase sobre a água, o edifício foi erguido a pedido do governador André Vidal de Negreiros como forma de agradecimento por ter sido salvo de um naufrágio. No local, está sepultada a cabeça do rei do Congo, Garcia II, capturado na batalha de Ambuíla. No interior da igreja, que é um santuário e foi recentemente restaurada, destaca-se a imagem negra da Santa Ifigénia da Etiópia.
monumento da independência
A mais recente obra homenageia a memória do primeiro presidente, Agostinho Neto. Localizado no Largo da Independência, onde a 11 de Novembro de 1975 foi proclamada a autonomia, o mausoléu e o respectivo arranjo urbanístico podem ser apreciados a partir de vários pontos da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário