Bem-vindos ao blog da revista Angola'in!

Uma publicação dirigida a todos os angolanos, que pretende ser o elo de ligação da lusofonia. Queremos que este espaço seja mais um meio de contacto com os nossos leitores e todos aqueles que têm ligações a este país. O nosso objectivo é estarmos próximos de si e, com isso, esperamos acolher a sua simpatia e a sua opinião, como forma de enriquecer o nosso trabalho. O seu feedback é uma mais-valia, um estímulo para continuarmos a desenvolver um projecto inteiramente dedicado a si!

Angola'in à venda em Portugal e Angola

Angola'in à venda em Portugal e Angola
A 1ª edição 2012 da Angola'in é pura sedução! Disponível em Angola e Portugal, a revista marca o seu regresso ao bom estilo das divas: com muito glamour e beleza. Uma aposta Comunicare que reserva grandes surpresas para os seus leitores

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Economia


Tecmaia e Banco Africano de Investimento assinam protocolo


O Banco Africano de Investimento Europa (BAIE) vai apoiar as empresas instaladas no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia (Tecmaia) na concretização de negócios em Angola, no âmbito de um protocolo hoje assinado entre as duas instituições.
Em declarações à agência Lusa, Tavares Moreira, do BAIE, afirmou que a iniciativa resulta da aposta daquele banco na zona Norte de Portugal e que se traduziu já, em Junho, na assinatura de um outro protocolo de colaboração com a Associação Industrial do Minho (AIMinho).
"O BAIE, que abriu em Maio um escritório no Porto, constatou que a zona Norte, do ponto de vista do relacionamento comercial com Angola, é a mais forte do país", disse.
No caso do Tecmaia, onde estão instaladas cerca de uma centena de empresas na área das tecnologias de ponta, Tavares Moreira disse haver "muito interesse" no envolvimento com o mercado angolano.
Por outro lado, acrescentou, "Angola é um mercado com muito apetite por novas tecnologias", o que poderá potenciar a concretização de negócios com as empresas portuguesas instaladas no Parque de Ciência da Maia.
"Acho que num prazo muitíssimo curto vamos ter negócios", sustentou, afirmando estarem em causa quer a exportação de bens e serviços para Angola, quer a realização de investimentos directos naquele país africano.
O presidente do conselho de administração do Tecmaia, Bragança Fernandes, referiu que o protocolo hoje assinado pretende dinamizar o intercâmbio com Angola, país actualmente muito atractivo para as empresas portuguesas e que já havia sido referenciado por várias das unidades instaladas naquele parque.
"Queremos aumentar o número de empresas presentes no Tecmaia e o protocolo vai ajudar", afirmou o também presidente da Câmara da Maia, apontando como objectivo a duplicação da actual centena de unidades instaladas no parque e o aumento dos actuais 2.000 para 10.000 do total de empregos ali criados.
No âmbito da segunda fase de desenvolvimento do Tecmaia, actualmente em curso, Bragança Fernandes disse estar já assegurada a instalação no parque do centro de negócios da Adidas, do centro de investigação da Infineon (que actualmente está nas instalações da Qimonda de Vila do Conde) e do Pólo de Competitividade da Saúde (Health Cluster).
Nos termos do protocolo hoje assinado, o Tecmaia passará a informar o BAIE do interesse das suas empresas em desenvolver negócios em Angola, sendo estas informações utilizadas pelo banco com o objectivo de oferecer aos empresários "as melhores condições financeiras para a realização de transacções com Angola, sejam de investimento ou simplesmente comerciais".
Ao BAIE caberá ainda informar regularmente a Tecmaia sobre o "desempenho e perspectivas da economia angolana".
O BAIE é a filial em Portugal do Banco Africano de Investimentos (BAI), que está presente em Angola e Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário